UNECS se reúne em Brasília para planejar ações para os próximos anos

Leia em 4min

      
     Reunião da UNECS, em Brasília  
   
     

    UNECS e Sebrae com o assessor da presidência da República

 

 

Construir o protagonismo da entidade para um Brasil novo, ampliar a representatividade alinhada com os interesses do setor e fortalecer a sustentabilidade financeira: esses foram alguns pontos destacados na reunião para a construção do planejamento estratégico 2017-2018 da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS), realizada nesta quarta-feira (26), em Brasília.

 

O evento reuniu os presidentes que compõem a UNECS. Da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), participaram o vice-presidente do Conselho Consultivo, José Humberto Pires de Araújo, representando o presidente da entidade nacional, João Sanzovo Neto, e o diretor de Relações Institucionais, Alexandre Seabra.


Para o coordenador da UNECS e presidente da CNDL, Honório Pinheiro, já era tempo de estabelecer uma linha de ação bem fundamentada nas principais demandas do setor. "Queremos sair desse encontro com um norte para fazer um Brasil novo. Um País que reconheça as atividades de um setor que produz, emprega e arrecada impostos. Sabemos dos desafios que vivemos, mas que também que é possível realizar", destacou Pinheiro.

 

A formatação do planejamento estratégico da UNECS, que contou com a consultoria da Fundação Dom Cabral (FDC), permitirá a definição da missão, visão e valores, além das ações estratégicas de cada área como financeiro, administrativo, comunicação e secretaria.

 

Segundo o professor da Fundação Dom Cabral, Valdemar Barros, é preciso que a UNECS realize o exercício do pensamento estratégico permitindo que todos trabalhem em função de um direcionamento claro e que possibilite prosseguir com pautas de interesses comuns e específicos, relevantes das associações. "Sem dúvida esse é o grande benefício de discussões como essas que permitam que todos possam usufruir de um momento de alinhamento, coesão e clarificação de projetos estruturadores que contribuirão para um Brasil novo", avaliou o professor.


Para o presidente da ABAD, Emerson Destro, a construção da ferramenta de gestão é de fundamental importância. "Vamos construir juntos o modus operandi da atuação da UNECS, que já vinha trabalhando de forma unificada. O planejamento estratégico visa termos uma única voz e uma única forma de atuação", destacou Destro.


Já o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, considera que a elaboração de um planejamento estratégico possibilita um alinhamento mais concreto das entidades, que também têm suas singularidades. "O alinhamento estratégico é um dos pontos cruciais para o sucesso de uma entidade, principalmente no caso da UNECS que reúne sete instituições representantes de setores que, embora correlatos por serem ligados ao setor de comércio e serviços, têm suas peculiaridades e desafios próprios", ressaltou Solmucci.


De acordo com o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun, o encontro representa um marco inicial de um trabalho fundamental para as próximas ações da UNECS. "A Alshop entende que o planejamento estratégico é fundamental para que a gente tenha ações coordenadas também junto com a frente parlamentar, no sentido de agilizar o processo e contribuir cada vez mais para a retomada do crescimento no país", pontuou Sahyoun.
Na visão do presidente da CACB, George Pinheiro, as ações futuras ganham clareza com o planejamento. "Estamos no momento exato de iniciarmos um trabalho de ponta e estratégico para que nós possamos pensar a UNECS do amanhã", concluiu.


Representando o presidente da ANAMACO, Cláudio Conz, o presidente do Conselho Diretor e Deliberativo da instituição, Marcos Gabriel Atchabahian, relembrou os objetivos fundamentais da UNECS. "Há quase três anos atrás, sete entidades resolveram se unir em torno de objetivos comuns, unindo forças para buscar maior espaço e protagonismo. Dentre outras conquistas, conseguimos implantar a modernização trabalhista, o que nos motiva cada vez mais, a continuarmos pensando nas ações para o futuro".

 

Já o presidente do Conselho Consultivo da ABRAS, José Humberto Pires de Araújo, reforçou que a UNECS nasceu de uma necessidade comum reconhecida pelas entidades do comércio e serviços. "Esta convergência de interesses nos levou aonde estamos hoje: um dia dedicado a discussão, criação e encontro de convergências de temas comuns para que seja criado o planejamento estratégico da entidade. Precisamos continuar fortes e unidos para que seja perene o trabalho da UNECS", reforçou


Está previsto para o dia 16 de agosto mais um encontro com o objetivo de dar continuidade ao trabalho de estruturação do planejamento estratégico.


Reunião governo

Hoje (26) também aconteceu em Brasília, reunião dos presidentes que fazem parte da UNECS e representantes do Sebrae Nacional com o assessor da presidência da República, Gastão Alves de Toledo. Entre os assuntos debatidos estavam o aumento da carga tributária e a atuação do setor de comércio e serviços. A ABRAS foi representanda na reunião pelo vice-presidente do Conselho Consultivo, José Humberto Píres de Araújo, e pelo diretor de Relações Institucionais, Alexandre Seabra.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da CNDL/ABRAS

 


Veja também

ABRAS participa de cerimônia de sanção da reforma trabalhista

  (da esq. p/ dir.) Mário Habka, Paulo Pompilio, deputado Rogério Marinho (PSDB-RN) e Alexa...

Veja mais
UNECS: Mensagem à Câmara dos Deputados

...

Veja mais
Nota conjunta UNECS - Sanção da modernização trabalhista

A aprovação do texto-base do projeto da reforma trabalhista, na noite de terça-feira (11), no Plen&...

Veja mais
ABRAS comemora a aprovação da reforma trabalhista

    A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) comemora a aprovaçã...

Veja mais
UNECS participa de reunião com o senador Eunício Oliveira

 (esq.p/dir.) Eunício Oliveira (senador), Nabil Sahyoun (ALSHOP), Paulo Solmucci (Abrase...

Veja mais
ABRAS participa de sanção da lei que permite diferenciação de preços

(esq.p/dir.) Nabil Sahyoun (ALSHOP), Paulo Solmucci (Abrasel), Fernando Yamada (ABRAS), Honór...

Veja mais
ABRAS participa da abertura do Encontro Nacional Abrasel

   O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Sanzovo Neto...

Veja mais
Setor de comércio e serviços se manifesta sobre cenário político e econômico

   A União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS), grupo formado por s...

Veja mais
Honório Pinheiro assume comando da UNECS

  Nesta terça-feira (30),  o presidente do Conselho Consultivo da Associação Brasile...

Veja mais