O setor supermercadista brasileiro está diante de um ponto de inflexão. Em um cenário global cada vez mais dinâmico, incerto e competitivo, cabe a nós liderarmos a construção de um novo caminho. A ABRAS'25 food retail future é o encontro do setor no qual o futuro é antecipado, estudado e compartilhado com profundidade.
Este ano, a programação mergulha no conceito de Share of Life — amplie a participação na vida do consumidor. Reunimos grandes nomes do pensamento estratégico global, para compartilhar conhecimento, experiências e visões de futuro e estratégia com o varejo alimentar.
Abrimos com a palestra do especialista número um do varejo alimentar global da McKinsey & Co., o americano Tom Kilroy, sócio-líder global de Varejo Alimentar da McKinsey & Company. Ele irá apresentar a importância estratégica do Share of Life para o varejo alimentar. Um conteúdo exclusivo, que ajudará nossos empresários a compreenderem como crescimento, margens e perenidade estão diretamente conectados a essa visão ampliada da relação com o consumidor.
Na sequência, Domenico Tremaroli Filho, diretor de Atendimento ao Varejo da Nielsen IQ Brasil, traz insights sobre como a indústria e os marketplaces têm utilizado inteligência de dados para fidelizar clientes e ocupar mais espaço em suas rotinas. O painel será enriquecido por Magali Aquino, head comercial de Supermercados do Mercado Livre Brasil, e Gustavo Bruno, CEO da Mars Pet Brasil, demonstrando como a jornada do consumidor pode se transformar em vantagem competitiva real.
Daremos voz ao consumidor com base em dados concretos e práticos de mercado. A sócia-líder da PwC Brasil, Luciana Medeiros, apresenta um estudo global sobre a percepção dos consumidores, com um olhar especial para o perfil brasileiro. Em seguida, conversa com Frederico Trajano, CEO da Magalu, sobre como o marketplace tem sido um catalisador da presença das marcas na vida dos consumidores.
Direto de Paris, o palco da ABRAS'25 recebe Marc-André Kamel, sócio e líder global de Varejo da Bain & Company. Com exclusividade, ele apresenta as seis grandes disrupções que vão redefinir o varejo alimentar na próxima década, apontando os caminhos para que nossas empresas ampliem sua relevância e capacidade de transformação nos próximos anos.
A transformação digital também terá seu momento de destaque. Ari Kertesz, vice-presidente de Consultoria Executiva de Reinvenção e diretor-geral sênior da Accenture, debaterá com Marcello De Zagottis, COO da RD Saúde, sobre como a inteligência artificial vem se consolidando como uma alavanca de performance e geração de valor, transformando dados em ouro para as empresas que sabem utilizá-la com propósito.
A iminente reforma tributária também entra em pauta, com um painel conduzido pelos sócios-líderes da KPMG, Fernando Gambôa, sócio-líder de Consumo e Varejo da KPMG no Brasil e na América do Sul, e Maria Isabel Ferreira, sócia-líder de Impostos Indiretos da KPMG no Brasil, ao lado de Bruna Lovison do Prado, head fiscal da Johnson & Johnson Brasil. Juntos, debaterão o redesenho da oferta e demanda e o novo mapa logístico da cadeia de abastecimento brasileira, com foco no impacto real sobre o custo dos produtos, localização de fábricas e rotas logísticas.
Um tema atual ganha espaço: a busca por uma vida mais saudável. Com Cristiane Amaral, sócia-líder Ampat de Produtos de Consumo, Saúde, Agro e Varejo da EY, Alberto Raich, vice-presidente e gerente geral da Kellanova Brasil, e Priscilla Mattar, vice-presidente da área médica da Novo Nordisk, fabricante do Ozempic, o debate propõe como este comportamento do consumidor está influenciando as escolhas alimentares, e como o varejo precisa se adaptar a esse novo padrão de consumo.
Um tema atual ganha espaço: a busca por uma vida mais saudável. Com Cristiane Amaral, sócia-líder Ampat de Produtos de Consumo, Saúde, Agro e Varejo da EY, Alberto Raich, vice-presidente e gerente geral da Kellanova Brasil, e Priscilla Mattar, vice-presidente da área médica da Novo Nordisk, fabricante do Ozempic, o debate propõe como este comportamento do consumidor está influenciando as escolhas alimentares, e como o varejo precisa se adaptar a esse novo padrão de consumo.
Em seguida, o palco recebe Chris Biggs, líder global de Transformação Digital de Varejo e diretor geral e sócio sênior do BCG - Boston Consulting Group, em uma conversa especial com Guilherme Loureiro, CEO Regional do Walmart na América Latina. Eles apresentam o maior caso de sucesso de Share of Life do mundo, revelando como o Walmart reinventou sua relação com os consumidores.
Esta edição da ABRAS'25 food retail future é um roteiro de transformação para o nosso setor. Realizamos a curadoria de cada conteúdo com rigor e paixão, pensando no que realmente importa para os líderes do varejo alimentar brasileiro. Esperamos você de 21 a 24 de setembro, no Royal Palm Plaza Resort, em Campinas (SP) para, juntos, desenharmos os próximos passos do nosso futuro, nos vemos lá!
João Galassi
Presidente da ABRAS
Atualizado em Agosto de 2025