Braskem fornecerá "plástico verde" para Pantene no mundo

Leia em 2min 10s

A Braskem, maior produtora de termoplásticos da América Latina, avançou ontem nos seus planos de obter a liderança do mercado global de química sustentável ao anunciar parceria com uma das maiores companhias de bens de consumo do mundo, a Procter & Gamble (P&G), para fornecimento de polietileno verde (PE), insumo produzido a partir do etanol da cana de açúcar.

 

Antes da inauguração de sua planta de polietileno verde marcada para setembro, a Braskem já contabiliza vinte clientes globais interessadas no PE verde. Entre eles estão a Natura, Johnson & Johnson, Estrela, Toyota, Petropack (empresa de embalagens plásticas da Argentina), Cromex, Acinplas - composto por Suzuki, Koba, Plasa, Voti e Tashiro&Takata, Shiseido, TetraPak, entre outras. Segundo o vice-presidente da Unidade de Negócios de Polímeros da Braskem, Rui Chammas, dois terços de toda a produção de PE verde da nova unidade fabril já está comprometida para exportação, principalmente para países do norte europeu.

 

Negócio fechado

 

A parceria inicial entre a Braskem e a Procter & Gamble (P&G) tem como objetivo substituir as embalagens convencionais das marcas globais Pantene, Max Factor e CoverGirl. Elas terão novas roupagens produzidas com polietileno (PE) verde.

 

A Braskem já é fornecedora de resinas termoplásticas para a P&G no Brasil: do total das marcas da empresa no País, quatro possuem embalagens à base de PE de alta densidade.

 

De acordo com a diretora de Assuntos Corporativos da P&G do Brasil, Gabriela Onofre, o projeto para lançamento das novas embalagens acontecerá globalmente em cerca de dois anos, quando começará a acontecer a substituição das embalagens antigas pelas novas, de fontes renováveis. Localmente, os primeiros produtos chegarão às prateleiras já no ano que vem. "Calculamos o prazo de dois anos, mas isso vai depender da velocidade de mercado" afirma.

 

Segundo Gabriela, a escolha da linha de produtos para cabelo Pantene como carro-chefe do projeto se deu pelas altas taxas de crescimento anual da marca , cerca de 40%. "Assim, a penetração das novas embalagens será mais rápida", explica a executiva.

 

A marca Pantene está entre as 22 marcas da P&G que apresentam faturamento anual superior a R$ 1 bilhão. No mundo, a empresa possui 300 marcas em mais de 100 países. A empresa anunciou investimentos de R$ 150 milhões este ano para o Rio de Janeiro, onde se localiza duas de suas cinco plantas.

 

Veículo: DCI


Veja também

Coca-Cola pretende reciclar 100% das embalagens

Empresa assumiu o compromisso de dobrar de tamanho até 2020 e diminuir o impacto ambiental das operaç&otil...

Veja mais
Supermercados treinam mão-de-obra no Akatu

Só o Walmart já treinou 60 mil funcionários   O termo sustentabilidade para as grandes redes...

Veja mais
A difícil tarefa de sumir com as sacolas

A mais conhecida ação sustentável do setor supermercadista - a redução da utiliza&cce...

Veja mais
Braskem vai inaugurar polo para eteno verde

Apesar da queda de 96% do lucro líquido registrado no segundo trimestre, a Braskem, maior produtora de resinas te...

Veja mais
Sustentabilidade deve estar na pauta do novo governo

Questões climáticas estão atreladas ao desenvolvimento econômico   Vencer a pobreza e ...

Veja mais
Varejo verde

20 milhões de toneladas é a meta de redução de gases de efeito estufa do Walmart até ...

Veja mais
Lei de resíduos sólidos preocupa grandes empresas

Pesadas sanções previstas na legislação levam companhias aos escritórios de advocacia...

Veja mais
Riscos ambientais fazem bancos adotarem o "profissional verde"

Instituições financeiras contratam biólogos, engenheiros, geólogos e consultorias especializ...

Veja mais
Bunge Brasil lança Relatório de Sustentabilidade 2010

  A publicação contém a nova linha de diretrizes da empresa para a melhoria contínua d...

Veja mais