Unecs: Planejamento estratégico é pauta de encontro de presidentes

Leia em 2min 10s

Os presidentes das instituições que compõem a União Nacional das Entidades do Comércio e Serviços (Unecs) estiveram reunidos na quarta-feira (16), em Brasília, para dar continuidade à construção do planejamento estratégico da entidade para 2017 e 2018.

 

Construir o protagonismo da entidade para um Brasil novo é um dos principais pontos do documento, que deve ser definitivamente consolidado na próxima reunião, prevista para o fim de setembro.

 

Para Honório Pinheiro, presidente da Unecs e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), é preciso que o documento seja consolidado com rapidez,  já que “quem está de fora nos vê como uma união de força e representatividade”.

 

“Hoje avançamos mais nas discussões do nosso planejamento estratégico. Queremos concentrar nossas atividades nos pleitos comuns das sete entidades e unirmos força para vivermos naquilo que denominamos como um novo Brasil”, declarou George Pinheiro, presidente da CACB.

 

Supermercados como atividade essencial

 

Os supermercados foram reconhecidos como atividade essencial da economia, por decreto assinado pelo presidente da República, Michel Temer, em cerimônia realizada na manhã de ontem  (16), no Palácio do Planalto, que contou com a presença de mais de 400 empresários supermercadistas de diversas regiões do País, políticos e líderes de entidades de classe dos setores de comércio e serviços.

 

Com o novo status, que atualiza uma legislação da década de 1940, o setor passa a ter instrumentos jurídicos para negociar a abertura dos estabelecimentos aos domingos e feriados em todo o Brasil.

 

Para o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Sanzovo Neto, o decreto está fazendo justiça ao setor supermercadista. “Nosso setor sempre foi essencial, desde a sua origem, com os pequenos mercados, armazéns, e as vendas de secos e molhados. Desde o seu surgimento no País, em 1953, os supermercados passaram por grandes transformações, mas a legislação não acompanhou nossa evolução. Agora, finalmente, seremos legalmente reconhecidos como atividade essencial que somos.”

 

João Sanzovo ressaltou ainda que a comemoração é também dos brasileiros. “Antes tínhamos muitos obstáculos para satisfazer a demanda dos consumidores que precisavam se abastecer nos feriados e aos domingos em diversos lugares do País. No Brasil, todos os dias passam por nossas lojas cerca de 27,7 milhões de pessoas, por isso, essa conquista é também de toda a população.”

 

A legislação que reconhece as atividades essenciais da economia brasileira, o decreto nº 27.048, de 1949, não menciona os supermercados em seu anexo, porque ainda não eram existentes no país, apenas pequenos mercados, peixarias e padarias, que constam no decreto. Por não estarem inseridos entre as atividades consideradas essenciais, eram necessárias

 

*Com informações da Abras

 

Fonte: CACB - Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

 

 


Veja também

ABRAS participa de abertura do 29º Congresso Nacional Abrasel

Presidentes que compõem a UNECS Abertura do 29º Congresso Nacional Abrasel  O presidente da A...

Veja mais
UNECS se reúne em Brasília para planejar ações para os próximos anos

          Reunião da UNECS, em Brasília      &...

Veja mais
ABRAS participa de cerimônia de sanção da reforma trabalhista

  (da esq. p/ dir.) Mário Habka, Paulo Pompilio, deputado Rogério Marinho (PSDB-RN) e Alexa...

Veja mais
UNECS: Mensagem à Câmara dos Deputados

...

Veja mais
Nota conjunta UNECS - Sanção da modernização trabalhista

A aprovação do texto-base do projeto da reforma trabalhista, na noite de terça-feira (11), no Plen&...

Veja mais
ABRAS comemora a aprovação da reforma trabalhista

    A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) comemora a aprovaçã...

Veja mais
UNECS participa de reunião com o senador Eunício Oliveira

 (esq.p/dir.) Eunício Oliveira (senador), Nabil Sahyoun (ALSHOP), Paulo Solmucci (Abrase...

Veja mais
ABRAS participa de sanção da lei que permite diferenciação de preços

(esq.p/dir.) Nabil Sahyoun (ALSHOP), Paulo Solmucci (Abrasel), Fernando Yamada (ABRAS), Honór...

Veja mais
ABRAS participa da abertura do Encontro Nacional Abrasel

   O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Sanzovo Neto...

Veja mais