Cabe à Justiça do Trabalho julgar casos de cessão de crédito trabalhista

Leia em 2min 10s

 

A cessão de crédito trabalhista devidamente constituído em juízo não caracteriza renúncia aos direitos do trabalhador. Afinal, trata-se de um mecanismo que pode ser utilizado por aquele que, diante da demora para a resolução da demanda, precisa de capital para suprir suas necessidades mais urgentes. Diante disso, a competência para julgar conflitos decorrentes da cessão dos créditos é da Justiça do Trabalho, de acordo com o entendimento do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP).

 

A decisão foi provocada por um incidente de assunção de competência que questionou se cabe à Justiça especializada julgar a pretensão executiva de um crédito trabalhista reconhecido em sentença, independentemente de sua cessão a terceiro.

 

O relator da matéria, desembargador Francisco Sergio Silva Rocha, citou o doutrinador Sérgio Pinto Martins para explicar que a competência da Justiça do Trabalho não sofre qualquer alteração pelo ingresso de um cessionário na demanda, já que a competência é determinada no momento em que a ação é proposta.

 

“A matéria em discussão, mesmo com a cessão de crédito, persiste sendo trabalhista, não havendo alteração em sua natureza pelo exclusivo fato da ocorrência da cessão. Veja-se a disposição o uso do § 5º do art. 83 da Lei n.° 11.101/2005, norma esta que regula a recuperação judicial, a extrajudicial e a falência do empresário e da sociedade empresária. que possuia a seguinte redação: ‘Para fins do disposto nesta lei, os créditos cedidos a qualquer título manterão sua natureza e classificação'”, registrou o magistrado.

 

O entendimento foi unânime e os desembargadores formularam a seguinte tese:

 

Incumbe à Justiça do Trabalho a competência para conhecer e julgar a pretensão executiva (ou de cobrança) de crédito trabalhista reconhecido em sentença, independentemente de sua cessão a terceiro.

Renata Nilsson, CEO e sócia da PX Ativos Judiciais, empresa especializada na aquisição de créditos judiciais, celebrou a decisão:

 

“De forma brilhante e em consonância com a necessidade dos trabalhadores e do mercado de aquisição de processos trabalhistas, restou decidida a competência do juízo de execução trabalhista para apreciar pedido de execução de cessão de crédito realizada em processo trabalhista na fase de execução. É uma vitória que deixa claro, mais uma vez, como já feito em precatórios e, ainda, com relação à Lei 11.101/05, que a cessão de crédito não altera a natureza, fixando a competência da Justiça do Trabalho para demandas em que se operem cessões de direitos de natureza trabalhista”.

 

Clique aqui para ler a decisão

 

Processo 0002088-61.2023.5.08.0000

 

Fonte: Revista Consultor Jurídico – 21/03/2024

 

 


Veja também

Modulações do STJ em temas tributários ligam alerta para contribuintes

  A recente tendência da 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça de modular os ef...

Veja mais
Novo dono de estabelecimento não responde por dívida não contabilizada

Em caso de transferência de um estabelecimento, o novo proprietário só responde pelas dívidas...

Veja mais
Lei 9.784 permite interposição de apenas dois recursos administrativos sucessivos

A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu que a Lei 9.784/1999 – que reg...

Veja mais
Segunda etapa de migração de dados deixa sistemas judiciais do STJ fora do ar a partir do dia 23; ações em sessões virtuais são remanejadas

  Dando seguimento à migração de seu banco de dados, iniciada em dezembro do ano passado...

Veja mais
Termina dia 28/3 o prazo de adesão para transação dos débitos de contencioso administrativo ou judicial relacionado às teses sobre lucros no exterior

O período para adesão iniciou no dia 2 de janeiro e termina às 19 horas, horário de Bras&iac...

Veja mais
Semana Nacional de Conciliação Trabalhista tem slogan definido e será de 20 a 24 de maio

  Promovida anualmente pela Justiça do Trabalho, a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista...

Veja mais
Smart Market ABRAS 2024: vote no Prêmio Profissionais do Ano

Homenagem consagrará os melhores especialistas em alta performance do varejo alimentar brasileiro   Como p...

Veja mais
Smart Market ABRAS 2024 acontece dia 9 de abril

Evento terá vários encontros conectados pelo desempenho, busca da excelência, eficiência, supe...

Veja mais
TST vai discutir direito de oposição à cobrança de contribuição negocial

O Pleno examinará a questão sob a sistemática dos recursos repetitivos   O Tribunal Superior...

Veja mais