Supermercados se destacam no varejo, diz Cielo

Leia em 1min 40s

Os setores que mais cresceram no varejo brasileiro em 2013 ante o ano anterior, conforme o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), foram as companhias aéreas com expansão de 17,6% em receita nominal de vendas no período de comparação. Em seguida, de acordo com o indicador lançado nesta segunda-feira, 03, pela adquirente Cielo, vieram os setores de supermercados e hipermercados e drogarias e farmácias, ambos com 15,5%, na mesma base de comparação.

Se descontada a inflação, segundo o ICVA, os vencimentos foram 9,5%, 7,3% e 10,3%, respectivamente. O indicador da Cielo também mediu o desempenho da quarta edição da black friday, realizada na ultima sexta-feira de novembro. O faturamento, de acordo com o índice, cresceu 42,9% em relação à ultima vez que o evento foi realizado no Brasil seguindo o critério de receita nominal.

A maior evolução, conforme a Cielo, foi notada no e-commerce, que concentra o volume de vendas da data e aponta avanço de 200% antes às vendas registradas nas lojas online no mesmo intervalo de 2012. Na semana do Natal, segundo o ICVA, houve desaceleração do crescimento em relação à black friday, que ficou em 9,4%.

"Os números indicam que houve uma antecipação das compras de Natal nesta edição da black friday", avalia a adquirente.

O ICVA não guarda, conforme o presidente da Cielo, Rômulo de Mello Dias, correlação com o desempenho financeiro da companhia. A adquirente desenvolveu, segundo ele, modelos matemáticos para isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento. Além disso, também foram retirados os efeitos da maior participação de cartões na economia pela substituição de cheque e dinheiro.

O índice da Cielo será divulgado mensalmente todo dia 14 retroativo do mês imediatamente anterior. A base de comparação é anual. A Cielo não descarta ampliar as alternativas de comparação, mas, Segundo Dias, na base anual é possível ter uma melhor análise do desempenho do setor varejista uma vez que há fatores sazonais no segmento.



Veículo: A Tarde - BA


Veja também

Varejista investe em Quixadá

Quixadá. Um ano após a inauguração da sua segunda loja em Sobral, o Pinheiro Supermercado ab...

Veja mais
Varejista vai centralizar compras

Depois de implantar um sistema de gestão integrado para todas as suas franquias, a rede de lojas Mundo Verde quer...

Veja mais
Supermercadista investe em novo marketing no Brasil

Quem assistiu ao último capítulo da novela Amor à Vida, da Rede Globo, viu, no intervalo, hist&oacu...

Veja mais
Varejo de Minas tem destaque

Crescimento nominal do comércio no estado foi de 14,2% em 2013 e alta no país, de 13,4%. Supermercados se ...

Veja mais
Supermercado puxa o v

O novo Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), lançado ontem, mostrou que o desempenho do setor no Estado ...

Veja mais
Walmart muda estratégia de marketing e lança nova campanha

A partir de hoje, o Walmart Brasil lança nacionalmente a sua nova campanha de marketing e dá início...

Veja mais
Supermercadista quer se aproximar da classe C

Atrair os consumidores de perfil econômico emergente, em especial da classe C, para as suas bandeiras é o n...

Veja mais
WalMart reduz expectativa de lucro para o 4º trimestre

O WalMart alertou nesta sexta-feira, 31, que seu lucro do quarto trimestre pode vir menor do que foi previsto anteriorme...

Veja mais
Energia eleva os custos dos supermercados

Setor em Minas confirmou as boas previsões de vendas e fechou 2013 com um faturamento de R$ 26,8 bilhõesO ...

Veja mais