Jogos ampliam vendas de supermercados

Leia em 3min 30s

Faturamento do setor cresce em torno de 30% nos dias dos jogos do Brasil, afirma Associação

O entusiasmo do torcedor fez com que o movimento nos supermercados de Sorocaba aumentasse antes da primeira partida da seleção brasileira na Copa do Mundo. E, ontem, a história não foi diferente. A Associação Paulista de Supermercados (Apas) estima que, na região, o faturamento do setor cresce em torno de 30% nos dias dos jogos do Brasil. Os itens mais procurados são bebidas, carnes e os petiscos. Diante do aumento da demanda, as redes de supermercados têm feito promoções para atrair os consumidores.

"O primeiro jogo do Brasil movimentou os supermercados, principalmente, pela manhã, com a ansiedade do consumidor", explica o diretor regional da Apas, Marcos Tozi. Ele destaca que houve um aumento de 30% no dia de estreia da seleção, algo que se repetiu ontem. Segundo Tozi, o setor tem boas expectativas em relação à passagem da seleção brasileira para a segunda fase, aumentando o faturamento de todo o setor durante o período. "Mas já temos três dias garantidos", pondera.

Durante toda a duração da Copa do Mundo - não apenas dos jogos do Brasil -, a Apas projeta que ocorra um aumento de 15% no faturamento dos supermercados da região de Sorocaba. A confiança, de acordo com ele, se dá em virtude do clima de festa desta região, que não tem sofrido com as manifestações anticopa, que se tornaram comuns nas cidades-sede do torneio.

Os produtos mais procurados pelos consumidores neste período, conforme Marcos Tozi, são bebidas e carnes. "O consumidor está comprando artigos relacionados ao churrasco", conta. E o aumento da procura, segundo o diretor da Apas, tem resultado em redução de preços em virtude da concorrência. "As empresas têm explorado bons preços, nos dias dos jogos, com ofertas chamativas", ressalta. Para Tozi, a margem dos supermercados acaba sendo diminuída, porém, compensa com o aumento no consumo.

Movimento em Sorocaba

No supermercado Paulistão, localizado na avenida São Paulo, o movimento de clientes aumenta a poucas horas da partida do Brasil. "No primeiro jogo, foi acima do que a gente esperava, principalmente, pela manhã; mas hoje (ontem) está melhorando mais agora à tarde", diz o gerente do estabelecimento, Márcio Souza Pires, que fecha o estabelecimento uma hora antes da partida da seleção e abre uma hora depois.

O faturamento no estabelecimento aumenta 25% neste período, com a venda de produtos típicos para a diversão do torcedor brasileiro. "Eles procuram mais bebidas, carnes e petiscos, como amendoim e pipoca, fundamentais para o jogo", acrescenta o gerente. Apesar do aumento na movimentação, ele ressalta que tem feito promoções para alavancar ainda mais o faturamento.

O Extra Hipermercados foi outro estabelecimento que apontou picos de vendas no dia do jogo da seleção brasileira. Por meio de assessoria de imprensa, a rede explica que "o dia do primeiro jogo do Brasil marcou um alto fluxo de clientes nas lojas" do grupo. Segundo a empresa, as redes Pão de Açúcar e Extra tiveram um fluxo intenso de clientes desde a abertura das lojas até minutos antes do inicio do jogo que marcou a vitória do Brasil sobre a Croácia.

Nos carrinhos de compras de seus clientes, informa o grupo, estavam alguns itens comuns. "Como é o caso de itens para churrasco, snacks, bebidas e também itens do setor têxtil, como camisetas da linha exclusiva "Sou Brasileiro"", informa. As bebidas, acrescenta, tiveram venda 200% maior na quinta-feira passada, na comparação com o mesmo dia da semana anterior. "As vendas de snacks e salgadinhos cresceram 20%, e carnes para churrasco e linguiça, cerca de 40%."

O Walmart de Sorocaba também registrou vendas de produtos para churrasco 50% maiores na estreia do Brasil, algo que a empresa espera repetir nas demais partidas, informa, via assessoria de imprensa. Os salgadinhos foram outros itens com desempenho elevado, vendendo 70% a mais, na comparação com dias normais.

Durante todo o mês de junho, o Walmart espera que as bebidas tenham incremento de 30% nas vendas, enquanto os demais itens, como salgadinhos e pipoca devem ter procura 25% superiores a períodos comuns. "O aumento das vendas de carnes para churrasco deve ficar em torno de 20% ante mesmo período passado", conclui.

 

Veículo: Jornal Cruzeiro do Sul


Veja também

Empresa de supermercados abrirá lojas em Minas e Goiás

A rede de supermercados Bahamas, de Juiz de Fora (MG), vai ampliar o seu número de lojas em uma expansão q...

Veja mais
Comércio de Hidrolândia festeja sede local da CDL

A inauguração aconteceu em maio e, pouco tempo depois, varejistas já celebram os bons resultadosHid...

Veja mais
Consolidação de redes regionais apresenta mudança nos resultados

Por Adriana Mattos | De São PauloUma década e meia após o início do processo de consolida&cc...

Veja mais
Pão de Açúcar mira nicho de mercado rápido para classe alta

TONI SCIARRETTA DE SÃO PAULOAchar vaga no estacionamento, pegar carrinho, rodar quilômetros de gôndol...

Veja mais
Estreia foi favorável aos supermercados

Mesmo com horário reduzido, estabelecimentos registraram alta de 40% nas vendas no primeiro dia do MundialO com&e...

Veja mais
Grupo Casino coloca marcas brasileiras em lojas no exterior

Cerca de 30 fornecedores de pequeno e médio porte, sendo que todos eles fazem parte da equipe de abastecimento da...

Veja mais
Supermercado engorda faturamento com jogos

A expectativa do setor supermercadista da Capital é faturar até 10% a mais, neste mês, frente a junh...

Veja mais
Onda de abertura de capital nos EUA favorece Casino

As maiores companhias mundiais do comércio eletrônico escolheram nas últimas semanas os Estados Unid...

Veja mais
Confiança Supermercados lança campanha

Além de vários prêmios serão sorteadas nove TVs A rede Confiança Supermercados ...

Veja mais