Frente Parlamentar do Comércio e Serviços é relançada em Brasília

Leia em 7min

Presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto e o vice-presidente da República, Hamilton Mourão

 

Vice-presidente da República, Hamilton Mourão

 

Deputado e presidente da Frente FCS, Efraim Filho

 

 

Deputados da nova Frente Parlamentar do Comércio e Serviços

 

Em uma noite de muita representatividade e sintonia entre os setores público e privado, a diretoria da Frente Parlamentar do Comércio Serviços, e Empreendedorismo (FCS) tomou posse, em cerimônia realizada ontem (27), no Clube Naval, em Brasília. Além do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, do presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Sanzovo Neto, e dos demais integrantes da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs), centenas de parlamentares prestigiaram a cerimônia, que teve como grande destaque a reforma previdenciária. O evento também contou com empresários supermercadistas de diversas regiões do país.

 

Empossado como presidente da Frente FCS para o segundo mandado, o deputado Efraim Filho (DEM/PB) fez um discurso muito enfático, de crítica ao sistema brasileiro que muito onera e pouco encoraja o trabalho do setor que mais gera emprego e que mais tem participação no PIB do país. “O setor de comércio e serviços tinha uma participação muito tímida no parlamento e agora, ao lado da Unecs, vem compor o trabalho da nossa frente, unindo setor produtivo e parlamento para construir a agenda do governo e, acima de tudo, a agenda do Brasil”, destacou.

 

Sobre a reforma da Previdência, o presidente da Frente reiterou as várias batalhas que existem em torno da discussão, mas destacou o que chamou de “guerra da comunicação”, afirmando ser o passo mais importante para a conquista da reforma. “É preciso mostrar para a população que o modelo injusto é o que temos atualmente. Quando dizemos não à nova Previdência, dizemos sim à desigualdade”, enfatizou.

 

"E apesar de os holofotes estarem todos voltados à Previdência, existem outros temas de microeconomia que são importantíssimos, como o Cadastro Positivo e a redução do spread bancário, por exemplo", continuou Efraim Filho. Além da diretoria empossada na noite de ontem, a Frente já possui como membros 210 deputados e 17 senadores até o momento.   O presidente da Unecs e da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), George Pinheiro, disse não ser exagero afirmar que a FCS e a Unecs formam uma importante parceria público-privada. "Somos a voz dos empresários e a Frente é a ponte que transforma nossos pleitos em decisões e projetos. É uma honra estar presidindo a Unecs nesse momento em que o país se transforma e busca equilíbrio, que começa com a reforma da Previdência", afirmou.

 

Pinheiro declarou total apoio à reforma, por ser ambiciosa e atacar privilégios diretamente, e citou a importância da luta para que o projeto inicial da nova Previdência seja mantido. "Sabemos que haverá uma desidratação do projeto e esperamos que o impacto fiscal não seja menor de R$ 600 bilhões", disse.

 

Entre os pleitos já assumidos pela Frente, destaca-se, por exemplo, a aprovação da reforma trabalhista, em 2017. À época, o presidente da FCS era o então deputado Rogério Marinho, que foi, também, o relator do projeto na Câmara dos Deputados. Hoje secretário-especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Marinho citou no evento o sonho coletivo de um país desburocratizado, moderno e que dê aos empresários condições de empreender. "O empreendedor brasileiro é um herói, porque apesar de tudo, ele persiste, é resiliente e, pouco a pouco, vai vencendo os obstáculos que lhe são postos pelo próprio Estado, que não o enxerga como um gerador de empregos, mas como um predador que precisa ser caçado", criticou.

 

Marinho disse que o governo de Jair Bolsonaro se comporta de forma contrária ao sistema, trabalhando pela liberdade do empreendedorismo. "Estamos começando com a Previdência, mas a partir desse alicerce teremos condições de instalar a fundação de um Brasil Novo, com um sistema tributário menos asfixiante, em um país enxuto e que sirva à sociedade. O DNA dos parlamentares que fazem parte dessa frente e dos empresários que sombreiam essa luta está impregnado nas mudanças que ocorreram e que ocorrerão a partir dessas evoluções", destacou.

 

O diretor de Administração e Finanças do Sebrae, Carlos Melles, iniciou sua fala dando destaque à lei geral da micro e pequena empresa, que trouxe diversos ganhos ao empreendedorismo brasileiro, principalmente no que diz respeito a tributação e fiscalização. "As mudanças no país começaram com a reforma trabalhista e tenho certeza de que vamos avançar muito com a previdenciária", disse. Melles citou importantes projetos aprovados no Congresso Nacional este mês - o Cadastro Positivo e a Empresa Simples de Crédito -, que, segundo ele, farão uma revolução no país. Por fim, parabenizou a Frente CSE pelo trabalho e os membros da diretoria empossados na ocasião.

 

Para encerrar a cerimônia, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, usou sua fala não apenas para desejar sucesso aos parlamentares, mas para afirmar que o mundo passa por uma verdadeira crise, e que o sistema liberal é o único que pode reverter o cenário. "Não temos dúvida que praticando os princípios da democracia liberal nós vamos levar o país à frente", disse, otimista. Assim como os outros oradores da noite, Mourão enumerou razões para que a reforma previdenciária saia do papel o quanto antes e citou a importância de os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário se unirem por este fim. "Temos um contrato social que não cabe mais no orçamento. Cabe a nós, juntos, buscarmos uma solução. Nosso governo apresentou uma. Nós fomos eleitos para mudar os rumos do país e temos que compreender a grandeza da nossa missão", continuou.

 

 

Conheça a nova diretoria da FCS:


Presidente
Efraim Filho (DEM/PB)


VP da Câmara dos Deputados
Domingos Sávio (PSDB/MG)


VP do Senado Federal
Izalci Lucas (PSDB/DF)


VP da Região Norte:
Alan Rick (DEM/AC)


2o VP da Região Nordeste
Joao Roma (PRB/BA)


2o VP da Região Centro-Oeste
Bia Kicis (PRP/DF)


2o VP da Região Sudeste
Vitor Lippi (PSDB/SP)


2o VP da Região Sul
Luiz Nishimori (PR/PR)


Secretário Geral
Laercio Oliveira (PP/SE)


1o Secretário
Flávio Bolsonaro (PSL/RJ)


2o Secretário
Marco Bertaiolli (PSD/SP)


3o Secretário
Átila Lira (PSB/PI)


4o Secretário
Luis Miranda (DEM/DF)


Articulação Política na Câmara

Emanuelzinho (PTB/MT)


Articulação Política no Senado
Marco Rogerio (DEM/RO)


Coordenação de Assuntos Tributários
Rodrigo Coelho (PSB/SC)


Coordenação de Assuntos Trabalhistas
Glaustin Da Fokus (PSC/GO)


Coordenação de Desregulamentação
Vinicius Poit (NOVO/SP)


Coordenação de Relação com o Consumidor
Osires Damaso (PSC/TO)


Coordenação de Empreendedorismo
Lourival Gomes (PSL/RJ)


Coordenação de Tecnologia e Comunicação
Joice Hasselmann (PSL/SP)


Coordenação do Turismo
Herculano Passos (MDB/SP)


 UNECS

Criada em 2014, a União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços é formada por nove das maiores instituições do setor: Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), Associação Brasileira de Automação para o Comércio (Afrac), Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Confederação Nacional de Dirigentes e Lojistas (CNDL) e Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). A Unecs é responsável por 15% do PIB brasileiro; 65% das operações de crédito e débito no país e pela geração de 22 milhões de empregos diretos.

 

 

Clique aqui e veja fotos do evento.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da UNECS/Assessoria de Comunicação da ABRAS

 

 

 


Veja também

Abras promove visita das Associações Estaduais ao Congresso Nacional

        A Associação Brasileira de Super...

Veja mais
Presidente da ABRAS participa de Assembleia Geral da UNECS

    O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Jo...

Veja mais
Frente Parlamentar do Comércio, Serviços é relançada esta semana

  Na noite de quarta-feira (27), a Frente Parlamentar do Comércio, Serviços ...

Veja mais
Prezunic reúne 600 fornecedores em Rodada de Negociações na Super Rio Expofood

  Cerca de 600 representantes da indústria compareceram à 3ª Rodada de Negoci...

Veja mais
Último painel da Convenção destaca experiências diferentes para cada consumidor

*Adriana Silvestrini Já não é nenhuma novidade que o consumidor &eacu...

Veja mais
Convenção ABRAS: Rogério Marinho fala da relevância da Reforma Previdenciária

O Secretário Especial da Previdência Social, Rogério Marinho, participou hoje da Convenç&atil...

Veja mais
Flexibilidade frente às mudanças é chave para crescer e não perecer

  Por Giseli Cabrini, do Rio de Janeiro       O acirramento da con...

Veja mais
Histórias de homens de sucesso no varejo brasileiro

Por Adriana Silvestrini, do Rio de Janeiro   Todo negócio também é...

Veja mais
Varejistas e consumidores aprovam programas de recompensa

  Por Adriana Silvestrini, do Rio de Janeiro      Roberto Chade da Dotz  ...

Veja mais