Embrapa Amazônia desenvolve equipamento para facilitar o trabalho de produtores de bananas

Leia em 2min 10s

Até que a banana chegue à mesa do consumidor são necessárias dezenas de atividades, desde a escolha da área de plantio até a disposição dos frutos nas gôndolas. Para uma dessas etapas, o desperfilhamento da bananeira, um grupo de pesquisadores da Embrapa Amazônia Ocidental, unidade descentralizada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária localizada em Manaus (AM), desenvolveu equipamento que vai facilitar a vida do agricultor.

De acordo com nota da Embrapa, o desperfilhador por roto-compressão, a ser lançado na 3ª Mostra de Máquinas e Inventos para Agricultura Familiar, que acontece de 8 a 10 de maio, em Pelotas (RS), apresenta maior eficiência na eliminação dos perfilhos da bananeira do que os equipamentos existentes atualmente, proporcionando redução de mão de obra e maior praticidade de uso.

Comparado à ferramenta "Lurdinha", utilizada em todo o Brasil pelos agricultores, o desperfilhador por roto-compressão tem eficiência 20,35% maior na eliminação total dos perfilhos. Em testes realizados em área de produtores de banana em Presidente Figueiredo (AM), apenas 0,73% de uma mostra de mil perfilhos removidos com o novo equipamento voltaram a brotar. O percentual de rebrotamento com a "Lurdinha" chegou aos 22,52%.

Mas a eficiência não se dá apenas na remoção dos perfilhos. O desperfilhador por roto-compressão também agiliza o trabalho do agricultor. Nos testes, para eliminar mil perfilhos com a "Lurdinha" foram necessárias 4h44min. Com o novo equipamento a economia de tempo foi de quase uma hora: 3h45min.

Desperfilhamento - A bananeira produz grande número de perfilhos (brotos), o que proporciona uma quantidade elevada de plantas por touceira. A competição entre elas reduz a produção do bananal e a qualidade dos frutos. Para que a produção seja mantida, é imprescindível efetuar o desbaste, conduzindo a touceira com uma mãe, um filho e um neto. A técnica consiste em selecionar um dos perfilhos na touceira, optando-se por um perfilho vigoroso.

O desperfilhamento das touceiras, apesar de simples, é crucial para o sucesso do plantio, uma vez que plantios não desperfilhados não respondem a qualquer outra tecnologia adotada, além de reduzir a vida útil dos bananais.

O desperfilhador por roto-compressão funciona apenas com a força do operador, não sendo necessária qualquer energia complementar, como baterias ou eletricidade. Para começar o trabalho, o operador deve segurar o guiador do equipamento com as duas mãos e colocar a extremidade inferior no perfilho já cortado, onde fica a gema apical.

O equipamento ainda não está disponível para comercialização. A Embrapa vai abrir edital para licenciar empresas interessadas em fabricar o desperfilhador por roto-compressão. O equipamento está registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) sob o número BR 10 2014 004382 9.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Eletroeletrônicos: Preço de TV cai, produção sobe e varejo aumenta vendas

A Copa do Mundo de futebol começa em uma data especial para o varejo brasileiro, 12 de junho, mas, para os fabric...

Veja mais
Samsung traz ao Brasil sua maior campanha de marketing global - Galaxy 11

Chega ao Brasil o Galaxy 11, a maior campanha global de marketing da da Samsung. Com a temática futebolíst...

Veja mais
APAS 2014: Seal apresenta tecnologia de inteligência de imagem e soluções mobile

A Seal Tecnologia, em parceria com a Motorola Solutions, apresenta diversas soluções na feira APAS, maior ...

Veja mais
Supermercados Frangolândia opta por etiquetas eletrônicas de preços da Seal

A Rede de Supermercados Frangolândia, empresa cearense com faturamento de R$ 300 milhões, inaugurou em 2013...

Veja mais
Bradesco, BB e Cielo lançam empresa no segmento de pagamento online

      Veículo: O Estado de S.Paulo...

Veja mais
Para não se perder dentro da loja

A compra no varejo físico usando recurso digital pode ser mais rica e produtiva. A ideia do aplicativo Novid&aacu...

Veja mais
Popularidade dos tablets cresce 10%, enquanto notebooks caem 22%

Tablet caiu no gosto dos brasileiros principalmente pela mobilidade, baixo custo e semelhança de funcionalidades ...

Veja mais
Pesquisa da SAP ressalta mídias sociais e análise de dados de clientes como diferenciais no segmento de varejo

Levantamento feito em parceria com a Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, indica que os varejistas ainda necessi...

Veja mais
Programa Servir: setor de supermercados será o primeiro segmento contemplado no projeto-piloto

O Programa Servir é um aplicativo para smartphones desenvolvido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade ...

Veja mais