FCS lança Agenda Legislativa Prioritária 2025 com foco em modernização, emprego e acesso à saúde


Leia em 2min 30s

Comércio e serviços respondem por mais de 70% do PIB e 33 milhões de empregos formais no país


Nesta quarta-feira (25), foi lançada na Câmara dos Deputados a Agenda Legislativa Prioritária da Frente Parlamentar do Comércio e Serviços (FCS) para 2025. O evento contou com a presença do presidente da Câmara, Deputado Hugo Motta, do presidente da FCS na Câmara, Deputado Domingos Sávio, do presidente da FCS no Senado, Senador Efraim Filho, e do presidente da UNECS (União Nacional das Entidades do Comércio e Serviços), Leonardo Miguel Severini.

A FCS, que hoje reúne 196 parlamentares entre Câmara e Senado, é uma das bancadas temáticas mais atuantes no Congresso Nacional. A nova agenda legislativa destaca mais de 40 pautas estratégicas voltadas para a modernização do ambiente de negócios, estímulo ao emprego, desburocratização e apoio à retomada econômica.

Entre os principais temas defendidos pela frente estão:

  • A desoneração da folha de pagamentos

  • A simplificação tributária

  • A desburocratização de processos

  • A regulamentação das plataformas de intermediação digital, como marketplaces e aplicativos

  • O aumento do teto de faturamento do Simples Nacional

O senador Efraim Filho destacou que o documento foi construído em diálogo com diversas entidades representativas do setor produtivo. “O objetivo da FCS com essa agenda é apresentar propostas que tenham impacto direto no terceiro setor da economia. Somos responsáveis por mais de 70% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, pela geração de renda e pela criação de milhares de empregos”, afirmou.

Destaque: Farmácia Completa dentro do Supermercado

Entre as prioridades apresentadas na agenda está o Projeto de Lei 2158/2023, que institui a iniciativa Farmácia Completa dentro do Supermercado. A proposta é defendida pela ABRAS, ABAAS e ABAD e visa facilitar o acesso da população à saúde, modernizar a experiência de compra e criar novas oportunidades de negócio.

A Emenda nº 2, de autoria do Senador Efraim Filho, autoriza a instalação de farmácias diretamente nas áreas de venda dos supermercados, desde que respeitadas todas as normas legais, incluindo a presença obrigatória de farmacêuticos. Essa mudança permitirá que consumidores tenham contato mais frequente com profissionais da saúde.

A proposta de permitir a presença da farmácia completa dentro dos supermercados, com todos os requisitos técnicos e legais, simboliza um avanço que une três pilares da nossa agenda: modernização do varejo, geração de empregos qualificados para farmacêuticos e ampliação do acesso da população a cuidados básicos de saúde. É exatamente esse tipo de medida que mostra como o comércio pode ser parte ativa da solução dos grandes desafios do país”, afirma João Galassi, presidente da ABRAS.

Ao integrar farmácias ao ambiente supermercadista, a medida aproxima o cuidado com a saúde da rotina da população e amplia o acesso principalmente em regiões com baixa oferta farmacêutica.

Acesso à Agenda Completa

A Agenda Legislativa Prioritária da FCS para 2025 já está disponível para consulta pública. Empresários, líderes, parlamentares, colaboradores e cidadãos podem conhecer todas as propostas em discussão no Congresso que impactam diretamente o setor que mais gera empregos e movimenta a economia do país.

Acesse a Agenda em:

  Baixar em PDF (12 MB)

Acesse aqui para mais informações


Veja também

Consignado excede 30% e juíza suspende desconto em folha de servidora

A juíza Bianca Ferreira do Amaral Machado Nigri, da 4ª vara Cível da Regional da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro...

Veja mais
Para apelação na execução fiscal, deve ser considerado apenas o valor total da CDA

Na execução fiscal fundada em uma certidão da dívida ativa (CDA), ainda que seja composta por débitos de exercício...

Veja mais
Notificação extrajudicial por email é válida para comprovar atraso do devedor fiduciante, decide Segunda Seção

Em decisão que uniformizou a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a Segunda Seção entendeu que a n...

Veja mais
Gerente de logística não receberá compensação por criação de software de gestão de armazenagem

A Sétima Turma do TST absolveu a Paquetá Calçados Ltda. de pagar indenização a um gerente de operações logística...

Veja mais
TRT-MG fixa tese jurídica sobre Tema nº 25 de IRDR

Em sessão ordinária realizada no dia 12 de junho de 2025, o Tribunal Pleno apreciou o Incidente de Resolução de Dema...

Veja mais
TRT 4ª Região – Atenção: PJe será acessado apenas via PDPJ a partir de 1º de julho

A partir do dia 1º de julho de 2025, o acesso ao Processo Judicial Eletrônico (PJe) no âmbito do TRT-RS será realiza...

Veja mais
Mutirão do Serasa permite quitação de dívidas até final de junho

Depois de constatar que pelo menos 35 milhões de brasileiros têm dívidas com instituições bancárias, a Serasa, emp...

Veja mais
Comissão aprova medida provisória que regula o empréstimo consignado para trabalhadores do setor privado

A comissão mista que analisou a Medida Provisória (MP) 1292/25, que regula o empréstimo consignado (modalidade de cr...

Veja mais
STF anula acórdão do TST que autorizou pagamento superior ao teto da inicial

O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal, anulou um acórdão do Tribunal Superior do Trabalho que a...

Veja mais