Perdas do comércio voltam a crescer

Leia em 3min 50s

O prejuízo do varejo com o encalhe de mercadorias, especialmente de itens perecíveis, e com o aumento de furtos internos e externos nas lojas físicas – responsáveis pelas perdas que afetaram 1,38% das vendas – registrou crescimento de 7% em 2018, segundo a Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe).

 

As perdas corresponderam a R$ 21,5 bilhões das vendas do comércio restrito, que não inclui veículos e materiais de construção. A entidade chegou a essa cifra após consultar mais de cem grandes redes varejistas de 12 segmentos.

 

“No fim de 2018, criou-se uma expectativa favorável para economia, muitas empresas investiram num volume maior de estoque, porém a venda não aconteceu de acordo com o esperado”, diz Carlos Eduardo Santos, presidente da Abrappe.

 

A frustração de vendas se traduziu em descarte de produtos fora do prazo de validade. No caso de bens não perecíveis, os lojistas fizeram grandes liquidações para se livrar do encalhe.

 

Santos explica que não é comum o fabricante aceitar de volta produto encalhado e que a logística reversa depende do tipo de negociação fechada entre o varejo e a indústria.

 

Dos 12 segmentos pesquisados, quem liderou o ranking de perdas foi o supermercado, com o equivalente a 2,05% do faturamento. Lojas de perfumaria (1,92%) e de moda (1,80%) também registraram prejuízos acima da média do comércio varejista para o período.

 

A perda de mercadorias é crucial para o comércio a ponto de justificar a criação de uma associação que reúne 500 empresas do varejo nacional para encontrar saídas que evitem esse prejuízo. O impacto das perdas de produtos para as empresas é mais crítico para o varejo alimentar, diz Santos, porque as margens desse setor são pequenas, variam entre 1,5% e 2%.

 

Na rede de supermercados Condor, que tem 50 lojas espalhadas entre Paraná e Santa Catarina, por exemplo, as perdas totais cresceram 13% no ano passado ante 2017, conta o controller da empresa, Eder Motim. O executivo diz que elas foram concentradas nos perecíveis, especialmente nas carnes e nos hortifrútis. “40% das perdas ocorreram porque apostamos num volume de vendas e ele não aconteceu da forma esperada. Os outros 60% foram por conta furtos na loja e no não recebimento de produtos, com destaque para celulares e TVs.”

 

Para Santos, da Abrappe, a perda provocada por furtos também tem relação com o avanço da economia informal, que, na sua opinião, abre espaço para a receptação desses produtos.

 

Cautela

 

Escaldados pelo encalhe de mercadorias, outra pesquisa mostra que os supermercados estão mais cautelosos nas compras. Eles passaram a ofertar uma variedade menor de itens. Com isso, o índice que mede a falta de produtos nas lojas tem crescido desde janeiro.

 

Em maio, de cada cem itens, entre alimentos, bebidas e artigos de higiene e limpeza, procurados pelo consumidor, 10,4 estavam em falta nas lojas. Em dezembro, esse número era de 9%, aponta o índice de ruptura da Neogrid, empresa de tecnologia que monitora, em tempo real, 300 mil itens expostos em 40 mil supermercados.

 

Robson Munhoz, vice-presidente da empresa, diz que quanto maior a ruptura, maior é a perda de venda. “Se o consumidor não encontra o produto que deseja, fica frustrado, a loja deixa de vender e perde o cliente.”

 

Munhoz diz que há um relação direta entre a menor variedade de itens nas prateleiras e o desempenho da economia. Depois das eleições, os empresários acreditaram que a economia iria deslanchar e o consumidor voltaria às compras. No entanto, diz ele, essa previsão não se confirmou. “Agora, os supermercadistas calibraram as compras e decidiram não empatar um grande volume de capital giro nos estoques, por isso o índice que mede a falta de produtos nas prateleiras aumentou.”

 

Ajuste nos supermercados

 

Apesar de as vendas dos supermercados paulistas terem ficado abaixo da expectativa dos empresários em 2018 e no primeiro quadrimestre, o presidente da Associação Paulista de Supermercados, Ronaldo dos Santos, não acha que as perdas de mercadorias tenham crescido por causa dessa frustração. “O varejo se ajusta rapidamente”, afirma. A Associação Brasileira de Supermercados, que apura sistematicamente as perdas do setor, deve divulgar os prejuízos de 2018 em agosto.

 

Fonte: Estadao


Veja também

Indústria X Consumidor: o que está em jogo na mudança de rótulos

O hábito trivial de ir ao supermercado escolher os produtos que irão para a despensa sofrerá altera...

Veja mais
Crescer sem culpa; o agronegócio pode ser uma atividade sustentável

O Brasil tem mais de 240 milhões de hectares abertos para agricultura e pastagem — quase o equivalente ao t...

Veja mais
O visionário do varejo

Na sexta-feira 14, o empresário Michael Klein acompanhou de uma sala da corretora XP Investimentos, em São...

Veja mais
O Magazine Luiza vai lucrar com a Netshoes?

Em um enredo típico de filme de ação e suspense – com final imprevisível até o ...

Veja mais
Mappin renasce sob controle da Marabraz

Em dezembro de 2009, um leilão judicial selou o destino da icônica marca Mappin, protagonista de muitas ino...

Veja mais
Nova tecnologia nacional permite aprovação do pagamento online em segundos

Uma tecnologia que permite pagar compras online com cartões de débito e crédito e conseguir aprova&...

Veja mais
Omnichannel amplia mix entre vendas online e offline no varejo

A democratização do acesso à internet para milhões de brasileiros – de acordo com a pe...

Veja mais
Venda Sazonal em Foco

A Caramuru Alimentos projeta um incremento de 25% a 30% na venda de itens sazonais durante as festas juninas. Em entrevi...

Veja mais
Varejo regional ganha mais força com as festas juninas nas periferias

Diante da expansão das festas juninas em regiões periféricas dos grandes centros urbanos, redes var...

Veja mais