Kingston avalia fábrica no Brasil

Leia em 3min

Empresa pode viabilizar produção de itens de memória no país, como pen drive e cartão

 

Na América Latina, 60% da receita da Kingston, que foi de US$ 388 milhões, veio da venda de produtos de memória para o consumidor final. Globalmente este número é de 50%

 

OBrasil é atualmente o único país no qual a Kingston, fabricante de produtos como pen drive e memória para computadores, estuda instalar uma fábrica. Segundo Carolina Maldonado, vice-presidente de vendas emarketing para América Latina, a empresa, que tem fábricas nos Estados Unidos, na China, em Taiwan e na Malásia, designou uma equipe para estudar a viabilização do início da produção no país. No entanto, a companhia não revela quando isso pode ocorrer.

 

A iniciativa tem por base bom desempenho da América Latina nos resultados da Kingston, e possíveis reduções de custo com a logística.Emvendas, o aumento é de cerca de 50%ao ano desde 2006. Nos últimos 10 anos, o fatumento na região saltou de US$ 10 milhões em 1999 para US$ 388 milhões em2009. Nesse período, a posição da companhia no varejo foi ampliada e reforçada. Enquanto globalmente 50% das vendas correspondem a produtos voltados para este público, na América Latino esse percentual sobe para 60%.

 

Segundo Carolina, a razão da diferença é o fato da Kingston ter sido uma das pioneiras na oferta de produtos de memória flash (pen drives e cartões de câmeras fotográficas, por exemplo), voltados para o consumidor final na região. Com isso, a empresa tornou-se uma referência para o usuário. “Fizemosumtrabalho de reconhecimento de marca na região”, diz a vice-presidente. Para se ter uma ideia da estratégia de aproximação do varejo, foramfeitas algumas ações de promoção durante campeonatos de futebol e até empraiasbrasileiras, em 2009.

 

No país, onde a empresa possui escritório desde 1996, o desafio, agora, é crescer para além do eixo Rio-São Paulo, onde as vendas estão concentradas. Para isso, a Kingston lançou em abril um programa de canais para se aproximar e mapear as revendas, no qual investiu US$ 500 mil. Tanto para o Brasil como para toda a América Latina é esperado crescimento de 50% em 2010.

 

No mundo, o índice esperado de alta na receita para 2011 é menor, em torno de 30%. A Kingston faturou US$ 4,1 bilhões em 2009 e, para este ano, templanos de abrirmais um escritório na Rússia.

 

Para crescer, a empresa aposta emunidades de armazenaento em estado sólido (SSD), voltadas tanto para usuários corporativos quanto domésticos. São memórias para computador que podem ser colocadas interna ou externamente, acopladas ao PCou servidor.

 

PRODUTOS DE MEMÓRIA

 

Pen drive

 

Chamado de DataTraveler, é um dos principais produtos da Kingston voltados para o consumidor final. A empresa prepara uma edição especial inspirada na Copa do Mundo, que deve agradar os consumidores brasileiros da marca.

 

Cartão

 

Normalmente utilizado em câmeras fotográficas digitais, videogames, e celulares, o cartão de memória é outro produto voltado para o varejo. Na América Latina, cartões de memória e pen drives respondem por 60% da receita.

 

Unidade de dados

 

Tecnologia ainda pouco explorada no país, essas unidades de armazenamento são tanto para servidores corporativos quanto para computadores pessoais. A Kingston aposta no crescimento da linha no país.

 

Veículo: Brasil Econômico


Veja também

AOC planeja instalar fábrica de LCD e componentes em Manaus

A taiwanesa AOC, maior fabricante mundial de monitores de computador, planeja montar uma fábrica de telas de cris...

Veja mais
Mães trocam eletrodoméstico por computadores

Os produtos de informática aparecem em primeiro lugar em intenção de compras, deixando vestuá...

Veja mais
MÃE TECNOLÓGICA

A preferência dos paulistanos para presentear neste Dia das Mães serão produtos mais caros: computad...

Veja mais
Notebooks lideram Dia das Mães high tech

Segundo o site de pesquisa de preços BuscaPé, os bens de consumo com maior componente tecnológico s...

Veja mais
Depois de décadas, videofone fica mais perto da realidade

Desde que um engenheiro de nível intermediário da Apple esqueceu um protótipo do iPhone em um bar d...

Veja mais
TERRITÓRIO A EXPLORAR

Atualmente, quase não se usa cartão de débito nas compras feitas no comércio virtual brasile...

Veja mais
LG vai lançar televisão com acesso à internet

Em parceria com desenvolvedores de conteúdo para a rede, como os portais Terra e UOL, a LG  vai colocar no m...

Veja mais
Fabricantes de TVs venderão 19,6% mais TVs em 2010

A Copa do Mundo veio bem a calhar para os fabricantes de TVs. Em 2009, eles venderam 9,6 milhões de TVs, 7,7% men...

Veja mais
Walmart.com traz ofertas para Dia das Mães

O e-commerce do Walmart criou um hotsite especial dedicado às compras para o Dia das Mães, com uma ferrame...

Veja mais