Supermercado Vipi colhe primeiros resultados da geração de energia solar fotovoltaica

Leia em 3min 10s

 

 

Supermercado Vipi, em São Miguel do Oeste

 Imagem: Engie/Vipi/divulgação

 

O supermercado Vipi de São Miguel do Oeste (SC) já tem um balanço do primeiro trimestre de funcionamento do novo sistema de geração de energia fotovoltaica, proporcionando uma redução média de 62% em relação à situação anterior, quando toda a energia consumida vinha da fonte convencional fornecida pela concessionária. A perspectiva para os próximos meses é que a geração de energia aumente e o resultado possa chegar bem perto de zerar a conta da loja. O Supermercado Vipi foi a primeira unidade de supermercado a instalar um sistema de captação de energia solar (placas fotovoltaicas) em Santa Catarina dentro do projeto de parceria entre a Associação Catarinense de Supermercados (ACATS) e a Engie Solar.



Francisco Crestani, sócio diretor da rede Vipi, afirmou que o resultado deste primeiro trimestre está dentro da expectativa. "Junho, julho e agosto, historicamente, registram as piores médias de captação do sistema porque a luz do sol é mais fraca, tem mais dias chuvosos e eles são mais curtos, característica do inverno. Agora daqui para diante devemos ter resultados muito melhores e temos chance de nos aproximar do volume inicialmente projetado, de alcançar 88% de captação cobrindo a conta total de energia e quem sabe gerando inclusive acima da nossa necessidade, o que coloca este excedente na rede para um futuro bônus de reuso", afirma.



O sistema instalado pela Engie Solar no VIpi Supermercados contém 320 módulos fotovoltaicos que ocupam 900 metros quadrados da área do telhado da loja localizada na Avenida Willy Barth, em São Miguel do Oeste. A instalação destas placas cobrindo praticamente toda a área de telhado proporcionou um ganho extra, segundo Crestani, porque a ´sombra´ dos paineis passou a proporcionar a diminuição da temperatura interna da loja em torno de 2 a 3 graus, o que acaba gerando menos demanda de ar condicionado.



A inciativa de instalação na loja da rede Vipi Supermercados faz parte do projeto "Supermercados Solares", parceria da Engie com a Acats, que tem o objetivo de motivar os supermercadistas catarinenses a gerarem sua própria energia elétrica através de uma fonte limpa e renovável, como a energia solar fotovoltaica.

Além dos benefícios diretos da geração do sistema, a parceria também prevê descontos de até 20% no preço de aquisição dos sistemas de geração de energia solar fotovoltaica, contando com o apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), que oferta linhas especiais de financiamento com prazos que podem chegar a oito anos para os supermercados que querem fazer parte do programa.



De acordo com o presidente da Associação Catarinense de Supermercados (ACATS), Paulo Cesar Lopes, com o tarifaço da energia de 2015 o insumo acabou subindo para ser o segundo mais significativo das empresas, perdendo apenas para a folha salarial. "Os supermercados possuem alta demanda de energia elétrica, além dos sistemas de refrigeração e iluminação e as grandes áreas livres nos telhados das lojas e de estacionamentos fazem dos supermercados estabelecimentos ideais para adotar a energia solar, e foi nessa solução que é também totalmente sustentável que a ACATS pensou".

Crestani também observa que a solução do uso de fontes sustentáveis de energia, como esta do sistema fotovoltaico, inclusive está ganhando espaço nas propostas de candidatos a presidente deste ano. "Isso é muito bom para chamar a atenção para o potencial futuro desta solução. E enquanto os presidenciáveis discutem a alternativa nós aqui já executamos na prática", disse o empresário.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da ACATS

 


Veja também

Demanda global por alimentos devora o Cerrado brasileiro

Campos Lindos, Tocantins - Quando o fazendeiro Julimar Pansera adquiriu terras no interior do Brasil sete anos atr&aacut...

Veja mais
Makro e Reciclus dão destinação ambientalmente adequada para mais de 33 mil lâmpadas

O Makro Atacadista tem a sustentabilidade como um pilar importante de sua operação e por isso está ...

Veja mais
Carrefour promove mais um fórum de diálogo sobre diversidade e inclusão

Nesta terça-feira (21), em São Paulo (SP), o Grupo Carrefour Brasil promoverá a terceira ediç...

Veja mais
Ambev anuncia 10 desafios de aceleradora que vai impulsionar projetos ambientais

A aceleradora de soluções ambientais da Cervejaria Ambev, que conta com novo apoio institucional do Pacto ...

Veja mais
Coalizão de ONGs e empresas das áreas ambiental apresentam propostas aos candidatos às eleições 2018

Segundo maior exportador mundial de alimentos, respondendo por 7% de toda a comida do planeta, o Brasil tem enormes desa...

Veja mais
Pão de Açúcar e Desafio Conexsus apostam em negócios comunitários sustentáveis

O Desafio Conexsus, lançado em maio, pela Conexsus - Instituto Conexões Sustentáveis, em parceria c...

Veja mais
Makro investe em sustentabilidade e disponibiliza em suas lojas carregadores

  O Makro Atacadista, vem realizando ao longo de 2018 parcerias e ações qu...

Veja mais
Brasil comemora 14ª edição do Dia Nacional do Campo Limpo

Comemorado no dia 18 de agosto, o Dia Nacional do Campo Limpo já reuniu cerca de um milhão de pessoas de t...

Veja mais
Embrapa e Marfrig fecham acordo para agregar valor à carne brasileira

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Marfrig Global Foods estão estabelecendo uma a...

Veja mais