Estamos nos aproximando de um dos momentos mais esperados do nosso setor: a ABRAS’25 food retail future, que acontecerá de 21 a 24 de setembro, no Royal Palm Resort, em Campinas (SP). E, para esta edição, escolhemos um tema que traduz o papel do varejo na vida das pessoas: Share of Life - Amplie a participação na vida do consumidor
A principal proposta deste encontro é trazer uma visão de futuro e estratégica para o varejo alimentar brasileiro. Na prática, é fazer com que esse conteúdo seja levado para a mesa de decisões do empresário supermercadista.
O mais importante encontro de empresários do varejo alimentar do Brasil se baseia nos aspectos empresariais, mercadológicos, concorrenciais, econômicos e políticos. Ele busca responder às perguntas-chave sobre as incertezas do ambiente externo das empresas e do ecossistema que envolve o setor. Em resumo, esses questionamentos se voltam para questões relativas à competitividade do varejo alimentar no Brasil e no mundo, bem conhecer cases de sucesso nacionais e internacionais, além de fatores críticos de sucesso e diretrizes estratégicas para o futuro do setor.
Ao reposicionarmos a tradicional Convenção ABRAS em ABRAS food retail future, reforçamos e ampliamos o protagonismo do evento. E, assim, redirecionamos o foco no sentido de apresentar conteúdo estratégico de alto valor, sugerindo que as companhias se tornem mais orientadas ao consumidor (customer driven) fortalecendo a fronteira da relação das nossas empresas com a sua finalidade-fim: abastecer a população brasileira.
É importante relembrar essa evolução, fazendo uma retrospectiva das edições dos últimos quatro anos, já como ABRAS food retail future, em que trouxemos os seguintes temas: Coopetição (2021), apresentando a colaboração entre as empresas do setor para se modernizarem e serem perenes; A Nova Economia Supermercadista (2022), em que exploramos os novos fluxos de receita e lucros a partir das atividades adjacentes ao negócio principal; Singularidade (2023), com propostas únicas aos consumidores, independentemente dos formatos de canal; The Consumer Life Challenge (2024), como a função do marketing pode decifrar os desejos dos consumidores ao oferecer produtos e serviços que melhorem suas vidas.
E, para este ano, num cenário no qual 90% dos produtos adquiridos pelos consumidores em nossas lojas são equivalentes ou semelhantes, chegamos à conclusão de que o produto, na verdade, é a experiência. Ou seja, como transformar a experiência em lucro e em maior participação na vida dos consumidores? Esse é o conceito de Share of Life, tema central da nossa próxima edição.
As atividades adjacentes ao core business, muitas vezes inexploradas, emergem como uma força adicional à potência do setor, especialmente em momentos que exigem monetização por meio de um portfólio de atividades, produtos e serviços aos nossos clientes, facilitando sua vida cotidiana e ampliando nossa participação na vida dos consumidores.
Convido você a fazer parte dessa nova jornada. A pensar o varejo como parte da vida. A discutir estratégias que fazem da experiência um ativo. E a descobrir como ampliar, de verdade, o seu Share of Life.
Espero todos vocês na ABRAS’25 food retail future!
João Galassi
Presidente da ABRAS
Atualizado em Julho de 2025