Assaí vai abrir mais de 70 lojas sustentáveis até 2023

Leia em 3min 30s

Expansão consciente da rede atinge um alto grau de eficiência energética, incluindo uso de fontes renováveis. Internamente, o grupo estimula metas de redução de consumo de água e luz diante a grave crise hídrica na maior parte do país

 

O Assaí Atacadista tem investido continuamente em uma matriz energética diversificada e mais limpa inclusive nas 29 novas que serão abertas este ano e mais 25 unidades por ano até 2023.

 

Desta forma, o atacadista tem ampliado suas medidas em prol da eficiência energética e, hoje, cerca de 90% do que é consumido pela companhia tem como origem fontes renováveis, ou seja, são provenientes das matrizes eólica, solar, biomassa e pequenas hidrelétricas. A iniciativa está atrelada ao pilar de sustentabilidade, um dos principais do negócio do Assaí.

 

Dentre as medidas de eficiência energética da companhia, há o planejamento de migração completa do parque de lojas de 2020 para o mercado livre de energia, anunciado em março deste ano. Atualmente, das 190 lojas presentes em todo o país, 174 já migraram para o mercado livre de energia (dados de agosto/21).

 

“Apenas 15 unidades ainda estão em processo de migração ao novo sistema e a perspectiva é seguirmos esse planejamento em linha com a expansão do Assaí. Assim, as unidades que serão inauguradas no decorrer deste ano serão convertidas ao longo dos próximos meses”, explica Lucas Attademo, Gerente de Galerias e Contas Públicas do Assaí.

 

As novas lojas do Assaí também são construídas levando em consideração conceitos de ecoeficiência e gestão do impacto ambiental e já são inauguradas com iluminação 100% em LED; ilhas de congelados e refrigerados com portas; e fachada de vidro e telhas translúcidas, que garantem um melhor aproveitamento da luz natural e contribuem para a diminuição do consumo de energia.

 

Para seguir aprimorando os processos operacionais de eficiência energética, o Assaí está sempre buscando novas tecnologias que auxiliem no controle de dados e informações. “Temos uma parceria com a Enel X, que nos auxilia no acompanhamento do consumo de energia em todas as nossas lojas. A partir da análise de dados, a Enel X nos alerta se alguma unidade supera o consumo previsto e, assim, podemos averiguar o que está acontecendo e solucionar a questão o quanto antes”, conta.

 

Além disso, o Assaí possui 6 usinas solares em operação em suas lojas. Os painéis fotovoltaicos foram instalados na cobertura dos estacionamentos das lojas e geram energia que abastece parte da operação.

No último ano, as usinas geraram cerca de 4 mil MWh de energia, o que equivale ao consumo de energia de cerca de 1.700 residências médias, evitando a emissão de aproximadamente 240 toneladas de CO2 durante o período.

 

Programa de Conscientização entre os colaboradores

Como forma de incentivar e conscientizar também os seus mais de 51 mil colaboradores e colaboradoras quanto ao consumo consciente de energia e água, o Assaí também conta com um programa interno em suas lojas, na qual reforça as boas práticas entre o seu time e estimula metas de redução de consumo. “O país está em um cenário atípico de crise hídrica e elétrica, mas nossas iniciativas de eficiência energética atreladas a fontes de energias renováveis têm nos ajudado muito.

 

E isso também se aplica ao nosso processo de expansão: abriremos 28 novas lojas este ano e mais 25 novas unidades por ano até 2023. Nosso parque de loja está crescendo rapidamente e essas iniciativas nos auxiliam em uma expansão responsável e consciente”, afirma.

 

O Assaí também se tornou a 1ª empresa do Brasil a conquistar o Selo de Confiança da B3 para o mercado de energia. “Sustentabilidade é um dos principais pilares do nosso negócio. Seguiremos ampliando e aprimorando, cada vez mais, as nossas iniciativas de eficiência energética. Em linha com o nosso controlador Casino, a empresa também tem como meta reduzir em 30% as suas emissões de carbono até 2025 – com base no ano de 2015”, finaliza Attademo.

 

Redação SuperHiper


Veja também

Kroger vê muito futuro no e-commerce de alimentos

Com a meta de chegar a US$ 20 bilhões em vendas digitais até 2023, supermercadista americana reforç...

Veja mais
Supermercado mineiro é âncora de shopping em Cidade Histórica

Nova unidade em São João Del Rei fica dentro de um shopping com movimento estimado de 4 mil pessoas por di...

Veja mais
Grupo Bahamas acelera expansão de atacarejo no interior de Minas

Nova loja no Triângulo Mineiro gera cerca de 120 empregos diretos. Grupo também anuncia a reabertura do Bah...

Veja mais
Max Atacadista é eleito top 1 no ranking atacarejo

Dados da Advantage Group 2021 destacam a rede como a número um em cash & carry no cenário nacional &n...

Veja mais
Albertsons inova na venda de alimentos pelo Pinterest

Rede americana de supermercados faz parceria com a rede social para integrar fotos e vídeos selecionados pelos cl...

Veja mais
Pelo segundo ano, Tenda atacado é top 1 no canal cash & carry

Rede conquistou prêmio concedido pela empresa canadense Advantage Group por sua gestão e desempenho  ...

Veja mais
Consumo aquecido leva Assaí a abrir terceira loja na Paraíba

O atacarejo de 13 mil m² localizado no caminho para o litoral norte, teve custo estimado de R$ 51 milhões &n...

Veja mais
Em 2021 o Jaú Serve Supermercados comemora aniversário com o lançamento da Promoção Fácil Ganhar, Fácil Economizar

Outubro é o mês do aniversário da rede de Supermercados Jaú Serve e como em todos os anos, a ...

Veja mais
Assaí amplia atuação no Piauí

Ampliando os investimentos no Piauí, o Assaí Atacadista inaugurou na terça-feira (28 de setembro) s...

Veja mais