Ministro da Fazenda conta com aprovação da reforma da Previdência em 2017

Leia em 2min 40s

Henrique Meirelles afirmou que projeto torna viável o teto para gastos públicos

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta segunda-feira, 1º, que conta com a aprovação da reforma da Previdência em 2017. "(A reforma) é muito importante exatamente para compor com as mudanças dos critérios de indexação das despesas de educação e saúde e tornar viável e efetivo o teto dos gastos", disse o ministro, antes de participar de evento em São Paulo.

Para Meirelles, a vinculação do crescimento das despesas públicas à inflação do ano anterior, conforme previsto na PEC dos Gastos, não será uma barreira à desindexação da economia. "O nosso pressuposto é exatamente que o Banco Central (BC) começa a ser e será bem sucedido no seu trabalho, no sentido de que a inflação vai convergir para a meta e se manter estável", disse o ministro. "Portanto, não vai se colocar mais este problema (da indexação)."

Ele afirmou ainda que não se pode fazer congelamento nominal de gastos públicos. "Isso seria irrealista e não sustentável", afirmou o ministro, em referência a sugestões de economistas de que o ideal seria estabelecer uma meta nominal para o crescimento das despesas públicas do ano que vem, com uma trava que impedisse que o aumento das despesas ultrapassasse o centro da meta de inflação do BC, de 4,5%.

Para o ministro, o governo tem de ter um plano realista que funcione no longo prazo e desperte a confiança dos agentes econômicos e dos consumidores. "Planos irrealistas que não serão viáveis não despertam a confiança de ninguém", disse.

Meirelles acredita que a meta de inflação do BC para o ano que vem e para 2018, de 4,5%, é realista. Ele ponderou, no entanto, que o momento é de transição. "Temos um déficit enorme e um crescimento de despesas, que nos últimos 15 anos, é de mais 6% real acima da inflação e de 50% reais, de 2007 a 2015. Portanto, é importante que haja uma trajetória muito curta e muito rápida de convergência, e esperamos que em 2018 já estejamos trabalhando, se tudo funcionar a contento, dentro da meta de 4,5%", disse.

Impostos. Meirelles garantiu que o governo fará "o maior esforço possível" para não ser necessário aplicar aumentos de impostos. "Evidentemente que teremos de fazer previsão sobre, em primeiro lugar, a evolução da arrecadação tributária para 2017, que tem caído muito esse ano e caiu um pouco no ano passado e nos anos anteriores e, na medida em que haja uma recuperação da economia, espera-se que possa haver uma arrecadação", disse, antes de participar de evento da revista Época Negócios, em São Paulo. O evento é fechado para a imprensa, mas o ministro afirmou que recomendou, aos organizadores, a entrada de jornalistas.

Segundo Meirelles, o aumento de imposto pode se tornar desnecessário caso haja uma receita adicional por meio de concessões e privatizações. "Mas está um pouco prematuro para tomar uma decisão ainda porque temos de acompanhar até o fim deste mês a evolução da arrecadação para podermos ter uma previsão mais precisa sobre a evolução da arrecadação no ano que vem", disse o ministro. "Mas vamos ver se evitamos um aumento de imposto, que evidentemente não é positivo para uma recuperação da economia", afirmou.

Veículo: Portal Estadão


Veja também

Grandes redes de farmácias ignoram a crise e avançam 4% no 1º semestre

Menor taxa de ruptura de estoque, somada a operações com estruturas maiores e ampla oferta de produtos e m...

Veja mais
Feira revela a tecnologia por trás das embalagens

Evento apresenta as novidades para o segmento de proteína animal e alimentos processados  Entre os dias 2 a...

Veja mais
Obama sanciona lei sobre rotulagem de alimentos transgênicos

Novas normas permitem que informações sobre ingredientes modificados sejam dada nos rótulos ou em c...

Veja mais
Setor rural terá arranjos produtivos

A Emater-MG assinou na última semana um Acordo de Cooperação Técnica com o Sebrae Minas para...

Veja mais
Crise prolongada no país já derruba os preços do setor de serviços

Valores de passagens aéreas, hotéis e cabeleireiros, entre outros, foram limitados com recessão. Re...

Veja mais
Reforma da Previdência vai afetar mais quem tem até 50 anos

As mudanças mais drásticas na Previdência valerão para quem tiver até 50 anos, tanto n...

Veja mais
Setor público registra déficit de R$ 10,1 bi e atinge 0,79% do PIB

São Paulo - O setor público consolidado registrou déficit primário de R$ 10,1 bilhões...

Veja mais
Comércio eletrônico cresce e reclamações também

Enquanto o varejo sofre com o impacto da crise econômica e vem colecionando números negativos, no meio virt...

Veja mais
Emprego sem carteira aumenta no ano e revela avanço da informalidade

Além da depreciação do capital humano, avanço no índice de desemprego também i...

Veja mais