Pesquisa releva que consumidor brasileiro retomou antigo hábito de fazer "compra do mês"

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Classe C segue como peça importante no crescimento do consumo e registra um aumento de 6% em volume de compras e 8% no preço médio, segundo pesquisa da Kantar Worldpanel



Mesmo com a alta da inflação em 2013, os brasileiros vêm consumindo cada vez mais. Apesar de diminuírem a ida ao ponto de venda em três vezes, registraram um aumento de 3% em volume consumido e 9% no preço médio, segundo dados do estudo Consumer Insights da Kantar Worldpanel, que monitora o consumo de bens não duráveis, como alimentos, bebidas e produtos de higiene e beleza.



Esse resultado continua a ser impulsionado pelo maior acesso a renda da Classe C, grande responsável pelo crescimento do consumo no país, que no último ano registrou um aumento de 6% em volume e 8% no preço médio. "A nova formatação da classe média, que aglomerou um maior número de consumidores nos últimos anos, também demonstra interesse na compra de uma gama maior de produtos, além daqueles de subsistência. É possível observar que, apesar de ir menos ao ponto de venda, ela consome mais, causando impacto positivo em volume. A migração da classe D/E para a C também colaborou para o aumento do consumo", afirma Christine Pereira, diretora comercial da Kantar Worldpanel.



Mesmo com menos dinheiro no bolso, esse consumidor continua comprando produtos sofisticados, de categorias não básicas, como detergente líquido para roupas, pratos prontos e requeijão. É o resultado do equilíbrio entre ir menos ao ponto de venda e tentar manter os melhores produtos na cesta de compras, garantindo o consumo de itens que já foram conquistados.

Contudo, se em 2012 a classe D/E puxou o consumo do país para cima, em 2013 o comportamento de compra desse consumidor, mais sensível ao aumento dos preços, tem sido o oposto. No último ano foi possível observar que a Classe D/E registrou uma queda de 1% em volume consumido, mas deixou de ir ao ponto de venda em média cinco vezes. Apesar da retração do consumo, o número de itens comprados por viagem aumentou para 9% em comparação ao ano anterior, mas, ainda sim, existem alguns produtos como queijo, ketchup, cervejas, sobremesa pronta e suco pronto para beber que ainda precisam ser conquistados por esta classe. Já na Classe AB, o volume consumido, comparado ao ano anterior, , mostrou um crescimento de 2% e a ida ao ponto de venda diminuiu apenas em uma vez.

Centro-Norte cresce racionalizando o seu consumo


No ponto de vista regional, mesmo com um aumento de preço próximo ao das grandes metrópoles, o Centro-Norte do país (que engloba Centro Oeste, Norte e Nordeste e as regiões do Interior do Rio de Janeiro, Espirito Santo e Minas Gerais) cresce racionalizando seu consumo. Estas regiões, ao mesmo tempo em que diminuíram as suas idas ao ponto de venda, aumentaram seu volume de compras e o preço médio gasto.

As regiões do Interior de SP e Sul mostraram um crescimento no preço médio gasto, porém uma estabilidade em sua frequência de compra e no seu volume, onde podemos observar que eles se programam muito mais na hora de fazer sua compra.

Produtos mais consumidos


Atualmente, o carrinho de compras da Classe C e DE tem o mesmo número de categorias. São 43 categorias presentes no consumo dessas classes. Já o carrinho da classe AB é composto por 48 categorias, ou seja, as classes mais baixas ainda tem um gap de 5 categorias a serrem conquistadas.


Como o ano de 2013 foi marcado por uma sofisticação no consumo, em todas as classes sociais foi possível avaliar que as escolhas foram feitas pensando no custo benefício:


Top 5+: O que mais entrou no carrinho de compras das famílias:
- detergente líquido para roupa
- suco pronto
- alvejante sem cloro
- requeijão
antisséptico bucal


Top 5-: Produtos que começaram a deixar de fazer parte da compra:
- polpa + purê de tomate
- cremes e loções
- bronzeador/ protetor solar
- cera para assoalho
- sabão em pedra.



Fonte: Comunicação Kantar WordPanel


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