Supermercados: venda 30% maior na semana de Carnaval

Leia em 3min

Só considerando as cervejas, a procurado tem no período de Carnaval dispara até 40%, aponta a Acesu

Com a proximidade do Carnaval 2014, o setor supermercadista do Ceará já está em plena folia diante da perspectiva positiva de expansão das vendas. Seja brincante ou não, permanecendo na cidade ou viajando para o litoral ou serras cearenses durante o feriadão, não tem jeito, todos acabam passando antes no supermercado para abastecer o estoque de comidas e bebidas. A expectativa do segmento, face a igual período do ano passado, é de 4% de crescimento real no faturamento, ou seja, descontada a inflação.

A estimativa é do presidente da Associação Cearense de Supermercados (Acesu), Severino Neto, que também é diretor dos Mercadinhos São Luiz.

"Qualquer data comemorativa é muito boa para o setor. E no Carnaval, então, as pessoas enchem a mala do carro de compras ao sair para o feriado, e tornam a encher quando voltam para abastecer a geladeira, que normalmente fica zerada. Isso faz com que, em comparação a uma semana normal, nossas vendas cresçam em torno de 30% na semana do Carnaval", afirma. Conforme Severino Neto, o crescimento só não é maior porque a demanda no Carnaval aumenta apenas em alguns produtos, como carnes para churrasco, comidas práticas e bebidas alcoólicas.

"No caso da cerveja, a procura sobe 30% a 40% em relação a uma semana tradicional. E o nosso investimento é ampliado nesse item na mesma proporção", conta. Em contrapartida, o presidente da Acesu afirma que itens muito demandados no dia a dia, como feijão e arroz, vendem menos no período momino.

Funcionamento

"É por isso que, no fim das contas, nosso aumento no faturamento se transforma em 4% - bem abaixo do patamar de expansão da venda de cerveja", explica o presidente da Acesu. Outros fatores que ajudam a animar os supermercadistas cearenses, principalmente aqueles que possuem estabelecimentos localizados na Capital cearense, é o aumento crescente de visitantes em Fortaleza durante o Carnaval. "Nossa cidade não tem tradição de Carnaval, mas a cada ano ela é mais procurada como destino para quem quer aproveitar o feriado para descansar. E como nosso funcionamento será normal todo no feriado, inclusive na terça-feira, vamos poder atender também a esse público", diz.

De olho na Páscoa

De volta do carnaval, os supermercadistas já preparam seus estoques para a Páscoa - data para a qual a Acesu também projeta 4% de crescimento real no faturamento em relação ao mesmo período de 2013. Segundo o presidente da entidade, na Semana Santa, a demanda cresce entre 20% e 30% para produtos como azeite e vinho. Em relação ao bacalhau, a data concentra o consumo desse produto.

"Na Páscoa, vendemos mais bacalhau do que durante todo o ano", afirma. Em relação aos ovos de chocolate ele observa que a demanda também é concentrada e pontual.

Quantidade

O titular da Acesu disse não dispor ainda do volume de produtos que será disponibilizado nos supermercados cearense para a atender a demanda durante a Semana Santa. Ele também não adiantou qual a estimativa da variação nos preços de produtos, como chocolates e pescado, para o período. "O que posso dizer é que teremos cada vez mais produtos com maior variedade de marcas e preços. O consumidor vai poder escolher entre um bacalhau mais popular ou um médio, até o bacalhau do Porto. O mesmo vai ocorrer com outros produtos. Teremos mais de 200 rótulos de vinhos, incluindo o garrafão de cinco litros, o mais procurado para o período", antecipa o presidente da Acesu.



Veículo: Diário do Nordeste


Veja também

Satisfeito com o Brasil, supermercadista vê recuperação de receita na França

Jean-Charles Naouri, presidente do Casino, controlador do Grupo Pão de Açúcar (GPA), começou...

Veja mais
Supermercadista ajuda desempenho do Casino

O crescimento orgânico do grupo Casino nos mercados internacionais subiu 11,9% em 2013, com destaque para o Brasil...

Veja mais
ABRAS divulga amanhã as marcas mais vendidas nos supermercados

A ABRAS/SUPERHIPER divulgam amanhã (19), em São Paulo, a 15ª edição do estudo de Marcas...

Veja mais
Centrais de compras faturam mais de R$ 2 bi em 2013

Donos de pequenas lojas se uniram para ter maior poder de barganhaAssociar para sobreviver. Essa foi a alternativa que d...

Veja mais
Varejista mantém foco com estratégias nos preços

Apesar do ano "complexo" o Grupo Pão de Açúcar (GPA) bateu as metas previstas para 2013, com result...

Veja mais
Herdeiro do supermercadista quer liderar e-commerce

Aos 32 anos, diretor de inovação testa novos modelos de entrega no Brasil e cobiça mercado hoje ocu...

Veja mais
Rentabilidade se manterá no alimento, diz supermercadista

O diretor vice-presidente de Finanças do Grupo Pão de Açúcar (GPA), Christophe Hidalgo, afir...

Veja mais
Tenda Atacado investe para atrair nano e microempreendedores

A rede atacadista Tenda Atacado, presente nas principais cidades do interior do estado de São Paulo, iniciou 2014...

Veja mais
Distrito Federal inaugura primeiro supermercado sustentável

Felipe Menezes/Divulgação A Rede de Supermercados Super Maia inaugurou seu primeiro...

Veja mais