Lançamento de produtos é aposta da Aritana

Leia em 2min 10s

Indústria estima crescer 10%.

 

A Fábrica de Produtos Alimentícios Emboabas (Aritana), com fábrica em Caeté, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), prevê um aumento de 10% no faturamento total deste ano em relação a 2007. A expectativa se deve ao lançamento de novos produtos no primeiro semestre do ano, além do crescimento do poder aquisitivo da população, que conseqüentemente reflete no aumento do consumo. Para 2009, a empresa prevê repetir o índice deste ano e crescer 10%.

 

Com 150 funcionários, a Aritana, indústria mineira especializada na produção de pipocas e salgadinhos de milho, mantém o foco na consolidação da sua posição de liderança no setor em Minas e não tem planos de abrir novas unidades no Estado, mantendo as operações somente na planta de Caeté.

 

A afirmação vem da diretora financeira da empresa, Jussara Novaes. Segundo ela, a estratégia de investimento para aprimorar a qualidade dos produtos é, por enquanto, mais importante do que investir em outras unidades ou parcerias. "O mercado é bastante competitivo em Minas. Os custos de produção continuam altos. Por outro lado, é quase impossível repassar qualquer aumento para o consumidor", explicou.

 

De acordo com Jussara Novaes, isso obriga a Aritana a trabalhar com margens baixas de lucro e, dessa forma, a flexibilidade de negociação fica restrita. No entanto, segundo ela, os concorrentes vivenciam o mesmo dilema. "No ramo de pipocas e salgadinhos, ganha quem compra melhor, reduzir custos e ser mais criativo. Qualquer pequeno valor percentual faz muita diferença no lucro final", informou.

 

Inserida em um contexto competitivo, a Aritana trabalha com uma filosofia bem definida, que visa a rápida entrega. "Conseguimos atender todo o mercado regional pois temos uma meta obrigatória: entregar os pedidos em até dois dias", relatou a diretora sobre o diferencial do grupo. A empresa também atua nos estados do Rio de Janeiro e Goiás, mas tem Minas Gerais como principal mercado consumidor.

 

Para manter a força comercial no Estado, a Aritana procura equilibrar o potencial de vendas com o constante aumento do preço das matérias-primas alimentícias e insumos. "Apesar do aumento de alguns gastos, o faturamento está dentro das expectativas e os índices gerais de custos estão mantidos", informou a diretora.

 

O número de funcionários da empresa varia de acordo com a demanda das vendas, bem como ocorre também com o volume de produção, que é sempre flutuante, de acordo com Jussara Novaes. "Essa é uma característica do setor", completou.

 


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Venda de brinquedo deve crescer de 5% a 7%

Fabricantes do setor esperam negócios de R$ 560 milhões com o Dia das Crianças As indústrias...

Veja mais
Setor de papelaria realiza feira em BH

Fenapel acontece entre os dias 17 e 20 de setembro no Expominas e prevê movimentar R$ 20 milhões.   ...

Veja mais
Lançamento! Carinhoso Baby

Linda, colorida e na moda. A Carinhoso Baby faz sua estréia com uma coleção feita para vestir os be...

Veja mais
Protetor solar – a melhor aliada contra o envelhecimento e doenças de pele

Especialistas alertam que mesmo nos dias nublados a recomendação é aplicar diariamente um filtro so...

Veja mais
Um dia de rainha

Rede de supermercados Comper proporciona às suas clientes um dia no salão de beleza, que inclui, entre out...

Veja mais
Benefícios dos controles de logística para caminhões

A novidade nos critérios de avaliação do CESVI para sistemas rastreadores e bloqueadores de caminh&...

Veja mais
Dia 23 de setembro: início da primavera e o Dia do Sorvete

Mercado hoje representa mais de 900 milhões de litros.   O dia 23 de setembro marca o início da pri...

Veja mais
Silvio Santos usa TV e convênio médico para vender cosméticos

Sábado, sete da noite. O programa do SBT começa com Silvio Santos entrando no palco por um lado e uma mode...

Veja mais
Dança dos Fischer

A Tectoy decidiu voltar à mídia, depois de um longo tempo ausente. A campanha vai envolver os canais tradi...

Veja mais