Dia da Criança já chegou à indústria

Leia em 2min 10s

A próxima data do calendário comercial deverá alavancar as vendas de bonecas, carrinhos, pelúcias e jogos eletrônicos. A expectativa é dos fabricantes de brinquedos, que receberam encomendas até 20% maiores para o Dia da Criança em comparação ao ano passado. De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), o faturamento do setor, incluindo indústria e varejo, alcançará R$ 2,5 bilhões em 2008, valor 8% maior em relação a 2007.

 

Os 317 produtores nacionais lançaram cerca de 800 brinquedos. A Estrela, por exemplo, investiu R$ 15 milhões em marketing e desenvolvimento de produtos como o clássico Autorama. Segundo o diretor Aires Fernandes, a pista de corrida era o sonho de muita gente. "Agora, ela está mais tecnológica. Vem com novos sons e semáforos." No total, são cerca de 120 novos artigos, 20% a mais do que em 2007. "O Dia da Criança representa 30% do nosso faturamento."

 

Focada em licenciamento, a Gulliver fabricou o boneco Zorro para alavancar as vendas. A iniciativa será reforçada pelo lançamento do desenho animado Zorro Geração Z. Otimista, a fabricante espera crescer 10% em 2008. "Os itens licenciados representem 80% do faturamento. Super-heróis e personagens Disney são nossos aliados", diz o diretor comercial Paulo Benzatti.

 

A Baby Brink também investe em licenciamento para atrair a criançada. Neste ano, a empresa aposta na linha de rádios dos personagens de Back-yardigans, além de almofadas com personagens da Vila Sésamo e das bonecas da série musical HI-5. Segundo o diretor superintendente Audir Giovani, as encomendas para o Dia da Criança cresceram 12% em relação ao ano passado. "Nesse ritmo, a expectativa é de que as vendas aumentem 30% em 2008", diz.

 

De carona – Até quem não é do ramo inova para faturar com a data. De olho no mercado mundial de educação e entretenimento, que deverá movimentar cerca de US$ 7,3 bilhões até 2011, segundo o instituto de pesquisas In-Stat, a divisão de Tecnologia Educacional da Positivo Informática lançou a linha "Bichos da Floresta". São cinco animais de pelúcia (urso, elefante, macaco, girafa e leão) acompanhados por uma chave de acesso ao portal http://www.bichosdafloresta.com.br , com brincadeiras e atividades pertinentes ao universo de cada bicho, criadas exclusivamente para estimular o aprendizado de crianças de 3 a 6 anos. A expectativa do vice-presidente da divisão de tecnologia educacional, André Caldeira, é vender 20 mil unidades até o Natal, ao preço de R$ 100 cada.

 

Veículo: Diário do Comércio - SP


Veja também

Espalha o creminho

"Pode anotar: a Clinique chegou ao Brasil." O aviso é de Karina Yamamoto, há dois meses responsável...

Veja mais
O poder de compra da meninada

Estudo realizado pela TNS Interscience com 1,2 mil mães e filhos latinos-americanos aponta o aumento do poder da ...

Veja mais
Farinha terá isenção de PIS/Cofins

O Senado aprovou na quarta-feira projeto de lei que reduz a zero as alíquotas do Programa de Integraç&atil...

Veja mais
Brasileiro gasta mais para ficar cheiroso

Pesquisa nacional da Nielsen mostrou que, ao contrário do que muitos pensam, os produtos de higiene pessoal que m...

Veja mais
Estatal líbia busca alimentos do Brasil

Representantes da empresa estatal da Líbia ENMA, importadora de alimentos, estão no Brasil em busca de caf...

Veja mais
Sopro decorado

A Brastemp volta a fabricar condicionadores de ar depois de cinco anos fora do mercado. A retirada foi estratégic...

Veja mais
Múlti planeja conceder microcrédito

O Makro e o banco ibi, que firmaram uma joint venture no início deste ano, já pensam em criar um novo prod...

Veja mais
Makro começa a fazer entregas

Quando em 2004 o Makro comprou a Apprimus, uma empresa de entrega de mercadorias para estabelecimentos comerciais, havia...

Veja mais
Caminho para o crescimento

O carioca Luis Cláudio Oliveira garante que acertou na mosca. Já o mineiro Roberto Guido olha para o passa...

Veja mais