Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional

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Guiados pelo vice-presidente de Relações Institucionais e Administrativo da ABRAS, Marcio Milan, os CEOS das duas empresas compartilham boas práticas a respeito do tema em meio à escassez de mão de obra no varejo alimentar

A escassez de mão de obra vivenciada pelo varejo alimentar é vista como um dos principais desafios para a eficiência operacional do setor. Então, o que fazer? Num bate-papo descontraído conduzido pelo vice-presidente de Relações Institucionais e Administrativo da ABRAS, Marcio Milan, os CEOs dos grupos Koch, José Koch, e Pão de Açúcar, Marcelo Pimentel, compartilharam boas práticas a respeito de como ser mais eficiente, bem como reduzir as perdas no dia a dia.

Essa troca de informações foi realizada durante o painel “Eficiência/Excelência Operacional”, realizado durante o Smart Market ABRAS 2025, na terça-feira (15), no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Trata-se do maior encontro da comunidade de alta performance do setor supermercadista. O evento marca também a divulgação do Ranking ABRAS 2025, que faz uma radiografia das empresas do varejo alimentar, destacando quais são as dez maiores empresas do setor a cada edição.

“O nosso objetivo é compartilhar as melhores práticas de modelos de organização adotadas por cada empresa”, disse Milan, ao iniciar aos trabalhos. Na sequência, fez três perguntas envolvendo eficiência operacional sobre quais são os principais desafios, as áreas que mais se envolvem com o tema e as visões de futuro e de aperfeiçoamento do modelo de organização da empresa para elevar a performance.

Para Koch, o futuro do varejo alimentar será promissor, se algumas medidas forem tomadas, desde já. “O que precisamos é de um esforço inteligente: se organizar com metas e planejamento a fim de privilegiar o autoatendimento em várias áreas da loja.”

Pimentel, por sua vez, reproduziu um ensinamento adquirido com um professor da área de varejo sobre eficiência operacional e o dia a dia nas lojas. “A estratégia, que corresponde a 20% das nossas ações, é democrática. Já a execução, responsável por 80% das iniciativas é autocrática.”

Confira, a seguir, um resumo das boas práticas envolvendo eficiência/ excelência operacional adotadas por cada rede.

Fonte: Redação SuperHiper


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