Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor

Leia em 2min 10s

Parcerias estratégicas entre indústria e varejo ganham força no Brasil, com foco em engajamento, eficiência operacional, integração de dados e personalização da experiência do consumidor

A criação de valor conjunto entre indústria e varejo — conceito conhecido como Joint Value Creation (JVC) — tem ganhado protagonismo no setor supermercadista brasileiro. Nos últimos dois anos, o tema esteve no centro das discussões do Smart Market ABRAS 2025, refletindo a necessidade de fortalecer alianças estratégicas e buscar o “ganha-ganha” em um cenário econômico desafiador.

Segundo pesquisa recente com varejistas, realizada em janeiro, os principais resultados estratégicos esperados para os próximos 12 meses são o engajamento de funcionários e a retenção de clientes. Esses objetivos aparecem tanto para grandes quanto para médios e pequenos varejistas. Em seguida, destacam-se a busca por melhorias operacionais, aumento de produtividade e melhores resultados financeiros.

sócia da EY e líder de consumo, produtos e varejo para a América Latina, Cristiane Amaral, destaca que a maturidade das parcerias varia: “Nem todos os parceiros estão no mesmo estágio. Existem relações mais transacionais e outras já estratégicas e transformacionais.” Ela reforça que o sucesso depende do alinhamento de objetivos, governança estruturada e disciplina no acompanhamento dos planos conjuntos.

vice-presidente comercial e logística do Assaí Atacadista, Wlamir dos Anjos, ressalta que a execução é fundamental: “Não adianta ter um ótimo planejamento se não houver execução na ponta. O papel da indústria é colaborar para que o plano se concretize, com governança, painéis de acompanhamento trimestrais e revisão de KPIs.” Ele aponta que o JVC exige transparência e compartilhamento de dados em nível elevado, além de disciplina para ajustes constantes diante das mudanças do cenário macroeconômico.

vice-presidente de vendas da Mondelez Brasil, Juliana Bonamin, enfatiza a importância de clareza nos objetivos e abertura para correção de rotas: “Tem que ter intimidade para compartilhar ambições, planos claros e acompanhamento constante. Quando a parceria atinge maturidade, há abertura para recomendações mútuas e busca conjunta por soluções.” Ela cita como boas práticas a eficiência logística ponta a ponta e a regionalização das estratégias, adaptando-se às diferentes realidades do país.

O general manager foods Brazil da Unilever, Rodrigo Visentini, reforça o papel do compartilhamento de dados e do planejamento conjunto para criar valor real: “O valor está em aumentar o consumo da categoria e a cesta do varejista, não apenas em ganhar mercado. Planejar campanhas com antecedência, integrando dados, permite evitar rupturas e potencializar resultados para todos.”

O consenso entre os líderes é que a criação de valor conjunto depende de confiança, integração de dados, governança sólida e, sobretudo, execução disciplinada. O movimento de aproximação entre indústria e varejo se consolida como resposta aos desafios de um mercado cada vez mais competitivo e imprevisível, com foco no consumidor e na sustentabilidade dos negócios.

Fonte: Redação SuperHiper


Veja também

Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional

A escassez de mão de obra vivenciada pelo varejo alimentar é vista como um dos principais desafios para a ...

Veja mais
A voz do varejo alimentar que atravessa gerações

Um desejo de longa data, SuperHiper nasceu para ser a revista oficial do setor supermercadista com o apoio da ...

Veja mais
Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025

O índice de eficiência operacional do varejo alimentar atingiu 98,11% em 2025 ante 98,13% em 2024. O mesmo ...

Veja mais
SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar

Por Gisele Cabrini Desde o surgimento, SuperHiper teve a missão de ir além e se superar a cada ...

Veja mais
Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa

O Smart Market ABRAS 2025 foi marcado pela entrega do oitavo Prêmio RAMA – Programa de Rastreabili...

Veja mais
Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s

O mercado de supermercados no Reino Unido passou por transformações significativas e desafiadoras nos &uac...

Veja mais
Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor

O setor alimentar brasileiro, que reúne desde grandes redes de supermercados até pequenas mercearias, enfr...

Veja mais
Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance

Felipe Massa, ex-piloto de Fórmula 1, compartilhou sua trajetória desde a infância marcada pela paix...

Veja mais
Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores

O Smart Market ABRAS, que chega à quarta edição em 2025, também tem um momento dedicado...

Veja mais