Supermercado Via Real chega a Peçanha

Leia em 2min 40s

Presente em dez cidades na região do Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, a Rede Via Real Supermercados se prepara para avançar para mais um município ainda neste mês, chegando ao total de 19 associados. Com investimento de cerca de R$ 500 mil, a nova unidade será em Peçanha, também no Vale do Rio Doce, e vai reforçar o crescimento da rede, que pretende faturar mais de R$ 40 milhões neste ano.

De acordo com o gerente da central de compras, Tiago Soares Peçanha de Oliveira, a expectativa é que o retorno do investimento de R$ 500 mil aconteça ainda neste ano na nova unidade. Ele explica que essa será o primeiro supermercado da Via Real na cidade, que já estava nos planos da rede por causa de seu bom mercado consumidor. Além disso, Oliveira explica que havia um empresário no município interessado em se associar à rede, o que facilitou ainda mais o processo.

O gerente destaca que foi realizado um estudo de seis meses para confirmar a ida da marca para Peçanha. Entre os critérios avaliados estavam o perfil do futuro associado, a credibilidade da loja dele no município e a possibilidade de crescimento. Com essa nova unidade, a rede chega a 11 cidades na região do Vale do Rio Doce. Segundo Oliveira, Via Real não deve abrir outras unidades neste ano, uma vez que está investindo nos atuais associados.

O gerente explica que a rede foi criada com o objetivo de fortalecer os pequenos supermercadistas que existiam na região. Eles perceberam que, isolados, não conseguiam oferecer condições atrativas para fidelizar os clientes, por isso se uniram para crescerem juntos. "Em rede conseguimos melhor contato com fornecedores, mix mais diversificado, negociações mais agressivas e automaticamente preços mais competitivos", destaca.

Ele lembra, ainda, que a rede ajuda os empresários na capacitação de gestores e funcionários, além de oferecer um padrão de marca. "Essa padronização das lojas é importante porque passa credibilidade. O cliente de uma cidade pequena que compra no supermercado da Via Real tem a confiança de que está comprando de uma rede presente em toda a região", frisa. Outro importante benefício para os associados é o jornal de ofertas, recurso de marketing que a maioria dos empresários não tinha acesso quando atuavam sozinhos.

De acordo com Oliveira, logo no lançamento da rede, os supermercados associados tiveram crescimento de 15%, percentual que tem se mantido anualmente desde então. Em 2013 a rede faturou R$40 milhões e a expectativa para esse ano é aumentar em pelo menos 20% esse valor.

Entre as estratégias adotadas pelos associados neste ano está a aposta em produtos de marca própria. Atualmente, a rede já tem o arroz Via Real, que é um sucesso e bateu as metas de venda antes do meio do ano. Agora, os empresários se preparam para o lançamento de um novo produto, que ainda não pode ser divulgado, mas deve chegar às gôndolas nos próximos três meses. "O objetivo dessa estratégia é fortalecer a marca. Ao levar para casa um produto da Via Real, o cliente vai sempre se lembrar do supermercado", avalia.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Grupo Pão de Açúcar vai testar novo modelo de loja em São Paulo

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) anunciou na quarta-feira, 30, que começa a testar um novo modelo...

Veja mais
Super Muffato prevê crescimento de cerca de 35% nas vendas para o Dia das Mães

A expectativa do Super Muffato é atingir um crescimento médio de 35% nas vendas de presentes para o Dia da...

Veja mais
Via Varejo busca sinergia com Nova Pontocom

A Via Varejo, maior rede de eletroeletrônicos do país, busca maior integração com seu bra&cce...

Veja mais
Minerva conclui compra de ações do Frigorífico Carrasco

O Minerva finalizou a compra de todas as ações do Frigorífico Carrasco, no Uruguai, após a c...

Veja mais
Copa será positiva para supermercados, diz FGV

Entre os segmentos mais "empolgados" estão o de hiper e supermercados, o de alimentos, bebidas e fumo e o de comb...

Veja mais
Hipermercados viram nicho

A rede Spedini Trattoria Expressa, especializada em culinária italiana, quer fazer dos hipermercados seu novo nic...

Veja mais
Para supermercados Copa será positiva, diz FGV

Mais de um terço dos empresários do varejo restrito esperam que seu nível de atividade seja afetado...

Veja mais
Super Guará expande com ações de marketing

Investimentos em redes sociais, encartes e anúncios são pesados. Eventos aproximam a empresa dos clientesS...

Veja mais
Rede de atacado e varejo Super ABC chega a Marília até final de julho

Grupo mineiro deve se instalar no local onde funcionava o Maxxi Atacado; cerca de 100 empregos será geradoO grupo...

Veja mais