Setor rural terá arranjos produtivos

Leia em 2min 40s

A Emater-MG assinou na última semana um Acordo de Cooperação Técnica com o Sebrae Minas para promoção de arranjos produtivos no setor rural. O objetivo é apoiar o produtor rural, somando competências no planejamento e na execução de ações, levando mais conhecimento e promovendo inovação para ampliar mercados.
 
O acordo abrange quatro Regionais da Emater–MG: Patos de Minas, Uberaba, Uberlândia e Unaí. Dois planos de trabalho desta parceria já estão em execução: o Queijo Minas Artesanal de Araxá, no Alto Paranaíba, e o abacaxi de Frutal, no Triângulo Mineiro.
 
“Além da extensão rural, da assistência técnica e do acompanhamento das propriedades, teremos agora um aumento de serviços para apoiar os negócios rurais. Temos que trabalhar as cadeias produtivas como um processo contínuo, desde a produção até o beneficiamento e comercialização. E o Sebrae é um forte aliado neste processo”, explicou o presidente da Emater-MG, Glenio Martins.
 
No caso do Queijo Minas Artesanal, a parceria prevê aumentar o número de produtores certificados, buscar a indicação geográfica do queijo de Araxá e implantar uma central de comercialização de queijos. Já com a produção de abacaxi em Frutal, será feito um estudo de mercado por meio de levantamento de informações, um aprimoramento do sistema de associação/cooperativismo, além do desenvolvimento de ações de apoio às realização de feiras de agronegócios do abacaxi e de comercialização para os mercados institucionais. Também será organizado um seminário voltado para a obtenção de crédito rural para a atividade.
 
“Já existiam ações pontuais de parceria entre a Emater-MG e o Sebrae. Com a assinatura do acordo, vamos potencializar, organizar e nortear esse trabalho, pautado em ações organizadas, com planos bem definidos, evitando sobreposição de ações”, disse o gerente regional da Emater-MG de Uberaba, Gustavo Laterza.
 
Segundo o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Olavo Machado Júnior, o trabalho envolvendo os arranjos produtivos do queijo e do abacaxi será expandido para outras atividades e outras regiões. “Essas duas ações servirão para um aprendizado do trabalho em conjunto entre as instituições, mas brevemente estaremos juntos em todo o Estado”, afirmou.
 
Feira - O município de Frutal está recebendo, até domingo, 31, a 4ª Feira Regional de Agronegócios do Abacaxi. A programação inclui palestras, curso, exposições, gincanas e shows. Na parte técnica, serão abordados temas como irrigação do abacaxi, defensivos agrícolas e suas aplicações e perspectivas de mercado para a fruta.
 
A Emater-MG atua no município, juntamente com outras instituições, como a Epamig e o Sebrae, para aprimorar a cultura do abacaxi e proporcionar aos produtores mais oportunidades para a comercialização do produto.
 
“A feira é uma excelente oportunidade de negócios. E os produtores podem também conhecer máquinas e equipamentos para melhorar a cultura, além de trocar experiências”, indica Laterza.
 
A Feira Regional de Agronegócios do Abacaxi está sendo realizada no distrito de Aparecida de Minas, na Praça da Matriz. O distrito é responsável por 80% da produção da fruta do município de Frutal, com 300 produtores. O município é o maior produtor de abacaxi de Minas Gerais. Na safra de 2015, a produção chegou a 82,8 mil toneladas.
 
Veículo: Jornal Diário do Comércio de Minas


Veja também

Feira revela a tecnologia por trás das embalagens

Evento apresenta as novidades para o segmento de proteína animal e alimentos processados  Entre os dias 2 a...

Veja mais
Obama sanciona lei sobre rotulagem de alimentos transgênicos

Novas normas permitem que informações sobre ingredientes modificados sejam dada nos rótulos ou em c...

Veja mais
Crise prolongada no país já derruba os preços do setor de serviços

Valores de passagens aéreas, hotéis e cabeleireiros, entre outros, foram limitados com recessão. Re...

Veja mais
Reforma da Previdência vai afetar mais quem tem até 50 anos

As mudanças mais drásticas na Previdência valerão para quem tiver até 50 anos, tanto n...

Veja mais
Setor público registra déficit de R$ 10,1 bi e atinge 0,79% do PIB

São Paulo - O setor público consolidado registrou déficit primário de R$ 10,1 bilhões...

Veja mais
Comércio eletrônico cresce e reclamações também

Enquanto o varejo sofre com o impacto da crise econômica e vem colecionando números negativos, no meio virt...

Veja mais
Emprego sem carteira aumenta no ano e revela avanço da informalidade

Além da depreciação do capital humano, avanço no índice de desemprego também i...

Veja mais
Ricardo Eletro lança a campanha “selfie de preços”

Iniciativa faz faz parte do posicionamento “Tudo pelo Preço” que foi lançado em abril deste an...

Veja mais
Empresas multinacionais já veem crise brasileira mais perto do fim

Apple, Philip Morris, Coca-Cola e Shell são algumas das que apostam na melhora brasileira ou já notam sina...

Veja mais