Abras participa do Plano de Superação da Extrema Pobreza

Leia em 1min 50s

Setor vai comercializar alimentos produzidos pela agricultura familiar
 


A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) vai colaborar com o Plano de Superação da Extrema Pobreza do Governo Federal. Sussumu Honda, presidente da entidade, assinou nesta quarta-feira, 2/6, um acordo de cooperação técnica entre a Associação e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), no Palácio do Planalto, em Brasília.


 
O acordo prevê a participação do setor supermercadista na aquisição e na comercialização de alimentos produzidos pela agricultura familiar e por povos e comunidades tradicionais, na capacitação de mão de obra e na criação de oportunidades de inserção desses profissionais no setor do varejo.
O Plano Brasil sem Miséria, que agrega transferência de renda, acesso a serviços públicos, nas áreas de educação, saúde, assistência social, saneamento e energia elétrica, e inclusão produtiva, é uma das metas do governo para retirar 16,2 milhões de brasileiros da situação de extrema pobreza. “O Brasil provou ao mundo que a melhor forma de crescer é melhorando a distribuição de renda. O Plano nasce com essa filosofia, para melhorar, ampliar e integrar programas sociais de combate à pobreza e articular ações do governo federal com estados e municípios”, afirmou a presidenta Dilma Roussef.

 

Único empresário convidado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para discursar na cerimônia, o presidente da Abras, Sussumu Honda, ressaltou a importância do Plano e a vontade do setor em apoiá-lo, como já faz em importantes ações desenvolvidas com diferentes ministérios e órgãos públicos.  “Agradeço à ministra Tereza Campello e à presidenta Dilma Rousseff a oportunidade que estão dando ao nosso setor nesse momento. Vamos participar de um dos programas mais importantes e mais justos deste país. É uma oportunidade ímpar de integrar ainda mais milhões de consumidores, com as ações estratégicas coordenadas por este governo.”

 

Em relação à contratação de mão de obra de pessoas que vivem em situação de pobreza extrema, uma das metas do Plano, Sussumu disse que as dificuldades de encontrar profissionais qualificados também estão presentes no setor supermercadista. “É um grande desafio deste programa apoiar a capacitação e oportunizar a inserção destas pessoas nos postos de trabalho de nossas redes varejistas.”


Veja também

Sussumu Honda discursa no lançamento do Plano Brasil sem Miséria, em Brasília

Na cerimônia, a presidente Dilma Rousseff, perante uma plateia repleta de ministros, secretários, parlament...

Veja mais
Abras lança cartilha de seguros para supermercados

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) está lançando uma cartilha de seguros para ...

Veja mais
Comitê da Diversidade se reúne com procuradora do Ministério Público do Trabalho

O Subcomitê da Diversidade apresentou na manhã desta terça-feira, 31/5, uma primeira versão d...

Veja mais
Walmart lança Clube de Compras

Com o mesmo conceito de compras coletivas, a nova modalidade de vendas, estima contribuir em 10% para o faturamento do s...

Veja mais
Diretoria do Savegnago esclarece informação sobre venda da rede

A Assessoria de Imprensa da rede Savegnago divulgou hoje (27/5) nota à imprensa sobre as informaçõe...

Veja mais
Super Muffato desmente venda

A Assessoria de Imprensa do Grupo Super Muffato divulgou hoje (26/5) nota de esclarecimento sobre a reportagem publicada...

Veja mais
Abras vê queda generalizada

Negócios recuaram em todas as categorias de produtos   A desaceleração das vendas nos super...

Veja mais
Vendas dos supermercados crescem 13,60% , informa Abras

Alta ocorreu no mês de abril, em comparação ao mesmo mês de 2010. Índice de Volume apre...

Veja mais
Marca Philadelphia, da Kraft Foods, é reposicionada

Por Margareth Meza A Kraft Foods acaba de lançar uma campanha para a marca de cream chesse Philadelphi...

Veja mais