Sustentabilidade nas gôndolas

Leia em 1min 30s

Neste século XXI os consumidores, e por consequência as empresas, têm demonstrado uma preocupação cada vez maior com as questões ambientais. O consumo consciente tem se revelado como uma boa opção de negócios e a estratégia para atingir este público é a aposta na sustentabilidade. No setor varejista, estas mudanças podem ser vistas no armazenamento, manipulação e conservação de produtos, que aliados à preocupação com o meio ambiente têm gerado transformações estruturais nas empresas. Recentes pesquisas mostram que grande parte das organizações já possui um gestor de sustentabilidade e considera o tema muito importante. Esses profissionais, no entanto, geralmente dividem seu tempo com outras atividades ligadas aos setores de RH, marketing, administrativo ou meio ambiente, não podendo dedicar 100% do seu tempo ao assunto. Ainda assim, 78% afirmam tomar ações concretas sobre sustentabilidade da embalagem.

 

Para serem consideradas sustentáveis, as embalagens precisam preencher alguns requisitos da Associação Brasileira de Embalagem (Abre). Entre eles estão a proporção ideal de embalagem x produto, otimizando o peso específico; equilíbrio na distribuição do produto, minimizando o desperdício; reaproveitamento do material; inexistência de efeitos indesejáveis ao meio ambiente. Apesar de a discussão sobre o tema ainda ser recente, as mudanças no setor já começaram a aparecer. As empresas que apostam na área estão buscando estas qualificações e começam a oferecer uma gama de produtos diferenciados. A maioria das embalagens que estão hoje no mercado já atendem a alguns quesitos de sustentabilidade como otimização de seu peso específico, possibilidade de reciclagem ou reaproveitamento de seu material, entre outros aspectos. Cada vez mais as questões ambientais e o conceito de sustentabilidade farão parte de nossas vidas. Vale abraçar a causa e fazer o melhor que podemos para possibilitar uma vida em harmonia com a natureza.

 

João Carlos de Oliveira - Presidente da Associação Latino-Americana de Supermercados


Veja também

Sabesp aprova descarte adequado de óleo

A cidade de São Paulo provou um exemplo do ABC paulista e aprovou. A Sabesp (Companhia de Saneamento Básic...

Veja mais
Procter & Gamble anuncia plano para usar embalagens inovadoras e mais sustentáveis

Empresa fará projeto piloto para o uso de plástico derivado de cana de açúcar do Brasil em m...

Veja mais
Ser ou não ser discreto, eis a questão da L'Oréal

Nos últimos anos, a L'Oréal, a maior fabricante do mundo de produtos para beleza, mudou suas embalagens se...

Veja mais
Walmart lança desafio para salvar o planeta

Campanha “Protetores do planeta” promete interação e responsabilidade ambiental.   A s...

Veja mais
Ação inteligente

A Panvel Farmácias impediu a utilização de mais de 500 mil sacolas plásticas em quatro meses...

Veja mais
Sacos plásticos estão na mira dos supermercados

Estimular a redução do uso de sacolinhas pelos clientes está entre as principais metas das redes su...

Veja mais
Brasileiros acreditam na publicidade "eco"

A pesquisa 2010 Image Power® Green Brands Survey, feita com 9 mil consumidores de 8 países, revelou que 60% d...

Veja mais
Coca-Cola pretende reciclar 100% das embalagens

Empresa assumiu o compromisso de dobrar de tamanho até 2020 e diminuir o impacto ambiental das operaç&otil...

Veja mais
Braskem fornecerá "plástico verde" para Pantene no mundo

A Braskem, maior produtora de termoplásticos da América Latina, avançou ontem nos seus planos de ob...

Veja mais