Consumidor prioriza e-commerce com entrega ultrarrápida

Leia em 3min 40s

Pesquisa da Capterra constatou que os millenials são mais suscetíveis a trocar a loja em razão do tempo do delivery

 

As entregas ultrarrápidas, ou quick commerce (q-commerce), já fazem parte dos critérios utilizados pelos consumidores na hora de escolher produtos online. Mais de dois terços (73%) das pessoas que compram pela internet consideram esse tipo de serviço relevante, superando até mesmo os fatores preço e atendimento. O dado foi levantado pelo Capterra, plataforma de comparação de softwares do grupo Gartner, e revelado a Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

 

Foram entrevistadas 1.063 pessoas que costumam comprar online, em todo o país, no último mês de novembro, antes da Black Friday – período em que grandes varejistas precisaram rever o discurso de “entrega mais rápida do país”, questionado pelo Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar). Apesar de ser um critério importante, a falta de uma entrega rápida ainda não afugenta os clientes da loja. Apenas 25% disseram trocar de vendedor de acordo com a velocidade de entrega – entre millennials esse índice é maior, chegando a 27%. Segundo Marcela Gava, analista responsável pelo estudo, não foi seguida nenhuma definição oficial sobre o conceito de entrega ultrarrápida, mas a ideia é considerar algo que possa ser medido em minutos.

 

O Capterra pontua que a flexibilidade do consumidor pode estar ligada ao fato de que o quick commerce está longe de ser dominante entre as lojas de comércio eletrônico no Brasil: das nove categorias analisadas pelos entrevistados, cinco chegam a demorar mais de cinco dias para entregar os produtos comprados.

 

“O estudo do Capterra demonstra que o tempo de entrega está alinhado ao tipo de mercadoria e sua finalidade. Portanto, é necessário que os varejistas conheçam as características de seus produtos para poder organizar uma operação logística rápida e eficiente”, diz Gava.

 

Medicamentos e produtos farmacêuticos, em geral, costumam chegar mais rápido, em até uma hora, segundo 34% dos respondentes. Itens de supermercado vêm em seguida, indicados por 30%. Já produtos de casa e decoração e eletroeletrônicos são apontados como os que mais costumam demorar. Quase a totalidade dos consumidores (95%) gostaria que os prazos diminuíssem.

 

Para acelerar as entregas, 38% disseram pagar por serviços de assinatura que ajudam a reduzir o prazo, como o Prime, da Amazon. Para compras avulsas, no entanto, a maioria não está disposta a desembolsar nenhum valor para acelerar a entrega. A exceção está na categoria de eletrônicos, na qual 50% relatam topar pagar entre 5% e 10% a mais para receber o produto antes.

 

O serviço de entrega influencia a satisfação de 56% dos consumidores. Até mesmo para a seleção de um fornecedor, cerca de 64% são influenciados, em algum grau, pelo tempo de entrega oferecido pela loja.

 

Apesar de ser um fator relevante, a indisponibilidade de entrega super-rápida não é o fator de maior descontentamento dos clientes com as lojas. O que mais desagrada em termos de frete são as altas taxas (38%), seguido pelo atraso no serviço logístico (26%).

 

Essa necessidade de uma entrega mais veloz veio na esteira da pandemia, que fez com que o comércio eletrônico ganhasse mais visibilidade. De acordo com a pesquisa, 66% dos consumidores compram mais agora em lojas online do que compravam antes de 2020. Em relação à logística, 41% disseram que esperam pagar menos pela entrega dos produtos com o aumento da frequência de compras, e 40% passaram a esperar que os produtos cheguem no mesmo dia.

 

O Capterra lembra que varejistas estão se mexendo para atender a essa demanda. A Amazon, por exemplo, inaugurou três centros de distribuição em dois meses, nos estados do Rio de Janeiro, Pernambuco e Ceará. O Mercado Livre também abriu dois centros de distribuição em São Paulo e Minas Gerais para reduzir o tempo de entrega na região. O Rappi passou a criar dark stores com o objetivo de armazenar produtos e entregar mais rápido. Na outra ponta, startups de logística têm feito a cabeça de investidores e empresas, com o intuito de ajudar a reduzir prazos de entrega.

 

Fonte: Revista PEGN


Veja também

Faturamento das compras online supera R$ 150 bilhões em 2021, revela ABComm

Entidade constata que a consolidação do e-commerce é uma realidade na vida dos brasileiros e a tend...

Veja mais
Companhias vivem o desafio de se arriscar no metacommerce

Jogos eletrônicos com seus avatares são o passaporte para zona virtual de negócios   O mundo ...

Veja mais
Varejo online de alimentos se aproxima dos US$ 100 bilhões nos EUA

Digital representou 13% das vendas totais dos supermercados americanos no ano passado   As vendas do varejo onlin...

Veja mais
Compras online transformam vendas de perecíveis

Maior parte das compras de FLV acontece por impulso, mas varejo digital diminui esse fator de consumo. E agora?   ...

Veja mais
De cada 10 brasileiros, quatro preferem acessar direto o site da loja

Análise da Conversion mostra o resultado dos cliques no e-commerce em dezembro e a participação da ...

Veja mais
2022 será o ano do e-commerce no setor de alimentos?

Nos Estados Unidos, vendas digitais dos supermercados devem saltar 21% nos próximos 12 meses   As vendas o...

Veja mais
41% adotaram as PMEs na internet onde o preço baixo é vital

Jornada de compra digital sofreu várias mudanças ao longo dos dois primeiros anos da pandemia, aponta estu...

Veja mais
Como ficam as famílias das classes C e D em relação ao e-commerce?

Estudos mostram que com o fim da pandemia, novos hábitos poderão ser mantidos    Com as r...

Veja mais
Maioria dos lojistas querem investir em tecnologia este ano

Passados dois anos da pandemia, empresários veem necessidade de aprimorar ferramentas e mídias digitais&nb...

Veja mais