O III Encontro Técnico RAMA 2025 foi realizado ontem, 26 de novembro, na sede da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), reunindo os principais representantes da cadeia de Frutas, Legumes e Verduras (FLV), produtores, distribuidores, indústria de insumos, varejo alimentar e órgãos reguladores.
O evento contou com a participação do vice-presidente de Relações Institucionais da ABRAS, Marcio Milan; Giampaolo Buso, CEO da PariPassu; Adriana Torres Sousa, gerente especialista em Regulamentação da Anvisa; Arthur de Souza Prado Reis, engenheiro agrônomo da Anvisa; e Eduarda Souza, Coordenadora de Monitoramento da PariPassu. Redes de supermercados como Giassi, Atacadão, Covabra, Coop e Carrefour marcaram presença.
Em sua apresentação, Adriana Torres Sousa destacou o trabalho que a Anvisa vem desenvolvendo para fortalecer seu papel como agente de saúde e órgão regulador no tema dos agrotóxicos. Ela reforçou que a atuação da Agência está alinhada à sua missão institucional de proteção à saúde e intervenção baseada na avaliação de riscos, sempre guiada pelo conhecimento técnico e cientÃfico, buscando aprimorar continuamente a segurança dos alimentos.
Adriana encerrou sua apresentação ressaltando a necessidade de fortalecimento contÃnuo da articulação entre todos os agentes envolvidos quanto à segurança dos alimentos: poder público, consumidor, setor regulado e instituições de ensino e pesquisa.
Além de abordar a importância do RAMA, do PARA da Anvisa e da cadeia de valor, o encontro também apresentou os resultados recentes do monitoramento, discussões com fornecedores e os avanços dos grupos de trabalho, incluindo o grupo focado na cadeia de ovos, evidenciando oportunidades e desafios para o setor.
Giampaolo Buso apresentou os planos de divulgação e comunicação do RAMA, com uma atuação maior na parte digital com presença nas redes sociais da ABRAS e na SuperHiper, com matérias especiais na revista impressa e no site da publicação. Além de participação nos eventos das estaduais e nos eventos da ABRAS.
Para finalizar o evento, o vice-presidente da ABRAS, Marcio Milan, reforçou o convite para todos participarem e compartilharem esse trabalho com a ABRAS, levando-o para os supermercados e empresas envolvidas. Ele encerrou comentando que o RAMA fará 20 anos em 2026, com algumas novidades, artigos especiais e comemorações para marcar essa data importante para o programa, e convidou a todos a participarem do Smart Market, no dia 28 de abril, onde serão apresentados os resultados do RAMA.
Redação SuperHiper, 27/11/2025