Um terço dos brasileiros já faz compras via WhatsApp, revela pesquisa

Leia em 1min 10s

Os consumidores começaram a comprar produtos pelo WhatsApp durante a pandemia de covid-19. De acordo com o novo estudo da dunnhumby, que ouviu mais de 1.100 brasileiros, o percentual de usuários que realizaram transações pelo aplicativo cresceu para 31%.

 

“É uma saída cada vez mais utilizada pelo pequeno comércio e pelas lojas de shopping que têm vendedores fotografando ou filmando os produtos”, comenta Flávia Villani, head da dunnhumby no Brasil.

O uso do WhatsApp serviu principalmente para comprar itens frescos, como carnes (18%) e frutas, legumes e verduras (23%).

 

Mudanças nos hábitos

 

Dados do levantamento mostram que os brasileiros mudaram seu comportamento de compra na quarentena. Um exemplo disso é a redução do consumo de guloseimas (16%) e de refrigerantes (18%).

A pesquisa ainda aponta que uma tendência está ganhando força: a do comportamento “econômico extravagante”. Com a restrição nos bares e restaurantes, os consumidores estão gastando mais com cervejas e chocolates na hora de abastecer a casa.

 

Perspectivas

 

O estudo da dunnhumby destaca que a consolidação do e-commerce ainda não está garantida, embora a maioria dos brasileiros manterá as compras online após a quarentena. Pouco mais de 33% não vão continuar com o hábito de comprar pelos canais digitais e 30% só comprarão por conta do preço.

Segundo a dunnhumby, é importante continuar investindo em boas experiências nas lojas físicas. Os consumidores estão buscando cada vez mais uma experiência de compra personalizada.


Fonte: Newtrade


Veja também

Faturamento de lojas online no Brasil cresce 47% no 1º semestre de 2020, maior alta em 20 anos

O faturamento de lojas online cresceu 47% no 1º semestre de 2020, em comparação com o mesmo per&iacut...

Veja mais
Varejistas precisam repensar a estratégia on-line

Para repensar a estratégia on-line de forma cuidadosa e assertiva, tanto as marcas como os varejistas precisam at...

Veja mais
Uma forma mais tecnológica de fazer compras

Em tempos de pandemia, que tal fazer as compras à distância sem deixar de continuar pechinchando pelos melh...

Veja mais
DMCard ingressa no mercado de cartões bandeirados

Com o objetivo de incluir as pessoas com menor poder aquisitivo e não bancarizadas, a DMCard lança o seu p...

Veja mais
64,5% dos brasileiros utilizam a internet para fazer compras

Sem dúvida a internet tem sido uma grande companhia para a maioria dos brasileiros, durante esta pandemia, e por ...

Veja mais
Pandemia aumenta procura por aplicativo de pagamento por reconhecimento facial

Dois empreendedores de Florianópolis chamaram a atenção de investidores com uma soluçã...

Veja mais
O e-commerce é a ponta do iceberg da transformação

O crescimento do e-commerce durante a pandemia é impressionante, mas esse não é o aspecto mais impo...

Veja mais
Como a pandemia acelerou de vez o e-commerce no Brasil

O ano de 2020 está sendo um divisor de águas para o varejo brasileiro. Com a pandemia, as empresas percebe...

Veja mais
Startup cresce 400% ajudando supermercados a vender online

Grande redes e também pequenos supermercados estão migrando cada vez mais para o mundo digital. Mas ter ex...

Veja mais