ABRAS participa de painel político-econômico da ABAD

Leia em 3min 20s


 

 
 

 

 

 
   
   
Empresários da cadeia de abastecimento se reuniram hoje (28/11) no Encontro de Valor ABAD 2016, da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados, na sede da Fecomercio, em São Paulo. Durante o evento, que contou com a presença do presidente da ABRAS, Fernando Yamada, deputados e membros da União Nacional de Entidades de Comércio e Serviços (UNECS) participaram do painel político-econômico, que discutiu os novos rumos do país para os próximos anos.

 

 O presidente da ABAD, José do Egito Filho, destacou em seu discurso que o setor atacadista sofreu com a crise econômica, mas já começa a ver sinais de recuperação. "Os dois últimos anos foram extremamente desafiadores para a economia brasileira. Fazemos parte de um setor tradicionalmente resiliente nos momentos de dificuldade, mas o aumento do desemprego, a inflação alta e a dificuldade na condução política do País acabaram afetando nossas empresas. No ano passado faturamos R$ 218, 4 bilhões e registrou queda real de -6,8%, a primeira em mais de 10 anos. Já em 2016 nosso setor viu o faturamento registrar queda de -1,4%, ou seja, estamos reagindo e otimistas para o próximo ano", ressalta.

 

Além dos presidentes da ABAD e da ABRAS, o painel, mediado pelo economista, Ricardo Amorim, contou com as presenças do senador José Gonzaga Sobrinho (PSDB); do deputado federal Laércio Oliveira (Solidariedade); do deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviço e Empreendedorismo (Frente CSE), Rogério Marinho (PSDB); do presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), George Pinheiro, e do presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Honório Pinheiro.

 

Yamada, que é também coordenador da UNECS destacou durante o painel as demandas urgente do setor de comércio e serviços. "Nós da UNECS estamos lutando por meio da Frente CSE, que hoje é a segunda mais atuante do Congresso, por propostas muito importantes pra fazer nossos setores voltar a crescer e gerar mais empregos como: simplificação tributária, modernização da legislação trabalhista com a aprovação dos projetos de lei que estabelecem o trabalho intermitente e a terceirização, e o reconhecimento da atividade dos supermercados como essencial. Queremos um Brasil mais simples e mais moderno, e a vez do país melhorar já começou."

 

No painel, Ricardo Amorim se mostrou otimista e ressaltou que a crise no Brasil já está dando sinais de melhora. Dentre suas projeções, salientou que a queda nos juros e um poder político estável poderão auxiliar o país na retomada do crescimento. "Se não houver uma crise mundial pela frente, acredito que o Brasil verá a taxa de juros despencar e o consumo voltar a crescer. Hoje a Selic (taxa básica de juros) está em 14% ao ano, a média do mundo é de 0,1% anual, ou seja, a nossa é 140 vezes mais alta que a média mundial. E, se afastarmos a preocupação que ainda existe em relação à capacidade do governo de honrar seus compromissos, iremos atrair muitos investidores internacionais", destacou.


Nova diretoria

No encontro também foi apresentada aos presentes a nova diretoria da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (ABAD) para o biênio 2017/2018, a qual será presidida por Emerson Luiz Destro, da Destro Brasil Distribuidora Ltda.

Em seu discurso de posse, o novo presidente da ABAD, afirmou que a entidade continuará a trabalhar pela simplificação tributária, reforma trabalhista, solução dos problemas de infraestrutura e outros aspectos operacionais e fiscais que afetam o setor.  "A sinergia e a parceria entre todos os elos da cadeia de abastecimento do canal indireto é condição de sucesso para cada um de seus integrantes. Devemos permanecer unidos, pois unidos somos mais fortes", acrescentou.

 

Homenagem
Durante o Encontro de Valor ABAD 2016, o presidente das ABRAS, Fernando Yamada, foi homenageado pelo presidente José do Egito Filho, com troféu especial que simboliza a união e parceria, pelo trabalho à frente da entidade nacional de supermercados e pela iniciativa de criação da UNECS.

 



Redação Portal ABRAS


Veja também

Mudanças em cartões são vistas com ceticismo

Defendidas pelo varejo, as mudanças nos cartões de crédito e meios de pagamentos anunciadas como pa...

Veja mais
Um novo ciclo

Nesse período, esforçamo-nos para desenvolver o papel institucional da ABAD, aproximando a entidade do Con...

Veja mais
UNECS entra com representação contra banco

 Abrasel é uma das sete instituições que entrou com ação que questiona a vertica...

Veja mais
UNECS mira expansão para os próximos anos

UNECS - Composta, atualmente, por sete associações, a União Nacional de Entidades do Comérci...

Veja mais
Unecs mira expansão para os próximos anos

*Roberto Nunes     Composta, atualmente, por sete associações, a União Nacional de E...

Veja mais
Instituto UNECS é criado para defender setor de comércio e serviços

A UNECS é formada por sete das maiores instituições brasileiras representativas da área do c...

Veja mais
CACB Mil: UNECS quer mobilizar empresários de todo o País

Lideranças da União Nacional de Entidades do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (UNECS), ...

Veja mais
Instituto UNECS é criado para defender setor de comércio e serviços

   Representantes da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS) apro...

Veja mais
UNECS apoia ampliação de benefícios do Supersimples

A União Nacional das Entidades de Comércio e Serviços (UNECS), formada por sete das maiores institu...

Veja mais