Delícias geladas para o ano todo

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É o sonho da indústria de sorvetes, que investe em novos sabores e conceitos, para vender não apenas no verão.

 

O clima quente, durante o inverno, ajuda no desempenho do setor. Mas o brasileiro ainda consome pouco sorvete se comparado a outras nações.Depois de crescer 17% e faturar R$ 900 milhões em 2007, a indústria de sorvetes espera um avanço ligeiramente inferior em 2008. Para reverter esta perspectiva, está antecipando os lançamentos de verão.

 

O presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Sorvetes, Eduardo Weisberg, informa que a produção brasileira deve se situar ligeiramente acima dos 550 milhões de litros de 2007 e que o setor está unido em torno da adoção de estratégias para aumentar o consumo per capita brasileiro. Atualmente, ele é de apenas 4,7 litros anuais, volume considerado muito inferior aos 26,3 litros consumidos na Finlândia e os 22,5 litros nos Estados Unidos (veja quadro).

 

Para estimular o mercado, Weisberg conta que o setor aposta não só na renovação técnica e no lançamento de novos produtos, mas na campanha para mudar os hábitos de consumo do produto no País. Por isso, o setor adotou o dia 23 de setembro para comemorar o Dia Nacional do Sorvete e divulga a data todos os anos. "Queremos ressaltar que a partir de setembro e até março a população brasileira consome 70% da produção total de sorvetes do País e que, por isso, é importante realizar mais ações durante o ano para incentivar o consumo não apenas no verão", explica.

 

Outra estratégia adotada pela entidade é incentivar a inclusão do sorvete na merenda escolar de escolas municipais e estaduais. A Abia criará um tipo especial de sorvete enriquecido com ferro e cálcio que será consumido nas unidades educacionais. Segundo Weisberg, o produto será desenvolvido em parceria com a empresa Ital e será distribuído a partir do próximo ano.

 

Estratégias – A Kibon, que detém 57,9% do segmento de picolés, cones e copos, concentra cerca de 70% das suas vendas no verão. A empresa investiu neste ano R$ 42 milhões em todos os seus produtos e destacará o lançamento de novos sabores como os picolés Açaí e Acerola, além do Mascotes, especialmente criado para crianças. Os sorvetes de milho verde e coco queimado fazem parte das Delícias da Terra, que serão comercializadas a partir deste mês em todo o País.

 

Para o vice-presidente da categoria sorvete da Kibon, Sebastian Reyes, a empresa não se limita ao período de verão para lançar novos produtos, mas criou promoções especiais para o final deste ano, e não deve divulgá-las a curto prazo. Quanto às sobremesas congeladas, a novidade será um novo sabor da linha Kibon Carte D'Or, o de creme de coco com abacaxi. Ele ressalta que as ações da Abis para que o sorvete seja reconhecido como alimento são válidas e que no caso de crianças que não tomam leite por alguma razão ele pode ser uma alternativa, pois é uma ótima fonte de cálcio.

 

Verão gelado – A Häagen-Dazs, que conta com 11 lojas em todo o País, pretende lançar os produtos do período que denomina pré-verão com uma festa no dia 1º de novembro em São Paulo. Batizado Häagen-Dazs Mix Music, o evento marcará o lançamento de dois novos sabores e os apresentará ao público na forma de coquetéis e bebidas especiais. A capital paulista foi escolhida porque o estado é o principal mercado da marca, que pretende crescer 30% em vendas no verão em comparação com o inverno e mais 30% somente no próximo verão. A rede está otimista porque o consumo do inverno igualou-se ao do verão.

 

O gerente de marketing, Marcos Henrique Scalai, informa que em razão deste desempenho a Häagen-Dazs pretende inaugurar mais três lojas, uma na capital paulista, outra no interior de São Paulo e a terceira no Nordeste.

 


Veículo: Diário do Comércio - SP


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