O jantar ABRAS em Nova York já é tradição em nossas agendas, assim como participar do maior encontro do varejo mundial, a NRF: 2025 Retail’s Big Show. Este ano, inspirados pelo clima de inovação da NRF, trouxemos uma novidade: a presença do comediante e apresentador Danilo Gentili. E o resultado foi uma noite encantadora, na qual recebemos parceiros e todos aqueles que compartilham conosco a fascinante jornada do varejo alimentar. Começamos 2025 com força, vigor e dinamismo como sempre, e, sem dúvida, com muito sucesso.
Para aqueles que não puderam estar presentes, realizamos a aterrissagem do conteúdo abordado no evento nos Estados Unidos por meio do nosso Pós-NRF'25 ABRAS, no Teatro B32, em São Paulo. Com casa lotada, foi possível explorar os temas mais relevantes para o varejo alimentar brasileiro, para o consumidor e para a economia nacional. Essas análises profundas e discussões práticas fortalecem nossos negócios e a forma como melhoramos a experiência dos consumidores por meio de conexões, troca de ideias e inspirações.
Em março, nossa agenda será movimentada, e conto com a participação ativa de todo o setor supermercadista. Destaco a cerimônia de Posse em Brasília, que terá a presença das associações estaduais, autoridades e a diretoria da ABRAS, marcando o início do triênio 2025-2027.
Ainda em março, daremos continuidade ao ABRAS em Ação nas Estaduais, começando pelo Amazonas, no dia 18, em parceria com a Amase, e seguindo para a Paraíba, no dia 27, com a ASPB. Convido todos os supermercadistas locais para que compareçam: são oportunidades incríveis de aprendizado e networking no varejo alimentar.
Aproveito para convidar todos os colegas supermercadistas a participar de duas grandes pesquisas conduzidas pelo Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS – a 48ª edição do Ranking ABRAS, que realiza um levantamento detalhado e essencial sobre o varejo alimentar brasileiro, e a 25ª Pesquisa de Eficiência Operacional, que mapeia desafios e fornece dados estratégicos para o setor. Esses estudos são fundamentais para fortalecer o segmento, aprimorar nossos negócios e tornar nossas decisões ainda mais assertivas.
Seguimos avançando em pautas fundamentais para o setor e para os consumidores, como a venda de remédios que não precisam de receita nos supermercados. Nosso objetivo é ampliar o acesso da população a medicamentos essenciais, garantindo mais conveniência para os consumidores e preços competitivos. Em países desenvolvidos, a venda de remédios sem prescrição nos supermercados já é uma realidade consolidada há muitos anos. O Brasil precisa progredir!
Outra pauta que apresentamos ao governo federal envolve a modernização do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). As propostas da ABRAS para o PAT visam eliminar distorções, ampliar a concorrência e acabar com taxas abusivas que atualmente impactam diretamente os preços dos alimentos, prejudicando os consumidores e os comerciantes do varejo alimentar. Temos muito a fazer, juntos, neste 2025.
Vamos em frente!
João Galassi
Presidente da ABRAS
Atualizado em Fevereiro de 2025