Presidente da ABRAS participa de jantar com o ministro do MDIC e membros da UNECS

Leia em 4min 10s

 
   
O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Sanzovo Neto, participou de jantar promovido pelo presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (ALSHOP), Nabil Sahyoun, no dia 6/3, que contou com a presença do Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Pereira, e um seleto grupo de empresários varejistas. Na pauta estava a necessidade de acelerar as reformas da Previdência e a Trabalhista, de forma a alavancar a retomada do crescimento econômico.

 

Nabil introduziu a apresentação do discurso, relembrando que o setor varejista - e o Brasil, como um todo - enfrentou momentos turbulentos, especialmente em 2016. E ressaltou que o empresariado é um dos principais responsáveis por capitanear as mudanças necessárias. "A União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS) representa setores com faturamento superior a R$ 1 trilhão. Não podemos ficar parados: precisamos manter o diálogo direto com o governo para contribuirmos nessa transformação", disse.

Em seguida, entregou ao ministro um documento com alguns pleitos do varejo - entre eles, o pedido urgente de desburocratização e financiamento do BNDES com condições razoáveis, de forma a aumentar a competitividade das empresas brasileiras.

 

União e colaboração
Marcos Pereira reiteirou que o atual governo assumiu o país em uma situação difícil, e que a retomada do crescimento passa por medidas extremas. "O Brasil tem de tudo para avançar, mas precisa de uma agenda de reformas", ponderou. O Ministro ressaltou que o presidente Michel Temer está aberto ao diálogo e às reformas, porém "ele e todo o governo precisam que os empresários demonstrem apoio às medidas já tomadas e àquelas que precisam ser implantadas", pontuou.


"A importância dessa reunião é ter um diálogo franco com os representantes do segmento, e poder apresentar, mesmo que em resumo, as medidas que o governo - e, em especial, o MDIC - tem tomado em prol do varejo como um todo. A expectativa é animar todos vocês, pois esse é um momento de animar os investidores, os empresários e o setor produtivo, para que eles possam voltar a acreditar no Brasil e gerar empregos, que é nosso grande desafio", destacou o ministro.


A reforma da previdência e a modernização das leis trabalhistas surgiram como as principais metas da gestão de Pereira. Ele afirmou que o MDIC pretende "melhorar o de negócios por meio das desburocratização" e que já traçaram 47 medidas para obter esse resultado. E divulgou: o Governo Federal selecionou 15 dessas medidas para um programa mais amplo e geral de desburocratização. "Para quem pegou o Brasil numa situação extremamente delicada, em desconforto, os sinais desse ano - como a inflação no centro da meta - mostram que já há perspectiva de crescimento para o primeiro semestre. O mercado é que sente e diz isso", finalizou.

 

UNECS e as reformas
Os presentes foram bastante receptivos ao discurso de Pereira, inclusive os membros da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS), que já tem uma pauta extensa de pleitos e reivindicações junto ao MDIC. O presidente da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (ABAD), Emerson Destro, lembrou que "ao longo do ano que passou, construímos um pleito bem extenso, há diversas pautas nas quais contamos com a colaboração do Ministro, especialmente para destravar essa máquina brasileira - para darmos mais agilidade e tratarmos da desburocratização, entre muitos outros temas. Temos que trabalhar juntos para melhorar o nosso dia a dia".


Outros reforçaram aquela que julgam a mudança mais necessária: "O trabalho intermitente é uma das nossas pautas mais importantes. A busca dessa flexibilização com jornada móvel irá resolver um grande problema do setor com a mão de obra e criará milhões de empregos. A modernização das leis trabalhistas e tributárias, tudo o que vier na simplificação do Estado será bem vindo", declarou o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Sanzovo.
Paulo Solmucci, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), fez coro: "Estamos muito empenhados em apoiar o Governo na Reforma Trabalhista e na Reforma Previdenciária. O Ministro já declarou, publicamente, que é a favor dessa mudança. Então, vamos trabalhar junto com ele para articular no Congresso a aprovação dessa medida e que, posteriormente, o Presidente possa sancioná-la".


O presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), George Pinheiro, ressaltou a importância de realizar esse tipo de evento, de caráter mais informal. "Esse jantar é importante, primeiro, porque demonstra a união das nossas Entidades. Essa união promove esse tipo de evento - que, mesmo sendo um evento social, tem muito prestígio. Já tivemos outros encontros com Ministros e Secretários, porém fazer um encontro com o Ministro da Indústria e Comércio em reservado é importante para as nossas Entidades até para que possamos mostrar aos nossos associados essa união de interesses econômicos que tratam da atividade no Brasil", resumiu.


 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da ALSHOP/ABRAS

 


Veja também

Frente Parlamentar CSE debate projetos para o setor de comércio e serviços

         A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Servi&cce...

Veja mais
Diante das dificuldades, varejo se une para pressionar governo

Reação à crise. As associações querem uma agenda positiva que inclua pontos como apro...

Veja mais
Mudanças em cartões são vistas com ceticismo

Defendidas pelo varejo, as mudanças nos cartões de crédito e meios de pagamentos anunciadas como pa...

Veja mais
ABRAS participa de painel político-econômico da ABAD

          Empresários da cadeia de abastecimento se reuniram ho...

Veja mais
Um novo ciclo

Nesse período, esforçamo-nos para desenvolver o papel institucional da ABAD, aproximando a entidade do Con...

Veja mais
UNECS entra com representação contra banco

 Abrasel é uma das sete instituições que entrou com ação que questiona a vertica...

Veja mais
UNECS mira expansão para os próximos anos

UNECS - Composta, atualmente, por sete associações, a União Nacional de Entidades do Comérci...

Veja mais
Unecs mira expansão para os próximos anos

*Roberto Nunes     Composta, atualmente, por sete associações, a União Nacional de E...

Veja mais
Instituto UNECS é criado para defender setor de comércio e serviços

A UNECS é formada por sete das maiores instituições brasileiras representativas da área do c...

Veja mais