Ministra Tereza Cristina instala Câmara da Cerveja

Leia em 4min

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) instalou nesta quarta-feira (30) a Câmara da Cerveja, setor que vem crescendo no Brasil e é o terceiro maior do mundo. O colegiado irá debater medidas para atender as demandas do setor e fomentar a produção nacional.

 

Na instalação da câmara, a ministra disse que, assim como pesquisa novas variedades de trigo, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) poderá desenvolver novas cultivares de lúpulo e cevada para diversificar a produção nacional de cerveja. "Vamos trabalhar para termos uma cadeia produtiva mais organizada e ativa no Brasil", afirmou Tereza Cristina, acrescentando que o Mapa dará atenção especial aos pequenos cervejeiros.

 

"Precisamos agora consolidar os cervejeiros artesanais, as pequenas cervejarias, facilitando a vida deles. Vocês não são concorrentes, vocês são complementares", disse a ministra. Nos Estados Unidos, as cervejarias artesanais movimentam US$ 27 bilhões por ano. No Brasil, não há dados específicos sobre a economia das empresas artesanais, a não ser os dados do próprio Ministério a partir do registro formal de novas fábricas.

 

O secretário de Política Agrícola do Mapa, Eduardo Sampaio, destacou que o país ainda não consegue produzir matéria-prima da cerveja para exportação. Para ele, a câmara vai organizar a cadeia produtiva permitindo conciliar a demanda com a oferta de produtos.

O diretor do Departamento de Estudos e Prospecção do Mapa, Luís Eduardo Rangel, disse que a criação da câmara era uma antiga reivindicação do setor. "Há muito anos o setor clamava por um fórum como este". A expectativa, segundo o diretor, é que as reuniões técnicas tragam propostas para a alavancagem do setor.

 

A câmara será composta por representantes de toda a cadeia produtiva: Associação Brasileira da Cerveja Artesanal (Abracerva), a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) e o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv).

Os debates serão em torno dos seguintes aspectos: política agrícola, defesa agropecuária, estruturação e fomento da cadeia produtiva, pesquisa e inovação, mercados interno e externo e assuntos fundiários.

 

A agenda estratégica traz ações para o período de 2020 a 2025. Em política agrícola, as metas são a criação de seguro para produtores de cevada que abastecem o setor cervejeiro, implantação de crédito para plantação de cevada, maltarias, lúpulos e adjuntos cervejeiros dos pequenos empreendedores, além de recursos para instalação e ampliação de pequenas e médias cervejarias. Outro assunto é a criação de linhas de financiamento para a importação de máquinas, compra de insumos e estoques.

 

Dentro da defesa agropecuária, as ações serão voltadas para unificação, padronização e ampliação do serviço de inspeção do Ministério, buscando adequar às metodologias de fiscalização em cervejarias. Serão debatidos os conceitos de cerveja, produção e comercialização, com ênfase para a cerveja artesanal e caseira, assim como regulamentação da produção, concursos, rotulagem e transporte.

 

A câmara prevê ainda discussões sobre a estrutura da cadeia, com o objetivo de elevar a produção e a competitividade. O desenvolvimento de insumos regionais está na pauta, a partir da integração da produção de malte em pequena escala (micromaltarias), produtores de lúpulo e de insumos do bioma brasileiro que possam ser utilizados como adjuntos na bebida (frutas, ervas).

 

A qualificação das pequenas cervejarias está entre as metas prioritárias. A agenda de trabalho prevê ações para o acesso a mercados externos, como promoção da cerveja brasileira em feiras e eventos e capacitação das cervejarias para exportação. O setor cervejeiro brasileiro já é o terceiro maior do mundo, com mais de 1.190 empresas registradas e produção de 14 bilhões de litros por ano. A produção representa cerca de 2% do PIB (Produto Interno Bruto), com faturamento de R$ 100 bilhões por ano e geração de 2,7 milhões de empregos.

 

O setor já contou com uma câmara anterior: a Câmara da Cevada, que funcionou de 1990 a 1995 e era focada no insumo. Desta vez, a nova câmara envolverá toda a indústria. Até hoje, o Mapa tinha duas câmaras exclusivas para bebidas: a de Viticultura, Vinhos e Derivados e a da Cachaça.

 

Participaram do lançamento nesta quarta-feira o presidente da Frente Parlamentar Agropecuária, deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS), o deputado Celso Maldaner (MDB-SC), representante da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Indústria Brasileira de Bebidas; e integrantes do setor cervejeiro.

 

Na tarde de hoje (30) aconteceu  a 1º Reunião Ordinária da Câmara da Cerveja, em Brasília. A coordenadora de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Ana Darós, participou do evento.

 

 

Fonte: MAPA

 


Veja também

Fabricantes se dividem em acordo de reciclagem

A indústria está dividida em relação ao acordo de logística reversa, negociado h&aacu...

Veja mais
Consuper reúne empresários do autosserviço de 22 a 24 de outubro

Com o tema "Estreitar relacionamentos, fortalecer marcas e realizar negócios", começa no próximo di...

Veja mais
Convenção ABRAS 2020 debaterá ecossistema e inovação no setor

   A Convenção ABRAS, maior encontro de líderes supermercadistas do Bra...

Veja mais
Presidente da ABRAS se encontra com embaixador da República Dominicana e parlamentares

                          ...

Veja mais
Presidente da ABRAS se encontra com parlamentares em Brasília

    O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Joã...

Veja mais
33ª Superminas é aberta em cerimônia que reuniu políticos e empresários em BH

   Abertura oficial da Superminas 2019 Presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto   ...

Veja mais
FESUPER movimenta economia alagoana a partir desta quarta-feira

       Consolidado como um evento que dinamiza toda a cadeia de abastecimento, ...

Veja mais
Presidente da ABRAS participa de coletiva de imprensa da Superminas Food Show

  (da esq.p/dir.) Vinícius Dantas, João Sanzovo e Alexandre Poni   O pres...

Veja mais
Superminas Food Show traz tendências do setor a partir desta terça

        De 15 a 17 de outubro, empresários da cadeia de abastecim...

Veja mais