Presidente da Abras participa de webinar da Apas com o empresário Abilio Diniz

Leia em 4min 20s

 Webinar da APAS com os presidentes João Sanzovo e Ronaldo do Santos,  e Abilio Diniz

 

 

O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Sanzovo Neto, participou de webinar com o empresário Abilio Diniz, sobre os desafios da pandemia do coronavírus (covid-19) no setor,  promovida pela Associação Paulista de Supermecados (APAS) nesta quinta-feira (21). 

 

Durante a webinar, mediada pelo presidente da APAS, Ronaldo dos Santos, os participantes falaram da necessidade de adaptação dos supermercados na pandemia, com a elaboração de protocolos de prevenção para garantir a segurança de clientes e colaboradores, controle de fluxo dos consumidores dentro das lojas para evitar o contágio da doença, além do crescimento do e-commerce que o isolamento tem gerado, e da importância em manter o otimismo mesmo em momentos difíceis.

 

Abilio Diniz, que é presidente do Conselho de Administração da Península Participações e membro dos Conselhos do Carrefour Brasil e Global, avaliou a situação como inédita e com grandes desafios para os empresários. Mesmo assim, ele se mostrou confiante na força do setor para superar os obstáculos. "Toda crise traz dificuldades e oportunidades, para quem quer crescer esse é o momento de olhar ao redor. Nunca na minha vida eu vi uma taxa de juros tão baixa, temos uma inflação quase que inexistente, é preciso que os supermercadistas enxerguem a nova dinâmica do mercado. O nosso ramo vai continuar firme, as pessoas vão continuar se alimentando. Eu já vivi várias crises, na de 2008 (quando estava no GPA) cortamos tudo o que podíamos e fizemos caixa, e em 2009 dobramos o tamanho da companhia. Não é loucura imaginar que o setor supermercadista continuará forte", disse o empresário.

 

Com sua visão experiente, Diniz destacou que não vê grandes novidades no mercado de consumo durante a pandemia, e sim, um avanço de tendências que já existiam. "O mercado online por exemplo, teve uma aceleração, as pessoas passaram a comprar mais por esse canal, mas não é algo novo. O mundo está querendo lojas menores, mais convenientes, próximas das casas, tendências que já existiam antes da pandemia e que continuam."

Para ele, ainda não é momento de se iludir com o término da pandemia. "Estamos em restrição da mobilidade, que é necessário para diminuir o avanço dos casos e não esgotar o sistema público de saúde. Enquanto não tivermos uma vacina, a recomendação será para evitar aglomerações, viagens e usar máscaras. E será algo que teremos que nos adaptar."


Empresas

 

Os participantes lembraram ainda da importância de o governo federal dar atenção às empresas nesse momento, com maior oferta de créditos para que possam passar pela crise sem grandes danos. O presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto, disse que o tema vem sendo discutido pelo setor, e citou sua participação na videoconferência com os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e da Frente Parlamentar do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (FCS), Efraim Filho, e empresários na última quarta-feira, 20 (Clique aqui e veja mais).

 

"Os setores supermercadista, atacadista e distribuidor estão funcionando, o restante está parado, ‘gritando'. A Abras faz parte da União Nacional de Entidades de Comércio e Serviços (UNECS), e temos visto que o crédito não está chegando aos pequenos. Estamos solidários com os outros setores, e para que o governo assuma os riscos desses créditos", disse Sanzovo.

 

Abilio Diniz destacou ainda que além das dificuldades econômicas o Brasil passa por desafios sociais, com boa parte da população em situação de pobreza, sem saneamento básico e sem condições financeiras para comprar alimentos, e que os governantes precisam dar mais atenção à essa questão.

 

Finalizações

 

O presidente João Sanzovo finalizou sua participação falando da relevância da webinar no compartilhamento de informações e conhecimentos, e da necessidade em acreditar que tudo irá passar. "Nós, do setor supermercadista, matamos um leão por dia, e devemos aproveitar as oportunidades que surgem para dar a volta por cima."


Abilio Diniz  encerrou falando de otimismo e do orgulho em fazer parte do setor.  “Eu quero ser considerado sempre como um supermercadista de carteirinha, como um de vocês. Sou otimista sim. O otimista vive muito mais feliz e alegre, e dentro desse otimismo existe o que é mais importante, a esperança. Como dizia minha mãe, não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe, temos que ter esperança em mundo melhor, mais solidário.”

 

Ronaldo dos Santos terminou a webinar, que reuniu mais de mil telespectadores, destacando a importância da confiança dos empresários supermercadistas em dias melhores. "Temos uma crise sim, e como ouvimos do Abílio, existe otimismo por trás disso também. Precisamos trabalhar e confiar na retomada da economia e da nossa vida normal."

 

 

Clique aqui e confira a webinar  da APAS na íntegra.

 

Comunicação ABRAS



 


Veja também

Presidente da ABRAS participa de live com parlamentares e empresários sobre impactos da covid-19

      O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Joã...

Veja mais
Presidente da ABRAS participará de webinar da APAS com o empresário Abílio Diniz

O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Sanzovo Neto, participar&aacut...

Veja mais
Participe do Projeto Vagas no Varejo

Caro supermercadista, conheça o projeto Vagas no Varejo, uma iniciativa especialmente promovida para ajudar na re...

Veja mais
Associação Paulista de Supermercados celebra 49 anos com live especial

A celebração dos 49 anos da Associação Paulista de Supermercados (APAS) aconteceu na noite d...

Veja mais
Tony Bellotto se une à homenagem do IICA aos trabalhadores da cadeia de alimentos

        Tony Bellotto, escritor, guitarrista e compositor da legendária ...

Veja mais
Gilberto Gil se une à homenagem do IICA aos trabalhadores da cadeia de alimentos

      O cantor, compositor e instrumentista Gilberto Gil, um ícone da música pop...

Veja mais
Presidente da Abras participa de webinar da TV TEM sobre cenário econômico na pandemia

O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Sanzovo Neto, participou nesta...

Veja mais
Sus disponibiliza TeleSus para ajudar no diagnóstico da covid-19 à distância

...

Veja mais
ABRAS e mais 28 entidades do varejo lançam plataforma de geração de empregos

Em um movimento pioneiro no país, 29 entidades ligadas ao varejo uniram-se para desenvolver uma plataforma online...

Veja mais