Presidente da ABRAS participa de live com parlamentares e empresários sobre impactos da covid-19

Leia em 4min 10s

 

 

 

O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Sanzovo Neto, participou na manhã desta quarta-feira (20), de videoconferência com os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e da Frente Parlamentar do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (FCS), Efraim Filho, e empresários sobre os impactos econômicos da crise do coronavírus (covid-19) nas empresas brasileiras.

 

Promovido pela União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS) e conduzido pelo seu presidente, George Pinheiro, o encontro virtual destacou em sua pauta a importância de conciliar medidas para evitar a disseminação da covid-19 no Brasil e manter o funcionamento da economia, incluindo a necessidade de uma agenda pós-pandemia para o direcionamento de ações que possam contribuir com a sustentabilidade dos negócios empresariais.


Participaram da Conferência mais de 50 parlamentares, entre senadores e deputados, e representantes de todas as entidades que fazem parte da UNECS. Dentre as principais sugestões abordadas  estavam a redução de burocracias na concessão de créditos para as empresas e os riscos que devem ser assumidos pelo governo federal, reestruturação do isolamento social, abertura do comércio com responsabilidade, entre outros tópicos.


"Temos uma grave pandemia que atinge milhares de brasileiros, nossa economia, as empresas, os empregos e a renda dos mais vulneráveis. Construímos por decisão da Câmara dos Deputados uma emenda constitucional dando todo o poder para o governo ter os instrumentos necessários para enfrentar essa crise. Estamos trabalhando para que os projetos aprovados cheguem a todos as empresas: micro, pequenas, médias e grandes. Sabemos que muitos setores estão fechando suas portas, e que para reabrir não será tão simples. Nosso papel é tentar minimizar esses danos", destacou Rodrigo Maia.


Maia ressaltou ainda que o diálogo é fundamental na busca por alternativas que minimizem a crise ."Temos que unir esforços para construirmos os melhores textos que possam atender a sociedade brasileira. Nosso papel é cuidar da vida da população e gerar condições para que o setor privado tenha seu capital de giro e continue funcionando."


O deputado Efraim Filho (DEM) falou da importância do setor produtivo e do governo focarem em soluções e não apenas em diagnósticos da atual situação. "É melhor ajudarmos na manutenção das empresas do que resgatá-las do fundo do poço depois. Com essa conferência estamos dando voz ao setor de comércio e serviços, que mais emprega e paga tributos no país, e que precisa ter vez na agenda do Brasil." Para ele, uma alternativa que soma forças na recuperação da economia seria seguir modelos que estão dando bons resultados, como da Europa e dos EUA, por exemplo. "Localidades onde o tesouro está assumindo 100% dos riscos. Não podemos partir da premissa de que as empresas irão pegar o dinheiro do governo para não pagar, claro que teremos exceções, mas a grande maioria quer continuar na atividade econômica e utilizar os créditos para sobreviver".


O deputado destacou também a relevância em se discutir uma agenda pós-pandemia. "Já está no nosso radar. Ainda estamos tratando da covid-19, cuidando dos cidadãos mais vulneráveis, salvando empregos e empresas, e socorrendo os entes federativos, mas já há uma agenda em estudo, que inclusive, não descarta a reforma tributária", ressaltou Efraim Filho.

 

Para o presidente da Unecs, George Pinheiro, é momento de o governo brasileiro atender as empresas e evitar uma ‘quebradeira'. "É preciso que o governo, através do BNDES, assuma a responsabilidade das garantias necessárias para a tomada de crédito das micro, pequenas, médias e grandes empresas. As exigências dos bancos têm sido o principal entrave para o alcance dos valores já disponibilizados. É preciso que, de alguma forma, o governo ajude as empresas a superar a burocracia dos bancos para evitar o colapso financeiro."

Pinheiro destacou ainda que entidade vai enviar um protocolo nos próximos dias com todas as sugestões apresentadas na videoconferência desta quarta-feira para a Frente Parlamentar do Comércio e Serviços (FCS) e para os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre.


Clique aqui e veja confira a videoconferência na íntegra.

 

Unecs

 

Criada em 2014, a União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços é formada pelas seguintes instituições: Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Brasileira de Automação para o Comércio (Afrac), Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Confederação Nacional de Dirigentes e Lojistas (Cndl) e Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (Cacb) e Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). A Unecs é responsável por 15% do PIB brasileiro, e 65% das operações de crédito e débito no país.

 

 

Comunicação ABRAS

 


Veja também

Presidente da ABRAS participará de webinar da APAS com o empresário Abílio Diniz

O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Sanzovo Neto, participar&aacut...

Veja mais
Participe do Projeto Vagas no Varejo

Caro supermercadista, conheça o projeto Vagas no Varejo, uma iniciativa especialmente promovida para ajudar na re...

Veja mais
Associação Paulista de Supermercados celebra 49 anos com live especial

A celebração dos 49 anos da Associação Paulista de Supermercados (APAS) aconteceu na noite d...

Veja mais
Tony Bellotto se une à homenagem do IICA aos trabalhadores da cadeia de alimentos

        Tony Bellotto, escritor, guitarrista e compositor da legendária ...

Veja mais
Gilberto Gil se une à homenagem do IICA aos trabalhadores da cadeia de alimentos

      O cantor, compositor e instrumentista Gilberto Gil, um ícone da música pop...

Veja mais
Presidente da Abras participa de webinar da TV TEM sobre cenário econômico na pandemia

O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Sanzovo Neto, participou nesta...

Veja mais
Sus disponibiliza TeleSus para ajudar no diagnóstico da covid-19 à distância

...

Veja mais
ABRAS e mais 28 entidades do varejo lançam plataforma de geração de empregos

Em um movimento pioneiro no país, 29 entidades ligadas ao varejo uniram-se para desenvolver uma plataforma online...

Veja mais
ABRAS assina Protocolo de Cooperação com a Senacon para evitar preços abusivos

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) formalizou nesta sexta-feira (17) a assinatura de Protoco...

Veja mais