Carrefour firma acordo de compra da operação Dia France

Leia em 1min 30s

LONDRES

O grupo supermercadista francês Carrefour anunciou na noite desta sexta-feira, 20, a abertura de negociações exclusivas para adquirir as operações na França da rede espanhola Dia. O negócio, avaliado em 600 milhões de euros, marca a retomada da expansão da multinacional, que chegou a cogitar vender seus ativos em países como o Brasil. A estratégia agora é reforçar o segmento de hard discount e o "comércio de proximidade", em que a perspectiva de crescimento é maior.

Segundo a nota oficial da companhia, "a operação contribuirá para o crescimento da rede multiformato de Carrefour em seu mercado doméstico". A iniciativa de retomar as compras absorvendo o Dia France, uma rede com 7,5 mil trabalhadores e 865 lojas no país - 230 delas de franqueados -, também confirma o novo momento expansionista da marca Carrefour, conforme a direção da companhia havia antecipado em março, quando da divulgação de seu balanço. Se a compra se confirmar, a rede multinacional terá, no entanto, de reformar a administração do grupo espanhol na França, que só em 2013 perdeu 11% de suas vendas, em parte pela ação agressiva de players maiores, como o próprio Carrefour ou o grupo Casino.

Se absorver o Dia, o Carrefour reforçará as marcas City, Contact e Market, variações do chamado "comércio de proximidade", formado por lojas de pequeno e médio portes. Isso porque o parque imobiliário que pertence a Dia France, avaliado em 200 milhões de euros, é bastante concentrado no departamento de Ile-de-France, ao qual pertence Paris, onde estão cerca de 200 lojas, e também na própria capital, onde existem 90. Em Paris, a existência de hipermercados é virtualmente inviabilizada por lei que impõe impostos progressivos para grandes áreas comerciais construídas.



Veículo: DCI


Veja também

Movimento intenso nos supermercados neste final de semana

A previsão é de um fim de semana com movimento intenso nos supermercados lotados. Isso porque o pico das v...

Veja mais
Profissionalização, o objetivo da rede

Se redes já estabelecidas deixaram de lado a conversão de bandeira puxadas pela expansão em superme...

Veja mais
Jogos ampliam vendas de supermercados

Faturamento do setor cresce em torno de 30% nos dias dos jogos do Brasil, afirma AssociaçãoO entusiasmo do...

Veja mais
Empresa de supermercados abrirá lojas em Minas e Goiás

A rede de supermercados Bahamas, de Juiz de Fora (MG), vai ampliar o seu número de lojas em uma expansão q...

Veja mais
Comércio de Hidrolândia festeja sede local da CDL

A inauguração aconteceu em maio e, pouco tempo depois, varejistas já celebram os bons resultadosHid...

Veja mais
Consolidação de redes regionais apresenta mudança nos resultados

Por Adriana Mattos | De São PauloUma década e meia após o início do processo de consolida&cc...

Veja mais
Pão de Açúcar mira nicho de mercado rápido para classe alta

TONI SCIARRETTA DE SÃO PAULOAchar vaga no estacionamento, pegar carrinho, rodar quilômetros de gôndol...

Veja mais
Estreia foi favorável aos supermercados

Mesmo com horário reduzido, estabelecimentos registraram alta de 40% nas vendas no primeiro dia do MundialO com&e...

Veja mais
Grupo Casino coloca marcas brasileiras em lojas no exterior

Cerca de 30 fornecedores de pequeno e médio porte, sendo que todos eles fazem parte da equipe de abastecimento da...

Veja mais