Líderes da UNECS participam de simpósio da Alshop

Leia em 3min 20s

Líderes da União Nacional das Entidades de Comércio e Serviços (UNECS) participaram do 2º Simpósio Nacional de Varejo e Shopping, que aconteceu, em Punta del Este, no Uruguai, de 30 de março a 2 de abril. Organizado pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), o evento reuniu 250 empresários do varejo, empreendedores de shopping e autoridades em discussões sobre temas recorrentes no setor. A Associação Brasileira de Supermercdados (ABRAS) foi representada pelo diretor de Relações Institucionais, Alexandre Seabra.


O presidente da entidade, Nabil Sahyoun, abriu o evento falando sobre o seu otimismo com as conquistas do governo Michel Temer - entre elas, a aprovação da PEC 55, da Lei das Gorjetas e da Terceirização. Pediu o apoio de todos à manutenção da Operação Lava Jato e, também, pressão por parte do empresariado para a aprovação das reformas que estão tramitando no Congresso.


Tributos: reforma necessária
O primeiro painel na sexta-feira (31) discutiu os tributos - especialmente o ICMS - e seus impactos no Varejo. Ao deputado Luiz Carlos Hauly, relator da Reforma Tributária, juntou-se a tributarista Raquel do Amaral; o presidente da CACB, George Pinheiro e o fundador da Petz, Sergio Zimerman.

Hauly comparou o excesso de tributos e taxas à gordura trans e ao colesterol, dois males que precisam ser "cortados da dieta" para manter a saúde - não só das empresas, como da própria economia brasileira. Raquel afirmou que a proposta de Reforma "é a ideal, o sonho de cada tributarista", disse. Ela alertou, ainda, para outros custos além da alta carga tributária, como o custo do arrecadar e a da extensa cadeia de decisões acessórias. Afirmou também que a reforma deve ser aprovada ainda nesse ano.


Modernização Trabalhista
Em almoço-debate sobre a Reforma Trabalhista no mesmo dia estiveram reunidos representantes do Governo, das Centrais Sindicais e do empresariado. Os presentes destacaram a importância do setor varejista para a geração de empregos no Brasil e a lamentaram fato de a CLT ser antiga e totalmente voltada para a produção industrial. O presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, pediu ao relator do projeto, Deputado Rogério Marinho, a inclusão do trabalho intermitente na reforma, a qual o Deputado prefere chamar de flexibilização. "A regulamentação da jornada intermitente pode levar a criação de dois milhões de vagas", afirmou Solmucci.


Marinho reiterou que não haverá prejuízos para os trabalhadores, já que todos os direitos continuarão assegurados. "Nosso compromisso não é com a classe empresarial e, sim, com o país e com o desenvolvimento do Brasil. Mas quem gera emprego é o empresariado e, para que haja condições de gerar empregos é necessário que façamos a nossa parte", pontuou.


Terceirização
No sábado, dia 1º, o simpósio teve início com um debate sobre a modernização trabalhista. O Ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, juntou-se ao presidente da ANAMACO, Claudio Conz, e o da ABAD, Emerson Destro, para repercutir a recém aprovada lei da Terceirização. Também ouviu dos dois o pedido para avaliar a aprovação da Jornada de Trabalho Intermitente, pleito que a UNECS - União Nacional das Entidades de Comércio e Serviços - defende desde a sua formação. "A regulamentação da jornada intermitente é muito importante para o setor de comércio e serviços", reiterou Destro.

O ministro disse que essa questão ainda não é um consenso, por isso é necessário estabelecer conversações a respeito - e, nesse sentido, a realização do Simpósio é um passo em direção ao diálogo.


Em relação à terceirização, o ministro afirmou que trata-se de um fenômeno global e uma realidade no Brasil. "Temos 12 milhões de trabalhadores nessa modalidade de contrato, inclusive o poder público contrata empresas terceirizadas." A regulamentação da terceirização, disse o ministro, vem justamente na direção de um marco regulatório que dê proteção ao trabalhador. De acordo com Nogueira, o ministério vai agir para evitar a informalidade e a "pejotização" dos trabalhadores


Mais informações sobre o simpósio podem ser obtidas no site da Alshop. Clique aqui para acessar.



Fonte: Assessoria de Comunicação da ALSHOP/ABAD

 


Veja também

UNECS inaugura sede própria em Brasília

  Inauguração do Instituto UNECS em Brasília       Os presi...

Veja mais
ABRAS participa de café da manhã promovido pela CNS com o ministro Marcos Pereira

  Café da manhã com o ministro Marcos Pereira, em São Paulo O presidente da Associa&ccedi...

Veja mais
Terceirização é aprovada sem restrições nas empresas

Substitutivo do Senado ao Projeto de Lei 4302/98 foi aprovado na noite de ontem (22/3), pelo Plenário da Câ...

Veja mais
Frente CSE e UNECS debatem reformas trabalhista e previdenciária

      A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreende...

Veja mais
Honório Pinheiro:"Reforma tributária: nossa maior prioridade"

 A alta carga tributária brasileira representa um grande entrave para o desenvolvimento e o crescimento do s...

Veja mais
Membros da UNECS se reúnem amanhã em Brasília

Amanhã (15/3), a partir das 8 horas, os empresários que compõem a União Nacional das Entidad...

Veja mais
Presidente da ABRAS participa de jantar com o ministro do MDIC e membros da UNECS

   O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Sanzovo Neto...

Veja mais
Frente Parlamentar CSE debate projetos para o setor de comércio e serviços

         A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Servi&cce...

Veja mais
Diante das dificuldades, varejo se une para pressionar governo

Reação à crise. As associações querem uma agenda positiva que inclua pontos como apro...

Veja mais