Pão de Açúcar mira nicho de mercado rápido para classe alta

Leia em 1min 40s

TONI SCIARRETTA DE SÃO PAULO

Achar vaga no estacionamento, pegar carrinho, rodar quilômetros de gôndolas e ficar mofando na fila do caixa. Lá se foi, no mínimo, meia hora de supermercado após um longo dia de trabalho.O que é problema para parte da classe média alta de São Paulo gerou oportunidade para padarias 24 horas, como a Galeria dos Pães (zona central), e mercearias como o Santa Maria (zona sul).

O nicho chamou atenção do Pão de Açúcar, maior varejista brasileiro, que decidiu criar a bandeira Minuto para atender a esse público.As lojas serão bem menores do que as do Pão de Açúcar tradicional e focarão produtos de consumo imediato como saladas, lanches, queijos, pães e frutas. Haverá ainda itens básicos de higiene pessoal e limpeza.

Para não atrasar (nem comprometer o nome Minuto), o mercado promete ter caixa sempre aberto e rápido.A primeira loja será na rua Pamplona (zona central), com cinco caixas. O plano é abrir 110 lojas em 2014."O modelo de supermercados de proximidade já é uma realidade em vários países. Na França, o Casino [dono do Pão de Açúcar] é um grande operador desse modelo com mais de 7.000 lojas e nove marcas", disse Ronaldo Iabrudi, presidente do grupo.

As pequenas "delis" e mercearias são sucesso em Nova York, Londres e Paris. A diferença é que lá as lojas ficam na saída do metrô. Em São Paulo, precisam estacionamento e manobrista.Para se adequarem a espaços menores, essas lojas trabalharão com estoque baixo e reposição frequente de perecíveis. Isso esbarra na dificuldade logística de se deslocar em regiões com restrições a caminhões, além do barulho durante a madrugada.

O brasileiro ainda exige pão fresco na padaria (o Minuto terá uma minipadaria) e serviço de corte de frios. As lojas não terão açougue nem peixaria. Esses produtos virão embalados.

PÃO DE AÇÚCAR/MAR.2014

RECEITA R$ 14,972 bilhões
NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS 156 mil
CONCORRENTES * Santa Maria, Galeria dos Pães, St Marche
*no segmento de mercados rápidos para classes A e B




Veículo: Folha de S. Paulo


Veja também

Estreia foi favorável aos supermercados

Mesmo com horário reduzido, estabelecimentos registraram alta de 40% nas vendas no primeiro dia do MundialO com&e...

Veja mais
Grupo Casino coloca marcas brasileiras em lojas no exterior

Cerca de 30 fornecedores de pequeno e médio porte, sendo que todos eles fazem parte da equipe de abastecimento da...

Veja mais
Supermercado engorda faturamento com jogos

A expectativa do setor supermercadista da Capital é faturar até 10% a mais, neste mês, frente a junh...

Veja mais
Onda de abertura de capital nos EUA favorece Casino

As maiores companhias mundiais do comércio eletrônico escolheram nas últimas semanas os Estados Unid...

Veja mais
Confiança Supermercados lança campanha

Além de vários prêmios serão sorteadas nove TVs A rede Confiança Supermercados ...

Veja mais
Câmara Árabe promove Brazilian Week em rede de supermercados do Kuwait

Evento – realizado na rede Sultan Center até o próximo dia 16 – dará destaque a produto...

Veja mais
Carrefour Brasil retoma planos de expansão, diz CEO

O Carrefour retoma os planos de expansão no Brasil em 2014, depois de quatro anos sem que uma única loja d...

Veja mais
GPA e Via Varejo integram e-commerce à Cdiscount

O grupo Pão de Açúcar e a Via Varejo informaram que seus conselhos de administração a...

Veja mais
Lojas e supermercados preparam esquema para jogos do Brasil

O clima de Copa do Mundo começa a movimentar vários segmentos do comércio de Porto Velho principalm...

Veja mais