5 etapas para a jornada ESG no metaverso, segundo a KPMG

Leia em 2min 10s

Sustentabilidade e tecnologia podem ser conduzidos de maneira conjunta, de forma a oferecer mais valor agregado aos consumidores


A publicação “Formulação do metaverso em prol da sustentabilidade” (Shaping the metaverse towards Sustainability, em inglês), conduzida pela KPMG, aponta que o metaverso e o ESG, duas das maiores tendências mundiais, podem ser conduzidas em conjunto, já que o mercado de sustentabilidade e tecnologia verde possa atingir US$ 51 bilhões até 2029.

 

“A integração entre ESG e metaverso é essencial porque as preocupações com consumo, energia e meio ambiente podem ser tanto um grande fator determinante ou bloqueador do metaverso. Apesar do metaverso criar emissões, ele também viabiliza reduções de resíduos, diminuindo a necessidade de deslocamentos. As pessoas não precisarão mais voar para reuniões internacionais, viajar para sair de férias ou transportar produtos físicos em todo o mundo”, afirma Fernando Gambôa, sócio-líder de Consumo e Varejo da KPMG no Brasil e na América do Sul.

 

A publicação da KPMG também destacou que, para as organizações ampliarem o impacto social das suas ações, há várias oportunidades no metaverso, com três áreas estratégicas principais. Primeiramente, o metaverso romperá com a tradicional fronteira da mobilidade em relação a viagens, trabalho e vida social. A força de trabalho deixará de ser limitada dentro das suas regiões, abrindo-se à migração virtual das forças de trabalho. Em segundo lugar, há oportunidades, no metaverso, para iniciativas relacionadas à saúde mental. Por último, o treinamento da empatia por meio de simulações no metaverso são muito mais eficazes.

 

A partir disso, a KPMG destacou cinco etapas para as organizações alavancarem a jornada de sucesso do ESG no metaverso, recomendando que o início esteja embasado em aprendizagens iniciais, conforme lista a seguir:

 

  • Não confie no seu instinto, pois não há intuição ao entrar no metaverso. Comece lentamente, testando internamente e experimentando o metaverso para compreender a sua funcionalidade.
  • Encontre especialistas que possam te ensinar e te ajudar a compreender os meandros do metaverso, e lembre-se que este não um movimento análogo ao digital, é a digitalização sendo.
  • Identifique um caso e inove em torno dele. Alavanque dados e análises para encontrar áreas de máximo impacto. É aqui as organizações podem encontrar valor comercial para o longo prazo.
  • Considere os aspectos do ESG das suas soluções para compreender como você está ajudando a moldar o metaverso rumo a um futuro mais sustentável considerando o seu impacto potencial.
  • Finalmente, estabeleça alguns objetivos claros e concretos, para garantir que seja possível medir o desenvolvimento e o sucesso da sua estratégia.
Redação SuperHiper 

Veja também

Sustentabilidade na Stok Center

Tema não é tendência e sim uma realidade para a rede, e também uma garantia para o futuro &n...

Veja mais
Sustentabilidade é mote de indústria de limpeza na criação de novos produtos

Limppano amplia portfólio e opta por refil de lava roupas líquido     A partir de març...

Veja mais
Sustentabilidade é prioridade para varejo e clientes

Estudo indica que supermercados e consumidores estão dando mais atenção ao tema, que assume um pape...

Veja mais
Marfrig avança em ranking mundial para uma cadeia livre de desmatamento

Companhia subiu cinco pontos percentuais na lista da Forest 500, que compila e analisa dados de empresas que atuam em ca...

Veja mais
Projeto atinge 200 toneladas de embalagens plásticas recicladas em 2022

Impulsionada pela Nestlé, a iniciativa ganhou escala este ano com a entrada de grandes empresas e ampliou a atua&...

Veja mais
8 critérios para avaliar antes de implantar o ESG

Atenção é necessária para que essa implantação traga resultados intensivos e o...

Veja mais
Líder em panificação tem 100% das embalagens sustentáveis

Iniciativa incentiva a cadeia de reciclagem e ainda oferece sustentabilidade financeira para o setor     Co...

Veja mais
Setor de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações amplia visibilidade de práticas ESG

KPMG divulga estudo que evidencia o progresso das empresas do setor e as principais estratégias que podem impleme...

Veja mais
P&G passa a articular o #RacismoZero focado nos ambientes de consumo

Ampliando a parceria de ESG com a Universidade Zumbi dos Palmares, a iniciativa da P&G Racial 360ª busca tornar...

Veja mais