Chocolates Nestlé têm novo líder no Brasil

Leia em 3min

Executivo que presidiu a companhia no Caribe foi o escolhido para substituir Liberato Milo  

 

O maior negócio de chocolates da Nestlé no mundo está mudando de comando. Depois de oito anos à frente da divisão de chocolates no Brasil, Liberato Milo volta para a Suíça para liderar a categoria globalmente. Ele será substituído por Patricio Torres, que terá a missão de manter a operação em crescimento no mercado nacional e acelerar as exportações, enquanto lida com a pressão de custos e as mudanças de consumo.

 

Foi na gestão de Milo que a operação brasileira ganhou a liderança da categoria dentro do grupo. A divisão de chocolates da empresa também é a líder de mercado no país, com 31,6% de participação, segundo dados da consultoria Euromonitor.

 

Parte disso pode ser explicada pelo volume de investimentos da companhia. Nos últimos cinco anos, mais de R$ 1 bilhão foram investidos, sendo R$ 200 milhões revertidos à fábrica da Garoto, em Vila Velha (ES), entre o ano passado e o primeiro semestre deste ano. Além da unidade capixaba, a empresa tem uma planta fabril em Caçapava (SP). “Não vi uma fábrica de chocolates como as do Brasil em nenhuma outra operação da Nestlé”, diz Torres, elogiando o trabalho do antecessor. “Fez um trabalho incrível. Milo respira chocolate.”

 

É a essa tecnologia e eficiência das fábricas que o executivo atribui a capacidade de enfrentar o aumento dos custos de produção, um dos desafios que deverá enfrentar para manter a fatia de mercado do grupo. “A última medida que queremos é subir preço. [Pressão inflacionária] É algo que vai tomar muito tempo da minha gestão, pois o mundo segue muito volátil.” Outra vantagem para lidar com o momento, diz ele, é o portfólio amplo. São 329 itens.

 

Desde 1995 na Nestlé, nos últimos quatro anos o chileno foi presidente da empresa na região anglo-holandesa do Caribe e deve usar tal experiência para ampliar a participação das exportações na receita da divisão. Hoje, de 5% a 7% vem das vendas para outros países. A fábrica da Garoto, por exemplo, tornou-se a fornecedora dos ovos de Páscoa da América Latina. “O Brasil é um produtor de cacau de primeira linha e é uma potência agroindustrial”, diz Milo. “Vemos o mercado local e externo com olhar ‘bullish’ [jargão do mercado financeiro para uma visão otimista].”

 

De saída, o suíço deixa no cronograma de lançamentos uma inovação inteiramente desenvolvida no país e que deve atender à demanda por alimentação mais saudável. Com cacau do Sul da Bahia e pesquisa de uma empresa catarinense, a Nestlé Brasil conseguiu desenvolver uma fórmula de chocolate que não leva açúcar e é adoçada apenas com a polpa da fruta. A empresa não diz quantos itens serão desenvolvidos com a nova fórmula nem quando chegarão ao mercado. Nos últimos anos, o teor de açúcar dos chocolates da Nestlé e da Garoto já havia caído 12%.

 

Torres também chega com a Nestlé sob o olhar do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Depois de quase 20 anos, a autarquia pretende reavaliar a compra da Garoto, ocorrida em 2002, rejeitada dois anos mais tarde e, depois, judicializada. Milo, porém, não vê com preocupação. “A Garoto está conosco há muito tempo e com a marca mais forte. Nos últimos anos, entraram novos concorrentes no mercado, a qualidade do cacau melhorou e postos de trabalho surgiram.”

 

Fonte: Valor Econômico 


Veja também

Macarrão instantâneo será o destaque do setor de massas em 2021

Confira os motivos da aceleração nas vendas   As vendas do segmento de massas alimentícias d...

Veja mais
Venda de produtos de higiene cresce 13% durante a pandemia na América Latina

Levantamento da Kantar analisou as mudanças de hábitos.   São Paulo, 10 de agosto de 2021 - ...

Veja mais
IBGE prevê safra recorde de 256,1 milhões de toneladas em 2021

Até o fim deste ano, a safra brasileira de grãos, cereais e leguminosas deve totalizar 256,1 milhõe...

Veja mais
Pesquisa com consumidor é determinante para lançamentos em higiene oral

Líder de mercado ouviu clientes durante a pandemia e criou portfólio com 30 produtos específicos &...

Veja mais
Maioria dos brasileiros comprou mais snacks na pandemia

Estudo da Mondelēz também revela como está participação do e-commerce nas vendas desta cate...

Veja mais
Ruptura nos supermercados segue em alta em junho

Conheça as categorias mais afetadas no monitoramento da Neogrid   Na análise, aplicada entre a base...

Veja mais
Indústria de alimentos mantém lenta trajetória de retomada

Pesquisa mensal da Abia aponta vendas reais com alta de 0,5% entre janeiro e maio no mercado interno   Nos cinco ...

Veja mais
Projeto da Nestlé acolhe colaboradores afetados pela pandemia

Iniciativa da multinacional visa dar suporte psicológico para ajudar funcionários a lidar com o luto em fu...

Veja mais
Consumo em supermercados no pós-Covid ainda é incerto

Varejistas precisam entender como preferências pessoais e percepção de risco impactam cada cliente p...

Veja mais