Supermercado aposta na tecnologia

Leia em 2min 40s

Aportes em softwares e hardwares chegam a consumir 5% do faturamento das grandes redes de Minas.


 
O setor supermercadista do Estado - um dos poucos que não registrou queda nos negócios em função da retração econômica - aproveita o momento para investir na automatização das operações. Os aportes em tecnologia da informação (TI) chegam a atingir 5% do faturamento das redes. E devem crescer ainda mais, já que, segundo o superintendente da Associação Mineira dos Supermercados (Amis), Adilson Rodrigues, "a prioridade do segmento é investir na informatização dos procedimentos". De acordo com dados da Amis, a receita do setor cresceu 1,04% nos primeiros cinco meses deste ano em relação a igual intervalo de 2008.

 

Na avaliação de Rodrigues, a melhor maneira de se enfrentar a acirrada concorrência é reduzir os custos e melhorar a produtividade. "O melhor caminho para otimizar os trabalhos é investir em tecnologia e capacitação profissional. Dessa forma, os processos tornam-se mais rápidos e mais baratos", destacou.

 

Este é o caso do Super Nosso, que possui 16 unidades na Capital, quatro das quais com a bandeira Apoio Mineiro. Segundo o diretor-executivo da empresa, Euler Fuad, a rede aplica 5% do faturamento mensal em softwares e harwares. Por meio de programas on line, o grupo administra uma série de procedimentos, como relatórios de desempenho das vendas, resultados comerciais, despesas gerais e controle de estoque.

 

"É claro que a informatização dos procedimentos traz a necessidade de capacitar a mão-de-obra. Em alguns casos, a automatização substitui a execução mecânica de tarefas, custando alguns empregos. Mas, principalmente no que se refere ao atendimento ao consumidor, não há alterações no quadro de funcionários", explicou o diretor-executivo.

 

Fuad destacou ainda que o Super Nosso considera o processo de informatização das lojas tão importante que já implementou um diretoria para o setor. "O fluxo de informações e seu dinamismo são fundamentais para a tomada de decisões na empresa. Por isso, estamos investindo em tecnologia", justificou o diretor.

 

No Supermercados BH, com 40 lojas em Belo Horizonte e mais 49 espalhados pelo Estado, 100% dos procedimentos estão informatizados. Segundo o gerente de Tecnologia de Informação da rede, Eduardo Rodrigues Galvão, a empresa já automatizou todos os processos, desde a leitura dos códigos de barras das mercadorias nos pontos de venda (caixas), até a visualização dos resultados.

 

O gerente explicou que "a partir do momento em que algum procedimento é automatizado, a capacitação profissional torna-se necessária para adaptar a mão-de-obra às novas características da tarefa". Ele informou que a rede possui 100 estações de trabalho e 12 funcionários que cuidam, especificamente, da manutenção e acompanhamento do sistema.

 

Conforme Galvão, a empresa não destina uma percentagem específica do faturamento para investimentos em informatização. De acordo com a demanda por serviços ou novos equipamentos na área, os recursos são liberados. O grupo administra, via softwares, os resultados financeiros de todas as lojas, além de controlar os níveis de estoque e pedidos de mercadorias.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Terminal único vai aceitar cartões de várias bandeiras

Meios de pagamento: Fim da exclusividade favorece pequeno comércio   Os lojistas não vão mai...

Veja mais
Crivo quer crescer com aposta no varejo

Impulsionada pelo faturamento recorde de R$ 13,5 milhões no ano passado, alta de 100% sobre 2007, a Crivo, desenv...

Veja mais
Mercado de cartões precisa mudar, diz BC

As empresas do segmento de cartões de crédito e débito não estão oferecendo o n&iacut...

Veja mais
Jogatina corporativa

Grandes empresas como Natura, Coca-Cola, Souza Cruz, Suzano, Contax e Porto Seguro adotaram em suas gestões os ch...

Veja mais
Microeletrônica ajuda Zegna a vender jaqueta com energia solar

Um namoro entre a indústria têxtil e o setor de microeletrônica começa a dar os primeiros frut...

Veja mais
Rede Pão de Açúcar estreia canal exclusivo 'on-line'

A rede Pão de Açúcar tem agora mais um canal de comunicação com seus clientes: o site...

Veja mais
De olho na audiência

A 3RCorp, que desenvolve tecnologias de monitoramento, lança neste mês um produto focado nas grandes redes ...

Veja mais
Pequeno negócio ainda é desafio para ERP

O clamor das pequenas e médias empresas pela melhoria de produtividade e eficiência - que já foi pri...

Veja mais
Vocollect quer crescer 30% no Brasil

A Vocollect, norte-americana especializada em soluções de captura de dados por meio de voz para logí...

Veja mais