Coopetição é somar habilidades com ganhos mútuos

Leia em 2min 10s

 

 

Tempos atrás, vivenciar o termo era impensável, garantem os especialistas, fato que mudou radicalmente com a chegada mundial da pandemia. Especialistas em varejo falam sobre o poder deste conceito e o que é preciso para disseminar a sua cultura

 

A pandemia acelerou as expectativas dos clientes, que está diferente, mais informado e quer ser tratado individualmente. Frente a esse cenário, varejo e indústria precisam trabalhar o conceito de coopetição – a competição com a cooperação e o compartilhamento com confiança de ambas as partes.

 

O tema central da Convenção da ABRAS 2021 foi debatido no segundo e último dia do evento em Campinas. Participaram virtualmente os autores do livro “Co-opetition”, o americano Barry Nalebuff e o inglês Adam Bradenburger.

 

O mediador do debate, Roberto Tamaso, sócio da empresa McKinsey, retratou o cliente atual que deseja um nível de imediatismo que nunca se viu antes. “Hoje, as entregas são em uma hora, 30 minutos. O consumidor está mais diferente e sofisticado”.

 

Diante disso, claramente, são necessários novos elementos estruturais para atender o novo consumidor. Tamaso citou um elemento atual de coopetição que é o marketplace, cuja dimensão era impensável há alguns anos. E o ecossistema que favorece a isso nada mais é que a parceria, a associação, a aquisição.

 

Todos os especialistas do painel destacaram o compartilhamento de dados como fator que favorece à coopetição entre duas empresas no intuito de agregar valor e conhecendo melhor o shopper.  

 

O inglês Adam Bradenburger se diz feliz com a inclusão dos fornecedores no processo. “Somar habilidades para ganhos mútuos”. Em complemento, o professor americano, Barry Nalebuff, disse que nem sempre a cooperação precisa acontecer, mas citou um case de sucesso na Suécia, onde as empresas de cerveja se uniram para fazer a reciclagem das embalagens. A operação agrega valor e deixa o cliente feliz.

 

Já o vice-presidente de Desenvolvimento de Clientes da Unilever, Roberto Zuccollo, destacou que o sentido de coopetição se reflete nas marcas da multinacional e, na sequência, Júlio César Lohn, presidente executivo da Rede Brasil de Supermercados, ressaltou que um dos pilares da coopetição é o conhecimento e a confiança que se constrói ao longo do tempo entre as partes.

 

Quem também participou do painel foi o executivo da rede de compras Unigrupo, Vanderlei Martins, que destacou que há questões antagônicas para a disseminação da cultura da coopetição, como problemas tributários e a marca própria. Segundo Vanderlei Martins, a coopetição é um agregador de valor para se tornar mais competitivo com a garantia de um sucesso muito maior.

 

Redação SuperHiper


Veja também

Expansão de marcas próprias demanda equilíbrio na competição com a indústria

 No lugar de alimentar rivalidade com líderes de mercado e focar preço baixo, esses itens devem atuar...

Veja mais
João Doria defende pacificação política e foco em educação para transformar o Brasil

 Governador do Estado de São Paulo revelou as prioridades que serão trabalhadas caso concorra à...

Veja mais
As múltiplas possibilidades de praticar o ESG no varejo

 Especialistas em varejo e em gestão corporativa mostram como tratar de temas ambientais, sociais e de gover...

Veja mais
Garantir bem-estar emocional é papel do líder do novo milênio

  Pandemia evidencia necessidade de humanização das relações e de empoderamento de...

Veja mais
Empatia é fundamental para a coopetição

  Líderes têm o importante papel de preservar empatia e propósito que se fortaleceram na p...

Veja mais
O que ditará o futuro do varejo alimentar?

  Gigantes, nacional e internacional, do varejo supermercadistas revelam suas apostas para o futuro e de que f...

Veja mais
Presidente do Congresso Nacional e ministros marcam presença na abertura da Convenção ABRAS

  Maior encontro de lideranças supermercadistas do Brasil começou nesta segunda-feira, em Campin...

Veja mais
Ser “tech” é postura fundamental diante do cenário atual

 Para Abílio Diniz, presidente do Conselho de Administração da Penísula Participa&ccedi...

Veja mais
Setor supermercadista se reúne para discutir o futuro do varejo alimentar

Evento organizado pela Associação Brasileira de Supermercados representa o maior encontro de lideran&ccedi...

Veja mais