Casino une operações on-line

Leia em 3min 30s

O grupo Casino decidiu unir as operações das empresas de comércio eletrônico Cdiscount, braço virtual da companhia na França, e Nova Pontocom, operação de comércio eletrônico do Grupo Pão de Açúcar (GPA), para criar uma nova companhia do setor de atuação global. Uma holding internacional com nome de NewCo deve ser criada pelas companhias. A informação consta em fato relevante divulgado ao mercado na noite de ontem pelo GPA.

A ideia é criar um novo negócio de venda on-line, com receita líquida somada de cerca de US$ 4 bilhões, que expanda a atuação no comércio virtual em mercados emergentes.

O Casino deve listar a nova companhia na Nasdaq, bolsa americana que concentra papéis de empresas de tecnologia, e o Valor apurou que há planos de fazer uma oferta primária de ações (em que os recursos são aplicados no negócio) neste primeiro semestre. A empresa deve ter o nome de Nova Plus, segundo fontes do setor.

O projeto foi submetido ontem à avaliação dos conselhos de administração do Grupo Pão de Açúcar (controlador da Nova Pontocom) e da Via Varejo, varejista que reúne as marcas Casas Bahia e Ponto Frio.

Especialistas em mercado estimam, com base na avaliação dos negócios da Cdiscount e da Nova Pontocom, que a oferta primária de ações da empresa pode atingir R$ 5 bilhões (pouco mais de US$ 2 bilhões). A companhia não se pronunciou a respeito do valor da abertura de capital nos EUA. Morgan Stanley e J.P.Morgan devem ser os coordenadores da oferta de ações na Nasdaq, apurou o Valor.

O plano prevê, em obediência à política de transações com partes relacionadas da empresa, que um comitê especial formado por conselheiros independentes da Via Varejo e do GPA, discuta a proposta e emita uma avaliação. Deve ser avaliada inclusive a relação de troca de ações da qual resultará a divisão do capital social de NewCo entre seus sócios fundadores.

Para isso avançar, foi autorizada ontem a formação desse comitê no GPA, formado por conselheiros de administração, na maioria independentes, incluindo Eleazar de Carvalho Filho, Luiz Aranha Correa do Lado e Maria Helena Santana.

Na Via Varejo também foi deliberada a constituição de um comitê especial em grande parte por conselheiros independentes, formado por Alberto Guth, Christophe Hidalgo e Renato Carvalho, todos já membros do conselho de administração da varejista.

Em fato relevante, o GPA informa que a viabilidade do projeto está sujeita às aprovações finais dos órgãos societários do Casino, Grupo Pão de Açúcar, Via Varejo e Exito (empresa do Casino na Colômbia, que também está incluída na união dos ativos), assim como às aprovações das autoridades de defesa da concorrência.

A Cdiscount é empresa de comércio eletrônico do Casino na França, onde é líder de mercado (Amazon é segunda colocada no país), com € 1,8 bilhão em vendas em 2013 (US$ 2,1 bilhão). A companhia tem vendas on-line nos países de atuação do Casino - Colômbia, Tailândia, Vietnã e França.

No Brasil, a Nova Pontocom fechou 2013 com receita líquida de R$ 4,3 bilhões (cerca de US$ 1,8 bilhão, com base na cotação média da moeda americana em 2013) e reúne as lojas on-line de Casas Bahia e Ponto Frio, Extra, Barateiro.com, Partiuviagens.com.br e eHub.com.br.

A expectativa é que os recursos com a oferta de ações nos EUA sejam aplicados na operação da nova companhia, para ampliação das atividades nos mercados emergentes, foco de atuação do Casino no mundo. Analistas acreditam que a ideia inicial é ampliar a troca de conhecimento entre Nova Pontocom e Cdiscount, algo que já acontece, mas que tem espaço para crescer de forma mais acelerada.

A nova empresa deve ter um conselho de administração com membros do Casino, Via Varejo e Nova Pontocom. German Quiroga, que preside a Nova Pontocom será coCEO, ao lado do executivo-chefe da Cdiscount na França.

A operação do Cdiscount é mais madura que a brasileira no negócio de shopping virtual e nos programas de fidelidade ao cliente, por exemplo. Também é mais avançada em projetos de multicanalidade (como o que permite comprar no site e retirar na loja). Já a Nova Pontocom, pela expansão territorial do Brasil, tem experiência em logística e distribuição.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Rede menor ganha peso nos planos da indústria

A indústria nacional, em sua maior parte formada por empresas de pequeno e médio porte, tem redobrado a at...

Veja mais
Abilio Diniz vende ações do Pão de Açúcar

O empresário Abilio Diniz vendeu ontem em leilão na BMF&Bovespa todas as suas ações pref...

Veja mais
Supermercado Via Real chega a Peçanha

Presente em dez cidades na região do Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, a Rede Via Real Supermercados se prepara ...

Veja mais
Grupo Pão de Açúcar vai testar novo modelo de loja em São Paulo

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) anunciou na quarta-feira, 30, que começa a testar um novo modelo...

Veja mais
Super Muffato prevê crescimento de cerca de 35% nas vendas para o Dia das Mães

A expectativa do Super Muffato é atingir um crescimento médio de 35% nas vendas de presentes para o Dia da...

Veja mais
Via Varejo busca sinergia com Nova Pontocom

A Via Varejo, maior rede de eletroeletrônicos do país, busca maior integração com seu bra&cce...

Veja mais
Minerva conclui compra de ações do Frigorífico Carrasco

O Minerva finalizou a compra de todas as ações do Frigorífico Carrasco, no Uruguai, após a c...

Veja mais
Copa será positiva para supermercados, diz FGV

Entre os segmentos mais "empolgados" estão o de hiper e supermercados, o de alimentos, bebidas e fumo e o de comb...

Veja mais
Hipermercados viram nicho

A rede Spedini Trattoria Expressa, especializada em culinária italiana, quer fazer dos hipermercados seu novo nic...

Veja mais