Honório Pinheiro:"Reforma tributária: nossa maior prioridade"

Leia em 2min 20s

 

A alta carga tributária brasileira representa um grande entrave para o desenvolvimento e o crescimento do setor produtivo no País. Além de gerar falta de incentivo à produção, configura-se também em um peso para os consumidores, o que provoca um desestímulo ao consumo. Esse complexo sistema tributário que arrecada aproximadamente 35% do PIB nacional é uma grande preocupação para empresários brasileiros e um dos principais pleitos da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs), grupo formado por sete das maiores entidades representativas do setor de comércio e serviços do Brasil: Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Confederação Nacional de Dirigentes e Lojistas (CNDL) e Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).

 

Hoje, a carga tributária inibe o crescimento, já que o empreendedor acaba deixando de investir, empregar e prosperar seu negócio ao pagar tributos extremamente onerosos. Por isso, é indispensável uma atualização do sistema tributário para que as empresas possam enfrentar os desafios de uma competição cada vez mais acirrada. Pesquisa recente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostrou que oito em cada dez empresários brasileiros dos setores de varejo e serviços (83%) consideram importante ou muito importante a reforma tributária.

 

O levantamento aponta ainda que, para 77% dos entrevistados, a iniciativa melhoraria de alguma maneira a economia do País. Para 60%, a geração de empregos seria um dos principais resultados positivos. O aumento da capacidade de investimentos dos negócios foi citado por 41% dos entrevistados, enquanto para 38% seria um incentivo na criação de novos negócios. Outro ponto importante do estudo indica que 65% dos empresários avaliam o sistema atual como ruim ou muito ruim. A pesquisa só comprova a realidade vivenciada pelo setor de comércio e serviços que, em função da pesada carga de impostos, amarga falta de estimulo à produção e ao consumo, reduz a geração de empregos e eleva os custos das empresas. Além de todas essas consequências, a burocracia do sistema, que traz consigo uma grande quantidade de taxas, leis e normas, faz com que haja necessidade da contratação de especialistas para orientar as empresas. São muitos indícios que apontam para a urgência da reforma tributária no Brasil. Em tempos de crise, a necessidade por mudanças que ajudem a retomada do crescimento do País se faz presente. A reforma deve ser discutida com o viés de reduzir e simplificar esse quadro atual para o consumidor e o setor produtivo.

 

 

 

Honório Pinheiro
presidente@cndl.org.br

Presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e diretor presidente do Pinheiro Supermercado

 

 Fonte:O Povo

 


Veja também

Membros da UNECS se reúnem amanhã em Brasília

Amanhã (15/3), a partir das 8 horas, os empresários que compõem a União Nacional das Entidad...

Veja mais
Presidente da ABRAS participa de jantar com o ministro do MDIC e membros da UNECS

   O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Sanzovo Neto...

Veja mais
Frente Parlamentar CSE debate projetos para o setor de comércio e serviços

         A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Servi&cce...

Veja mais
Diante das dificuldades, varejo se une para pressionar governo

Reação à crise. As associações querem uma agenda positiva que inclua pontos como apro...

Veja mais
Mudanças em cartões são vistas com ceticismo

Defendidas pelo varejo, as mudanças nos cartões de crédito e meios de pagamentos anunciadas como pa...

Veja mais
ABRAS participa de painel político-econômico da ABAD

          Empresários da cadeia de abastecimento se reuniram ho...

Veja mais
Um novo ciclo

Nesse período, esforçamo-nos para desenvolver o papel institucional da ABAD, aproximando a entidade do Con...

Veja mais
UNECS entra com representação contra banco

 Abrasel é uma das sete instituições que entrou com ação que questiona a vertica...

Veja mais
UNECS mira expansão para os próximos anos

UNECS - Composta, atualmente, por sete associações, a União Nacional de Entidades do Comérci...

Veja mais