Pós-NRF´ 24 ABRAS aponta as principais tendências para o varejo alimentar

Leia em 4min 30s

Com a participação de nomes importantes do setor, evento faz a aterrisagem dos principais pontos de atenção para empresários supermercadistas e da indústria


Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) realizou nesta terça-feira, 20, o seu tão evento aguardado, o PÓS-NRF´ 24. Uma oportunidade única e exclusiva para aqueles que não puderam comparecer ao NRF’s Big Show realizado em janeiro em Nova York, ficarem por dentro de tudo o que foi apresentado na cidade que nunca dorme.


Antes de dar início as apresentações dos palestrantes, o presidente da Abras, João Galassi, aproveitou o importante momento para prestar homenagem ao saudoso empresário Abilio Diniz. “O Abílio teve a capacidade de tirar o melhor da vida. Eu acho que quem tem essa capacidade, nesse momento, não deve ser lembrado por um minuto de silêncio, mas com uma salva de palmas”, declarou Galassi. E a plateia lotada acompanhou esta linda homenagem a este empresário e líder supermercadista que marcou o setor.


Seguindo a programação, o presidente da SBVC e sócio-diretor da BTR Consultoria, Eduardo Terra, iniciou a sua palestra mencionando que o grande assunto da última NRF foi a Inteligência Artificial, que norteou fortemente o evento, frisou a sua importância e o quão recente ainda ela é. “80% dos expositores falaram sobre inteligência artificial, e este é o segundo ano desta tecnologia. Lembrando que, no ano passado, estávamos há um mês de ChatGPT lançado, mas parece que tem uma década”, salientou Terra.


Além dessa tecnologia, comentou-se muito no evento sobre inflação, retail media, robôs, ESG e liderança. E mais, o Terra fez questão de pontuar o aprendizado que ele absorveu destes tempos em que visitou o evento estadunidense: “Nem tudo que passa pela NRF chega no varejo brasileiro, mas tudo que chegou no varejo brasileiro passou pela NRF”.


Logo na sequência, o fundador da Varese Retail, Alberto Serrentino, iniciou a sua palestra de forma brilhante e sinalizando ao público presente que o conteúdo está mudando a forma do consumidor comprar.


A China é um país que vem ditando estas tendências e regras, um fenômeno que vem acontecendo há pouco menos de dois anos. “Não é mais uma demanda racional, uma busca por necessidade que te faz comprar em uma loja, mas sim um estímulo que gera compra, e conteúdo é este estímulo. Conteúdo gera venda”, analisou Serrentino.


“Tik Tok não é apenas uma plataforma de dancinhas, é uma plataforma que vai virar um grande centro de compras”, comentou o fundador da Varese Retail.


As lojas físicas na China estão sendo usadas como espaço para criar live commerce, streamig, e, naquele País, eles estão levando os influenciadores e criadores para dentro deste espaço para gerar conteúdo e, consequentemente, venda. O que está acontecendo é uma convergência entre conteúdo, entretenimento, mídia e varejo.


“O varejo precisará fazer esta virada de chave cultural e organizacional, que é a verdadeira transformação que os negócios estão passando, e sair de uma atividade orientada a produtos e operações para ser orientada a dados e clientes. É preciso entender que para manter o negócio saudável é necessário atrair, reter, engajar e capturar valor dos clientes, em dimensão superior àquilo que custa trazê-los e mantê-los. É isso que vai dar a sustentabilidade ao negócio”, completou Alberto Serrentino.

 

Na sequência e como parte da programação da NRF’24, a primeira-dama da ABRAS, Virginia Galassi, recebeu das mãos do CEO da Cêpera, Decio Costa Filho, uma doação de R$ 77 mil para os Amigos do Bem, que foi entregue ao diretor institucional da entidade, Alceu Caldeira.O valor doado refere-se aos 77 anos de existência da empresa. “A relação de confiança da Cepêra com a ABRAS é um fator que valorizamos muito”, declarou Virginia.

 

Responsável por um trabalho único de educação, geração de trabalho e renda, entre outras atuações no sertão do nordeste brasileiro, o Amigos do Bem tem com a ABRAS um importante parceiro no desenvolvimento de suas atividades.

 

Virginia Galassi reforçou a importância da parceria entre os empresários supermercadistas e os Amigos do Bem, oferecendo os produtos da entidade em suas lojas. “As sacolas do Amigos do Bem geram renda para as famílias do sertão brasileiro. E a disponibilidade desse item nas lojas faz toda diferença”, comentou a primeira-dama da ABRAS.

 

Finalizando as apresentações, a advogada, empreendedora e Diretora Executiva da NL, especialista em tecnologia para o varejo, Grasiela Tesser, expôs outro tema bastante discutido na última edição da NRF, a Economia da Atenção. Entender esta nova forma de “moeda” é importante para entender o negócio em fazer sucesso.

 

Ao término do evento, tivemos um painel composto pelos líderes do setor varejista, com o presidente da ABRAS, João Galassi, o CEO da DM, Denis Correa, Presidente da Associação Goiana de Supermercados (AGOS), Sirlei Couto, o Presidente da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, Eduardo Terra e o fundador da Varese Retail, Alberto Serrentino, fechando esse grande dia, que foi uma oportunidade única para adquirir insights valiosos, estabelecer parcerias estratégicas e de sucesso no varejo brasileiro.

 

Redação SuperHiper 

Veja também

Cêpera faz doação de R$ 77 mil para os projetos dos Amigos do Bem

Responsável por um trabalho único de educação, geração de trabalho e renda no ...

Veja mais
Pós-NRF’24: evento da ABRAS apresenta insights para o varejo alimentar

Desdobramentos e tendências do maior evento de varejo mundial chegam a São Paulo com profissionais de renom...

Veja mais
Super Troco patrocina evento Pós-NRF’24 da ABRAS, em SP

Setor é um dos mais importantes para o programa de pontos e sorteios semanais que atua como aliado do lojista ao ...

Veja mais
Abilio Diniz: um empreendedor inspirador e incansável

“Eu queria ser alguém que passasse por essa vida de maneira marcante e isso não tem relaç&ati...

Veja mais
DM discute tendências para o varejo em 2024 no PÓS-NRF ABRAS, em São Paulo

Denis Correia, CEO da empresa de serviços financeiros, participará de painel trazendo os principais insigh...

Veja mais
ABRAS promove Encontro Pós-NRF: desdobramentos e tendências do maior evento de varejo mundial chegam a São Paulo

Desfrutar das inovações e insights apresentados na NRF's Big Show 2024, em Nova York, é uma oportun...

Veja mais
Manifestação da ABRAS em favor do setor supermercadista - ATIVIDADE ESSENCIAL –

    Diante das recentes notícias veiculadas nos órgãos de imprensa, segundo a qual o Mi...

Veja mais
Consumo nos Lares Brasileiros cresce 3,09% em 2023

  Em dezembro, o consumo cresceu 18% e registrou o maior percentual dos últimos 24 meses na comparaç...

Veja mais
ABRAS inicia programação 2024 em Nova York

Por Renato Muller   A ABRAS deu o pontapé inicial em sua programação de eventos de 2024...

Veja mais