Senacon lança guia prático sobre aumentos de preços de produtos e serviços

Leia em 2min 50s

Evento online, que contou com a participação da ABRAS, destacou a importância do documento para ajudar diferentes órgãos na proteção e defesa do consumidor

 

Nesta terça-feira, dia 08, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) realizou a live de lançamento do Guia Prático de Análise de Aumentos de Preços de Produtos e Serviço.

 

O documento busca oferecer aos órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) e a toda sociedade as diretrizes básicas em torno da atuação fiscalizatória dos órgãos de proteção e defesa do consumidor frente à suposta elevação dos preços de produtos e serviços por parte dos fornecedores.

 

“Estamos trazendo soluções e seguranças jurídicas para que eventuais oscilações pudessem ser explicadas ao consumidor brasileiro”, destaca Dra. Juliana Domingues, secretária nacional do consumidor, que completou dizendo que “os preços são indicativos importantes para a produção de bens e fornecimento de serviços”. Em sua fala de abertura, ela também destacou a sinergia entre a secretaria e a ABRAS, em especial o fato de a entidade ter sido o primeiro organismo a procurar a Senacon para sinalizar aumentos de preços atípicos no início da pandemia.


Segunda a especialista, o objetivo com o guia é “gerar um ambiente de segurança jurídica, de proteção e defesa do consumidor, sem criar um ambiente que vai afastar a inovação, estimulando novos incentivos para a promoção da concorrência e do desenvolvimento econômico”.


Na ocasião estiveram presentes Dr. Frederico Fernandes Moesch, coordenador-geral de Estudos e Monitoramento de Mercado, Dr. Andrey Vilas Boas de Freitas, subsecretário de Advocacia da Concorrência no Ministério da Economia (ME), Dra. Flávia Lira, assessora jurídica da presidência do Procon-RJ, Dr. Antônio Florêncio de Queiroz Junior, representante titular no Conselho Nacional de Defesa do Consumidor (CNDC), diretor da CNC e presidente da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) e Paulo Pompilio, 1º vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).


Ao destacar todo o esforço que o setor faz para garantir o pleno abastecimento dos lares brasileiros durante a pandemia, sendo um dos primeiros segmentos a produzir um protocolo de boas práticas para a prevenção da covid-19, bem como toda a aceleração promovida pelos supermercados em relação à operação do comércio eletrônico, Paulo Pompilio observou a importância do guia e lembrou que, durante a pandemia, o setor foi muito autuado por interpretações diversas sobre abuso de preços.


“O que eu peço é que a gente volte à mesa de negociações, agora frente ao guia, porque com certeza todas as autuações que foram feitas não serão justificadas, porque nunca houve abuso de preço por parte dos supermercados. O varejo não é quem confecciona os preços dos produtos. Nós temos as margens operacionais que são para manter os negócios. Na pandemia, essas margens não foram alteradas e, em muitos produtos, foram até reduzidas”, esclareceu o vice-presidente da ABRAS. “Dentro deste cenário, se pudermos ter o compromisso de rever essas autuações à luz deste guia, será um passo importante.”


Ao final do evento Juliana Domingues celebrou a elaboração do guia e reforçou a importância de se promover um diálogo permanente para a proteção e defesa do consumidor.         

Acesse aqui o guia completo 

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Morre Hiltrudes Pereira, matriarca do Grupo Pereira

  Responsável pela criação de uma das maiores empresas supermercadistas do País, &ld...

Veja mais
Campanha “Brasil Temperado” da ABRAS já surte efeito

Parceria feita com a Anapa e Amipa leva a mensagem: alho, mais que um tempero, um aliado na saúde   A...

Veja mais
Jantar da ABRAS reúne setor supermercadista em Nova York

Com a realização deste encontro, o primeiro do autosserviço nacional neste ano, a entidade dá...

Veja mais
Conheça os 6 fatores que irão impactar positivamente os supermercados em 2022

Com apoio da Fundação Instituto de Administração(FIA), ABRAS enumerou as situaç&otild...

Veja mais
Consumo nos Lares Brasileiros cresceu 1,97% em novembro, informa ABRAS

  Na comparação com novembro de 2020, o avanço é mais significativo com crescimento de...

Veja mais
ABRAS reforça protocolos contra a covid e não vê risco com a falta de atendimento nas lojas

O setor emprega 3 milhões de colaboradores diretos e indiretos em todo o país   A Associaç&a...

Veja mais
Consumo nos Lares Brasileiros cresce 4,95% em outubro, aponta ABRAS

De janeiro a outubro de 2021, o crescimento acumulado é de 3,14%. Na análise da variaçã...

Veja mais
ABRAS fortalece sua presença na capital federal

  Trinta anos após se instalar em Brasília, entidade inaugura seu novo escritório no Distrito...

Veja mais
Associação Brasileira de Supermercados inaugura novo escritório em Brasília

Vice-presidente Hamilton Mourão participa do evento com palestra sob o tema Perspectivas 2022; inauguraç&a...

Veja mais