Transporte de cargas quer reduzir dano ambiental

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Fetcemg realiza encontro para discutir a conciliação do crescimento do setor com o controle de impactos ao ecosistema. 


 
Conciliar o crescimento do transporte de cargas no país com a redução drástica dos impactos causados ao meio ambiente será o tema do 14º Encontro Mineiro de Transportes de Cargas Rodoviárias (MinasTranspor), que será realizado no Expominas, na região Oeste de Belo Horizonte, nos próximos dias 27 e 29. O evento será promovido pela Federação das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais (Fetcemg). Ao todo, serão mais de 80 expositores locados em um espaço de 11 mil metros quadrados, sendo que o público estimado é de 25 mil pessoas durante os três dias de feira.

 

"Trabalhamos há um ano com afinco e dedicação para fazermos deste encontro e da Minastranspor um evento de destaque regional e nacional e de fortalecimento do setor e de suas entidades representativas. A preservação do meio ambiente tem preocupado a sociedade como um todo. Precisamos preservar para garantir o bem-estar das gerações futuras e para isso queremos nos preparar discutindo o tema tecnicamente. Os benefícios têm que ser maiores que os custos", explicou o presidente do Fetcemg, Vander Francisco Costa.

 

Segurança - De acordo com o dirigente, além de apresentar soluções para reduzir os impactos ao meio ambiente, a MinasTranspor 2010 debaterá, ainda, a questão da segurança nas estradas, já que Minas Gerais é o Estado que possui a maior malha rodoviária do Brasil, e o Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) tem o peso de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, 60% na movimentação de cargas e quase 2 milhões de veículos registrados na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

 

"A isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) que, para o segmento, estará em vigor até dezembro, somada às linhas de crédito do Financiamento de Máquinas e Equipamentos (Finame), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), cria um ambiente favorável para a renovação da frota de caminhões e carretas no país. Podemos considerar que isso é um fator extremamente relevante, visto que os veículos novos poluem bem menos do que os modelos antigos, sobretudo os fabricados na década de 70 e 80", observou.

 


Veículo: Diário do Comércio - MG


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