ABAD participa de reunião com Ministro do Trabalho

Leia em 4min 40s

 

A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo – CSE defendeu a modernização da legislação trabalhista em encontro com o Ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, nesta terça-feira (5), em Brasília. Com a participação de mais de 50 deputados, além dos presidentes da UNECS – União Nacional das Entidades de Comércio e Serviços, o presidente de Frente CSE, o deputado federal Rogério Marinho, destacou a importância de retomar o diálogo para superar os obstáculos que travam o debate em relação às leis trabalhistas. O encontro foi motivado para debater três pleitos fundamentais para as entidades: encargos sobre folha de pagamento, deságio dos vouchers e trabalho intermitente. 


Para Marinho, a aprovação do projeto de lei do trabalho intermitente, que ainda está em tramitação no Congresso, é importante porque sinaliza a modernização da legislação trabalhista que já existe há quase 70 anos, quando o Brasil ainda era um país rural. “Uma série de atividades foram incorporadas à rotina do país nesse período. Há uma necessidade de modernização dessas leis”, afirma.


“A solução para superar os obstáculos é o diálogo. O maior problema é que há posições ideológicas e dogmas que são colocados como se a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) fosse uma vaca sagrada. O mundo e as relações de trabalho mudaram. A proposta não é fragilizar, nem precarizar o emprego. A ideia é permitir o maior índice de empregabilidade.”


Confiante de que o caminho do avanço nessa área se faz com o diálogo, o ministro Ronaldo Nogueira afirmou que o grande desafio do ministério é oferecer uma legislação segura, fazendo prevalecer o contrato de trabalho. “Tanto o trabalhador quanto o empregador querem a segurança jurídica. O desafio do ministério é organizar esse diálogo, tendo a participação de todos os lados, inclusive do trabalhador, na modernização da legislação trabalhista”, afirma.


O ministro elogiou a iniciativa do deputado Rogério Marinho de reunir os parlamentares e ficou impressionado com a representatividade da Frente, que tem o apoio das entidades empresariais. “Quando há disposição para o diálogo, todos ganham”, concluiu.


UNECS

O presidente da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), José do Egito Frota Lopes Filho, presente no encontro, defendeu a flexibilização dos horários de trabalho. Segundo ele, traria bons resultados para economia, principalmente na geração de emprego. “É preciso acompanhar a evolução. Nossas leis estão ultrapassadas. O trabalho intermitente vai representar uma possibilidade de crescimento para o empresário e, consequentemente, criará novos postos de trabalho”, disse. 


Em sua fala, Paulo Solmucci, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), ressaltou que A UNECS trabalha intensamente para simplificar o empreender no Brasil. “O primeiro direito do trabalhador é a existência do trabalho. Por isso, o trabalho intermitente é fundamental, principalmente, para os jovens, que estão enfrentando mais problemas com desemprego no país. Temos que avançar nessa pauta. Um país que tem 2% da população mundial, não pode ter 50% de ações trabalhistas”, destacou.


George Pinheiro, presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), afirmou que a modernização é um caminho para que o setor produtivo possa recuperar o crescimento econômico. “Não queremos de forma alguma tirar direitos dos trabalhadores. Pelo contrário, nossa intenção é melhorar as condições das relações de trabalho para que tanto empregados quanto empregadores possam se beneficiar com a formalização e maior empregabilidade.”


O presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Honório Pinheiro, afirmou que o comércio e serviços são setores que tem mudado a situação socioeconômica do Brasil. “A CNDL representa 1 milhão e 100 mil lojas na matriz do Simples Nacional. Sabemos o que é migrar do formal para informal. Queremos mostrar a crença que temos no Brasil. E a UNECS e a Frente são os canais ideais para avançar nas questões que permeiam a modernização das leis trabalhistas”.


O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Fernando Yamada, falou dos entraves para contratação de profissionais com base na legislação trabalhista. “As leis não são feitas para valorizar a meritocracia do trabalhador. Isso causa um desequilíbrio na qualidade do trabalho”, completou.


Deputados

O deputado federal Herculano Passos, autor do requerimento de urgência protocolado pelos parlamentares que integram a Frente CSE, reforçou a necessidade de atualizar as leis, em especial, neste momento de queda na economia. “Se aprovado, o projeto do trabalho intermitente poder vir a gerar 2 milhões de empregos. Vamos assegurar uma legislação que proteja trabalhador e empregador. Muitos países já têm leis nesse sentido”, pontuou. 


“Queremos fazer com que os empresários consigam aumentar sua produção e, ao mesmo tempo, beneficiar o trabalhador”, afirmou o deputado federal Jovair Arantes.


Clique aqui e assista ao vídeo do evento


UNECS

Constituída em 2014, a UNECS é formada por sete das maiores instituições brasileiras representativas da área do comércio e serviços: Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).


Confira a lista dos parlamentares da Frente Parlamentar Mista – CSE presentes na reunião:


Alan Rick (PRB/AC)

Carlos Henrique Gaguim (PTN/TO)

Deley (PTB/RJ)

Eduardo Cury (PSDB/SP)

Erus Biondini (PROS/MG)

Felipe Maia (DEM/RN)

Herculano Passos (PSD/SP)

Goulart (PSD/SP)

João Arruda (PMDB/PR)

Joaquim Passarinho (PSD/PA)

Josué Bengtson (PTB/PA)

Jovair Arantes (PTB/GO)

Lobbe Neto (PSDB/SP)

Luiz Carlos Busato (PTB/RS)

Luiz Nishimori (PR/PR)

Nelson Marquezelli (PTB/SP)

Nilton Capixaba (PTB/RO)

Paulo Feijó (PR/RJ)

Pedro Fernandes (PTB/MA)

Rogério Marinho (PSDB/RN)

Rômulo Gouveia (PSD/PB)

Sérgio Moraes (PTB/RS)

Vanderlei Macris (PSDB/SP)

Vitor Lippi (PSDB/SP)

Wilson Filho (PTB/PE)

Zé Silva (SD/MG)

Paes Landim (PTB/PI)

Arnon Bezerra (PTB/CE)

Carlos Andrade (PHS/RR)

Izalci (PSDB/DF)

Marcos Abrão (PPS/GO)

Otávio Leite (PSDB/RJ)

Raimundo Gomes (PSDB/CE)

Domingos Sávio (PSDB/MG)

Manoel Junior (PMDB/PB)

Carlos Marun (PMDB/MS)

Edinho Bez (PSDB/PE)

Raquel Muniz (PSD/MG)

João Campos (PRB/GO)

Alfredo Kaefer (PSL/PR)

Caio Narcio (PSDB/MG)

Cristiane Brasil (PTB/RJ)


Veja também

UNECS e Sebrae unem forças em prol do pequeno e médio empresário do varejo

  O presidente do SEBRAE, Guilherme Afif Domingos, recebeu ontem pela manhã os presidentes da União N...

Veja mais
Ministros da fazenda e da casa civil debatem reformas estruturantes com representantes da Frente de Comércio e Serviços

Em almoço realizado pela Frente Parlamentar CSE, presidentes da UNECS apresentaram suas demandas aos ministros da...

Veja mais
UNECS apresenta pleitos setoriais ao ministro Henrique Meirelles

Proposta de Programa de Recuperação Fiscal – novo REFIS, não incidência do IPI na reven...

Veja mais
Clima de confiança dominou reunião com ministros Henrique Meirelles e Eliseu Padilha

Em almoço realizado pela Frente Parlamentar CSE, presidentes da UNECS apresentaram suas demandas aos ministros da...

Veja mais
Meirelles e Padilha recebem comitiva

Questões trabalhistas e tributárias dos setores de comércio e serviços serão tratadas...

Veja mais
Meirelles e Padilha participam de reunião-almoço com Frente do Comércio e Serviços

 *Wagner Hilário    Em reunião, em Brasília, com os ministros da Fazenda, ...

Veja mais
28º Congresso Nacional Abrasel aposta no Brasil que empreende

Com o tema “Potência em transformação”, associação traz nomes de peso para...

Veja mais
Comércio e serviços se unem na luta por pleitos

As sete maiores entidades do comércio e serviços do País estão unidas, por meio da Unecs, em...

Veja mais
Marinho, da Frente CSE, reforça convite à Temer e Padilha:

 (Da esq.p/dir.) Ministro Eliseu Padinha e o deputado Rogério Marinho Em reunião com o ministro ...

Veja mais