E-commerce: contratações têm aumento devido aos supermercados on-line

Leia em 2min 50s

Em meio ao fechamento de milhares de postos de trabalho nos últimos meses, movimento potencializado pela pandemia do novo coronavírus, serviços essenciais, como supermercados, ainda conseguem contratar funcionários. Com a inauguração do primeiro centro de distribuição de e-commerce em Brasília, na última quarta-feira, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) gerou 150 empregos diretos na capital, com o potencial de chegar a até 500.

No país, o GPA contratou mil funcionários entre março e abril para trabalhar com pedidos feitos pela internet, seja nos centros de distribuição, seja nas lojas on-line. Com outros três centros de distribuição que devem ser inaugurados até o fim do ano, em Minas Gerais, Ceará e Pernambuco, a expectativa é de abertura de mais 500 vagas.

Com o aumento da procura por supermercado on-line, o grupo espera fechar o ano com, pelo menos, 1,6 mil contratações só no e-commerce. A capacidade inicial de operação de cada centro pode triplicar, de acordo com a demanda, o que levaria à busca de novos funcionários, explica o diretor de e-commerce Rodrigo Pimentel. Em Brasília, dobramos a capacidade de atendimento, mas temos condições de aumentar ainda mais, diz.

Demanda crescente

O serviço de supermercado com entrega em casa já começava a virar uma tendência antes da pandemia. Nos últimos dois anos, as operações do Grupo Pão de Açúcar no e-commerce cresceram, em média, 40%. Um processo natural, pelo comportamento cada vez mais digitalizado das pessoas, em diversas áreas. Mas em março, mês em que o país decretou estado de calamidade pública e milhões de brasileiros se fecharam em casa para fugir da COVID-19, a alta foi de 80%.

Devido às recomendações de isolamento social, pessoas que, antes, não conheciam o serviço começaram a usá-lo. O número de clientes acima de 60 anos no e-commerce alimentar do Extra, do GPA, quintuplicou em menos de três meses. Foi um crescimento muito surpreendente, mas intuitivo, porque são pessoas que não podem sair, observou Pimentel. Segundo ele, 38% dos clientes do e-commerce desde março têm mais de 50 anos.

A demanda acima do esperado levou o GPA a antecipar a inauguração do centro de distribuição de Brasília para o início de julho. Ela estava prevista para o fim do ano, antes da Black Friday, em novembro. O mesmo aconteceu no Rio e em São Paulo, além dos outras três unidades que estão no radar. O grupo tinha dois centros em março, no início da pandemia, e deve fechar o ano com oito.

Expectativas

"Os planos de ampliação já estavam aprovados. O que fizemos foi antecipar a execução. O que faríamos em dois anos fizemos em três meses", conta Pimentel. "Ninguém está comemorando esses números em função de terem acontecido dentro de um problema social e de saúde. Não tem lado bom na pandemia. O que estamos fazendo é reagir à demanda de um setor essencial, que coloca comida na casa das pessoas", afirma.

Pimentel não acha que a demanda vá diminuir depois da pandemia. "Esse interesse deve se manter, porque a maior fronteira para o e-commerce alimentar era conhecê-lo", considera. Além da comodidade recém-descoberta por muitas pessoas, ele ressalta que o preço é o mesmo das lojas físicas. O serviço, essencial, neste momento, passa a ser considerado na rotina de muita gente, acredita.


Fonte: Estado de Minas  


Veja também

Venda digital de alimentos avança

Redes de supermercados e plataformas online expandem operação e investem em tecnologia para suportar alta ...

Veja mais
E-Commerce brasileiro cresce 75% no mês de maio

A pesquisa realizada pelo Mastercard SpendingPulse, índice que rastreia as vendas gerais do varejo, em todos os t...

Veja mais
Pequenos varejos têm plataforma gratuita para digitalização

Evitar aglomerações, passar o menor tempo possível em contato com outras pessoas e fortalecer o com...

Veja mais
Produtos da agricultura familiar serão disponibilizados em app de compra pela internet

Milho, coentro, cheiro verde, feijão, bolo de macaxeira e artesanato. Esses são alguns dos produtos da agr...

Veja mais
Usuários de internet banking passam de 49% para 57% após pandemia de covid

A pandemia do novo coronavírus acelerou mudanças na forma como os clientes se relacionam com seus bancos. ...

Veja mais
iFood, Rappi e Uber Eats são os apps de delivery mais usados no Brasil, revela pesquisa

De refeições prontas à compra de itens de limpeza ou alimentos nos supermercados, a demanda das emp...

Veja mais
Saiba como se proteger ao realizar um pagamento via WhatsApp

As operações de pagamento via WhatsApp vão facilitar a vida dos usuários com a possibilidade...

Veja mais
Estudo aponta mudança na hora de ir às compras

A pandemia do coronavírus pode deixar de herança novos hábitos de consumo. Um estudo realizado pela...

Veja mais
Comércio online deve faturar 18% a mais no Dia dos Namorados

As compras de presentes de Dia dos Namorados devem ter uma grande queda no comércio físico, como mostram l...

Veja mais