Abilio Diniz: um empreendedor inspirador e incansável

Leia em 8min

“Eu queria ser alguém que passasse por essa vida de maneira marcante e isso não tem relação com dinheiro, tem relação com a postura na vida”

 

Muito habilidoso nos negócios, foi em 1948, ainda criança, que aquele menino nascido no bairro do Paraíso, capital de São Paulo, começou a galgar a sua jornada no comércio ao lado do seu pai Valentim.

 

Chamado de Pão de Açúcar, o nome do estabelecimento tem um significado bastante especial para a sua família, pois foi exatamente a montanha do Pão de Açúcar no Rio de Janeiro, que o pai de Diniz avistou ao chegar ao Brasil de navio, vindo da sua terra natal, Portugal.

 

Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, foi em 1959 que Abílio aceitou um novo convite do seu pai, abrir o primeiro supermercado Pão de Açúcar na avenida Brigadeiro Luis Antônio, coração de São Paulo.

 

No final dos anos 1960, a quantidade de lojas inauguradas já passava de 60, instaladas em 17 cidades. Já em 1971, Diniz fundou o Jumbo, primeiro modelo de hipermercado do Brasil.

 

Aquisição. Como parte dos planos de expansão da empresa, foi em 1976 que Abilio Diniz deu mais um passo na sua jornada. Adquiriu a Eletroradiobraz, que naquele momento, mantinha a segunda maior rede de supermercados e hipermercados do País.

 

A capacidade por seguir sempre inovando, fez com que Abilio Diniz inaugura-se o primeiro supermercado dentro de um shopping center (o Iguatemi, em São Paulo). Diferenciais como atendimento 24 horas, a presença de uma farmácia dentro da loja e um centro de processamento de dados, fizeram parte desse estabelecimento.

 

Em 1995, Diniz toda uma decisão bastante importante para o Grupo Pão de Açúcar. A empresa passa de uma corporação familiar, a partir da abertura de capital com ações ofertadas na bolsa de valores. E foi a partir daí que o grupo francês Casino passou a ser um grande investidor da varejista paulista.

 

Comércio eletrônico. As vendas pela internet começam a atrair os consumidores mais antenamos com a tecnologia aliada a praticidade na aquisição de produtos. Sabendo disso, foi em mais uma tacada de mestre que Abílio Diniz entrou no comércio pela internet em parceira com a então Via Varejo, hoje Grupo Casas Bahia.

Após 54 anos de atuação, Abílio dos Santos Diniz deixou o comando do Grupo Pão de Açúcar.

 

Carrefour. Novos rumos na carreira levaram Abilio Diniz a atuar no Grupo Carrefour Brasil durante 10 anos. Ao longo desse período, o empresário se empenhou fortemente, colocando ali a sua visão e habilidade únicas no desenvolvimento e amadurecimento da corporação.

 

“Se hoje o Grupo Carrefour Brasil é o maior varejista alimentar do país, isso se deve em grande parte à atuação de Abílio Diniz, um dos maiores e mais respeitados empresários do varejo brasileiro, como administrador e acionista de referência da Companhia, por meio de sua empresa de investimentos “Península”.

 

Mais do que um empreendedor de sucesso, Diniz foi um exemplo de dedicação e amor à família, à educação, aos esportes, à saúde, à espiritualidade e ao Brasil.

 

Os cargos ocupados por Abílio Diniz ficarão vagos momentaneamente, até posterior deliberação pelo Conselho de Administração da Companhia”, comentou a empresa em nota.

 

ABRAS. Como um dos fundadores da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), o empresário Abilio Diniz deixou um belíssimo exemplo de dedicação ao trabalho, a família e a toda classe supermercadista.

 

Responsável pela abertura da convenção ABRAS 2018, Abilio Diniz abordou o tema “tendências do mercado”. Em sua fala, ele destacou, a velocidade dos novos tempos e a necessidade de as empresas, cada vez mais, entregarem facilidade, simplicidade, conveniência e especialização aos clientes.

 

”Hoje, o mundo é no celular, por isso, o conceito de omnichannel é tão relevante. Nem sempre a compra se dá de forma on-line, mas os dispositivos são usados para pesquisa e para encaminhar os consumidores ao ponto de venda. Noutras vezes, o consumidor vai às lojas só para ver o produto e, depois, comprá-lo on-line”, disse Diniz.

 

Na convenção ABRAS de 2022, o ex-dono do Grupo Pão de Açúcar foi novamente convidado para abrir o evento. O assunto dessa vez foi o seu otimismo com a realidade brasileira, já que o País passava por um processo de eleições.

 

Sob a ótica da economia, o empresário foi categórico naquele momento: “não há espaço para aventuras e grandes guinadas. Um país que vem caminhando na contramão do que o mundo vem fazendo. Olhe para fora. Qual o grande receio? Recessão no exterior? Na Europa?”.

 

“O Brasil está crescendo e vai continuar nessa toada. Na minha visão não vai acontecer nada de especial. O país tem instituições fortes. Nenhum presidente vai governar sem o apoio do Legislativo e Judiciário, e principalmente, fazer o que quer”, contextualizou Diniz.

 

Nota da família:

“É com extremo pesar que a família Diniz informa o falecimento de Abilio Diniz aos 87 anos neste domingo, 18 de fevereiro de 2024, vítima de insuficiência respiratória em função de uma pneumonite. O empresário deixa cinco filhos, esposa, netos e bisnetos, e irá ao encontro do seu filho João Paulo, falecido em 2022. Desde já, a família agradece a todas as mensagens de apoio e carinho”, diz nota.

 

João Galassi, Presidente da ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados:

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) lamenta o falecimento de Abilio Diniz, um dos empresários mais importantes do país, com uma contribuição fundamental para o desenvolvimento do varejo. Abilio, com seu espírito empreendedor, transformou o Grupo Pão de Açúcar na maior rede varejista do País. Teve papel fundamental também na criação e fortalecimento da ABRAS, como um dos seus membros mais importantes.

 

A ABRAS agradece Abilio pela sua liderança e contribuição ao setor supermercadista.

A entidade presta suas condolências aos familiares e amigos deste ilustre empresário, que deixou um belíssimo exemplo de dedicação ao trabalho, à família e a toda a classe supermercadista. O nosso setor está de luto.

 

Grupo Pão de Açúcar:

“Lamentamos profundamente a perda do empresário Abilio Diniz. Sua significativa contribuição para o crescimento e consolidação do varejo brasileiro é inegável, especialmente pela sua história no GPA. Sua liderança e inovações moldaram o setor, impactando positivamente a economia nacional e inspirando gerações.

Que sua memória seja honrada e seu legado continue a inspirar o empresariado no Brasil. Nossos sentimentos à família e amigos neste momento difícil.”

 

Grupo Carrefour Brasil:

Recebemos com imensa tristeza a notícia do falecimento do nosso amigo e vice-presidente do Conselho de Administração, Abilio Diniz.

Tivemos a honra de trabalhar lado a lado com o mais respeitado e admirado empresário do varejo brasileiro, que nos incentivou a buscar sermos melhores todos os dias. Ao longo de quase uma década, Abilio empenhou sua visão e habilidade únicas no desenvolvimento e amadurecimento de nossa empresa, e o legado que ele nos deixa é inestimável.

 

Abilio foi mais que um empreendedor de sucesso. Foi um exemplo de dedicação e amor à família, à educação, aos esportes, à saúde, à espiritualidade e ao Brasil. Um exemplo de ser humano, que deixa para sempre seu nome e sua marca na história do nosso País.

 

Neste dia triste, o Grupo Carrefour Brasil, seu Conselho de Administração e seus colaboradores e colaboradoras se solidarizam com a família de Abilio, com quem estão nossos pensamentos neste momento.

 

Stephane Maquaire – Presidente do Grupo Carrefour Brasil:

Hoje é um dia muito triste para mim, muito.

No dia em que o Grupo Carrefour Brasil perde o vice-presidente de seu Conselho e o país perde um de seus mais admirados empreendedores, eu também sinto a dor de perder alguém que, nos últimos quase três anos, foi um parceiro e uma fonte de inspiração e aprendizado. Mais que tudo isso, um amigo.

 

Pessoas como o Abilio Diniz não morrem – permanecem vivas para sempre, por meio do legado e das lições que deixam para a sociedade e para todos os indivíduos cujas vidas impactaram.

 

Desde que aceitei o convite para liderar a operação brasileira da nossa empresa, em 2021, tive um guia que trouxe importantes contribuições para minha missão à frente do negócio.

 

Mas não só isso. Abilio era uma fonte de lições de vida. Abilio era um apaixonado por viver a vida com equilíbrio, sabedoria, entrega e dedicação ao próximo. Amou sua família, seus amigos e seu país, a cujo desenvolvimento se dedicou incansavelmente das mais variadas formas. E deixou um legado que nunca se apagará.

 

Serei para sempre grato por poder dizer que o Abilio não só fez parte da minha trajetória profissional, como também me inspirou a tentar ser alguém melhor dia após dia. E continuará inspirando.

 

Redação SuperHiper

Veja também

Pós-NRF’24: evento da ABRAS apresenta insights para o varejo alimentar

Desdobramentos e tendências do maior evento de varejo mundial chegam a São Paulo com profissionais de renom...

Veja mais
Super Troco patrocina evento Pós-NRF’24 da ABRAS, em SP

Setor é um dos mais importantes para o programa de pontos e sorteios semanais que atua como aliado do lojista ao ...

Veja mais
DM discute tendências para o varejo em 2024 no PÓS-NRF ABRAS, em São Paulo

Denis Correia, CEO da empresa de serviços financeiros, participará de painel trazendo os principais insigh...

Veja mais
ABRAS promove Encontro Pós-NRF: desdobramentos e tendências do maior evento de varejo mundial chegam a São Paulo

Desfrutar das inovações e insights apresentados na NRF's Big Show 2024, em Nova York, é uma oportun...

Veja mais
Manifestação da ABRAS em favor do setor supermercadista - ATIVIDADE ESSENCIAL –

    Diante das recentes notícias veiculadas nos órgãos de imprensa, segundo a qual o Mi...

Veja mais
Consumo nos Lares Brasileiros cresce 3,09% em 2023

  Em dezembro, o consumo cresceu 18% e registrou o maior percentual dos últimos 24 meses na comparaç...

Veja mais
ABRAS inicia programação 2024 em Nova York

Por Renato Muller   A ABRAS deu o pontapé inicial em sua programação de eventos de 2024...

Veja mais
NRF 2024: as lojas físicas perderam a identidade

Para especialista, pontos de venda precisam reforçar as características que os tornam únicos, em ve...

Veja mais
NRF 2024: nos supermercados, IA vai muito além da “modinha”

Aplicações de Inteligência Artificial estão presentes no varejo americano, mas somente depois...

Veja mais