Kantar atesta expansão do e-commerce em 2020

Leia em 1min 30s

Estudo da companhia revela que o comércio eletrônico atraiu mais de 2,3 milhões de novos lares somente no segundo semestre

 

 

 

O e-commerce e o delivery, que ganharam força desde o começo da pandemia, cresceram ainda mais no último trimestre de 2020, segundo a mais nova edição do estudo Consumer Insights, produzido pela Kantar. E este cenário parece ser irreversível, já que os brasileiros passaram a confiar nesses canais emergentes de consumo, que também proporcionam conveniência.

 

As principais categorias foram fast food, que cresceu 62% durante o ano em comparação com 2019, doces (50%) e pizzas (34%), impulsionadas pelo consumo sobretudo de crianças até 12 anos e adultos entre 25 e 34 anos.

 

Já o comércio eletrônico atraiu mais de 2,3 milhões de novos lares somente no segundo semestre, registrando um aumento de 18,1 milhões de ocasiões de consumo, e terminou o ano alcançando 12,9% dos lares brasileiros. Sua penetração quase dobrou, passando de 5,4% no período de janeiro a junho para 9,4% entre julho e dezembro. O principal driver foi o aplicativo WhatsApp, responsável por 5% desses 9,4%, que criou uma nova realidade, facilitando ainda mais os pedidos. 

 

As classes mais altas e os compradores mais maduros ainda são mais importantes para o universo online, porém o e-commerce se tornou mais democrático ao longo da pandemia, sendo adotado também pelas classes mais baixas e por shoppers mais jovens.

 

Dentro desse cenário, 7,5 milhões de domicílios compraram online bens de consumo massivo (FMCG) em 2020, e o tíquete médio também foi mais elevado do que nas compras offline: 18,4% maior, ou R$ 63,94. A cesta de bebidas foi o grande destaque em lealdade e a de alimentos ainda tem oportunidade de se desenvolver mais.

 

Fonte: Redação SuperHiper


Veja também

Grupo Heineken e Danone Águas anunciam parceria

União entre os dois players do mercado de bebidas visa a distribuição de água em duas regi&o...

Veja mais
Lançamentos de produtos recupera o fôlego em fevereiro

Levantamento da GS1 Brasil indica ligeira recuperação da indústria no segundo mês do ano &nb...

Veja mais
Frederico Trajano avisa: o Magalu compete com Rappi, iFood e até com o Google

Rede varejista divulga resultados fortes no quarto trimestre de 2020 e mira seis novos mercados, dentre eles o de superm...

Veja mais
Kimberly-Clark assina compromisso pela igualdade racial

Para ampliar esforços e ações inclusivas internamente, empresa passa a ser signatária da Ini...

Veja mais
Carrefour apoia compra de usinas de oxigênio para o Amazonas

Esses equipamentos significam uma substituição sustentável dos cilindros e ajudam a salvar vidas na...

Veja mais
Marca própria está crescendo no varejo

  No ano passado, este mercado registrou crescimento de dois dígitos. No setor de supermercados, rede GBarb...

Veja mais
Super Maxi inaugura sua 26ª unidade

  Com essa empreitada, rede mineira cumpre seu plano de expansão definido para 2020 e anuncia a inten&ccedi...

Veja mais
IBGE anuncia o resultado do PIB 2020

  Por causa dos efeitos adversos da pandemia da covid-19, o Produto Interno Bruto brasileiro teve a menor taxa da ...

Veja mais
Savegnago doa oxigênio para Hospital de Campanha de Araraquara

A rede de supermercados anunciou a entrega de 300 cilindros, com a capacidade de 10 metros cúbicos cada, que poss...

Veja mais